Mudanças nas dinâmicas de trabalho e o crescimento do home office aumentam a permanência das pessoas no local de moradia. Há quem aproveite esse tempo a mais em casa para iniciar projetos interessantes, como a construção de uma horta vertical em apartamento.
Sim, você cultivar plantas em todo tipo de imóvel! Basta encontrar o cantinho certo para dispor as mudas e garantir que se desenvolvam da melhor forma. Mesmo quem tem pouco espaço disponível consegue, com algumas adaptações, tirar a ideia do papel e incrementar o ambiente doméstico.
Ficou com vontade de testar? Então, não perca as dicas que preparamos para ajudar você nesse processo!
Conteúdo
TogglePor que ter uma horta no apartamento?
Quem tem um quintal conta com a vantagem de produzir alguns dos ingredientes usados nas refeições diárias e receitas especiais. Temperos, hortaliças, ervas medicinais e até plantas frutíferas entram na lista de variedades que podem ser cultivadas em canteiros ou diretamente no solo.
Felizmente, para as pessoas que não conseguem fazer essa atividade ao ar livre, a saída é apostar no plantio em pequenos vasos ou floreiras. Esses recipientes podem ser fixados na parede de um cômodo, acoplados a suportes verticais ou apoiados em itens suspensos, de modo que ocupem uma área reduzida.
Existem três principais razões para montar uma horta vertical no seu apartamento: ter acesso a alimentos frescos e especiarias, incrementar a decoração interna e praticar um novo hobby. Isso porque, para muita gente, mexer na terra e cuidar das plantas tende a se tornar uma verdadeira terapia.
Como instalar uma horta vertical?
Pense que o grande diferencial desse tipo de projeto está na economia de espaço. Afinal, não há uso de superfícies como piso e tampos de móveis. E a verticalização pode ocorrer de diversas formas, de acordo com o que você achar mais prático para a sua rotina. Confira, a seguir, o passo a passo da montagem.
Encontre o local adequado
A luz natural é muito importante para desenvolver uma horta vertical em apartamento. Então, procure um local que receba um pouco de sol todos os dias, a fim de facilitar o crescimento das mudas. Pode ser um corredor próximo à porta ou uma parede de frente para uma janela.
Vale lembrar que, se você utilizar uma estrutura móvel, pode dispor os vasos em diferentes pontos do imóvel, de acordo com a disponibilidade de luz. As estantes ou araras são bons exemplos porque você consegue usá-las como suportes para as suas plantas.
Escolha as espécies e os recipientes
Essa etapa deve ser conduzida conforme as preferências dos moradores. Reúna a família para definir quais espécies são mais desejadas para uso em preparos da cozinha. Então, crie uma lista com os temperos, ervas e folhas que precisam ser adquiridos em forma de mudas ou sementes.
Também inclua, em seu orçamento, a compra dos recipientes que vão abrigar as plantas da horta. Existem vários tipos de vasos e floreiras, com diversidade de tamanhos, formatos e acabamentos. O ideal é selecionar modelos que tenham uma estética adequada ao estilo do ambiente.
Providencie bons materiais
Aqui, você deve pensar tanto no substrato (terra e adubo) para o plantio das espécies quanto nas ferramentas que serão usadas no cultivo. Alicate, pá pequena, tesoura de poda, barbante e arame são itens básicos que facilitam vários trabalhos, desde a manipulação do solo até os cuidados posteriores.
Com o tempo de prática e os aprendizados, é possível buscar instrumentos específicos para potencializar a sua produção doméstica. Então, não se preocupe tanto com a quantidade de materiais. Um kit simples é suficiente para quem está começando a se aventurar nessa atividade.
Instale a estrutura
Como dissemos, há várias maneiras de construir uma horta vertical em apartamento. O jeito mais comum é fixar ganchos e suportes individuais em diferentes alturas de uma parede, criando nichos para receber os vasos com as plantas. Esse modelo é atrativo porque mantém as mudas afastadas das crianças e dos pets da casa.
Você ainda pode, por exemplo, apostar em grades, treliças, painéis ripados e prateleiras dispostas sobre a parede. São estruturas indicadas para quem deseja cultivar uma grande quantidade de hortaliças, já que cobrem boa parte da superfície vertical. Outra opção está nas peças avulsas que se apoiam no chão, como biombos e escadas articuladas.
Faça o plantio
As plantas comestíveis podem ser encontradas na forma de sementes ou mudas. Seja qual for a opção escolhida, procure fazer o plantio nos respectivos vasos antes de montar a estrutura da horta. Faça o processo em todos os recipientes, preenchendo-os com substrato e umedecendo com um pouco de água.
Depois, é só prender ou apoiar os vasos no elemento vertical. Aqueles que forem fixados diretamente nas paredes devem ter, preferencialmente, a parte posterior plana. O fundo reto se adapta melhor à superfície, evitando movimentação e o risco de queda.
Estude técnicas de cultivo
Mesmo que você já tenha conhecimento suficiente para cultivar temperos e outras variedades, sempre é bom enriquecer os saberes com algumas pesquisas. Isso vai ajudar a identificar a frequência de rega, o tempo entre o plantio e a colheita dos produtos, a necessidade de poda e outros cuidados específicos com cada planta.
Há embalagens que trazem orientações importantes do fornecedor, mas você também pode tirar dúvidas com o profissional responsável pela venda das mudas ou sementes. O objetivo é investir nas melhores técnicas para que o projeto seja um sucesso e traga orgulho a todos os envolvidos.
Por falar nisso, que tal envolver a família inteira na manutenção das plantas? Até as crianças podem participar dos cuidados e aprender o valor de produzir alimentos orgânicos.
De qualquer forma, a paciência e a curiosidade em acompanhar cada fase de desenvolvimento serão suas melhores amigas. Inclusive, tenha o cuidado de pedir que alguém cuide da horta vertical em apartamento na ausência da família. Assim, mesmo que resolver fazer uma viagem, você vai ter a tranquilidade de saber que as plantas vão receber a atenção necessária.
Ainda não acompanha o nosso trabalho pelas redes sociais? Curta agora os perfis que temos no Facebook, no Twitter e no Instagram!



