Ei, sabe quais são os melhores livros para empreendedores que você não pode deixar de ler? Se você já é um empreendedor ou deseja começar a investir na área, este conteúdo é para você mesmo! Seja qual for a sua profissão ou área de atuação, é muito importante buscar conhecimento, não é mesmo? Assim, você vai conseguir se tornar ainda melhor e ser destaque no mercado e no seu trabalho. Olha que incrível!
Por isso, a gente selecionou alguns livros para você deixar na sua lista e na sua mesa de cabeceira. Não deixe de colocar uma meta todos os anos para ler uma certa quantidade de livros, porque isso com certeza vai te animar e motivar a sempre aprender algo novo. Selecione os principais aprendizados e leve esse conhecimento para a sua rede. O LinkedIn é o canal certo para isso!
Então, vamos lá?
Conteúdo
Toggle1. O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
Já imaginou ter 100% de controle sobre seus hábitos? Pode parecer que não, mas muitas ações do nosso dia a dia podem fazer com que a gente seja menos produtivo ou até mesmo não identifique algumas melhorias possíveis. Ou, ainda, existem aqueles hábitos que vão contribuir para você se tornar expert na área. A leitura, por exemplo. Comentamos que é legal a gente sempre buscar por novos conhecimentos, né? Esse é um hábito!
Nesse livro, Charles Duhigg foca justamente nisso: criar hábitos que vão melhorar a sua vida. Se você acha que isso é pouco, espere só até você substituir algumas atividades que não são tão interessantes por outras que vão trazer ganhos no futuro.
Para que você consiga identificar e transformar rotinas, o autor dá exemplos do seu próprio cotidiano. Além disso, traz exemplos reais de grandes empreendedores, como o diretor da Starbucks, e outros, como Martin Luther King. A gente deve se inspirar nos bons exemplos, concorda?
2. De zero a um
Por falar em bons exemplos, o livro “De zero a um” foi escrito por ninguém menos que Peter Thiel, cofundador da Paypal. Ele traz uma reflexão muito importante para qualquer empreendedor. Pense com a gente: o próximo Bill Gates não vai criar um sistema operacional e o próximo Mark Zuckerberg não vai criar uma rede social. Segundo o autor, copiar essas pessoas não é a atitude mais inteligente. Achou esquisito? A gente explica!
O segredo do sucesso não está em criar competitividade, e sim em monopólio. Ou seja, se você criar uma rede social, vai competir com grandes nomes, da mesma forma que a criação de um sistema operacional. É preciso criar algo do zero! Legal demais, né?
Basta a gente se lembrar de como algumas grandes empresas surgiram. É preciso levar em conta um problema que ainda não tem solução. Os fundadores da Uber tiveram a ideia do aplicativo quando estavam com muita dificuldade de conseguir um táxi em uma viagem. E eles só tinham o táxi como opção! Estava aí uma ótima ideia de algo que não existia — genial!
O livro traz, então, uma visão sobre inovação, permitindo que você faça as perguntas certas para a inovação.
3. O ponto da virada: como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença
Este livro é para aquelas pessoas que em algum momento já se questionaram: por que determinado produto explodiu do dia para a noite? Ou por que algum livro, do nada, sai do zero e se transforma em um best-seller?
O autor do livro “O ponto da virada”, Malcolm Gladwell, faz uma reflexão justamente sobre esses pontos, convidando você a enxergar tais acontecimentos como uma espécie de epidemia. A primeiro momento pode parecer bem estranho, mas faz sentido o que ele propõe.
A partir da fala do próprio autor, ideias, mensagens e produtos se espalham como uma espécie de vírus. O momento decisivo, ou seja, o ponto da virada, é justamente quando essas ideias vão se alastrar.
Na obra, ele reflete sobre como é possível transformar crenças e comportamentos a partir de estímulos certos. Afinal, nem tudo o que se espalha é realmente positivo, como no caso das fake news.
4. O investidor inteligente
Esse livro foi escrito por aquele que é considerado o maior consultor de investimentos do século XX. Com um título desses, é claro que ele conhece as principais características do investidor inteligente, não é mesmo?
Benjamin Graham contribuiu para o sucesso de milhares de pessoas ao redor do mundo, impedindo que investidores cometessem erros comuns e que prejudicam muito os resultados, principalmente a longo prazo.
Isso fez com que esse livro se tornasse uma espécie de bíblia para quem deseja entrar no ramo de investimentos. Mesmo tendo sido publicado em 1949, a obra conta com atualizações comentadas por jornalistas, além de prefácios feitos por outros autores.
Mas você deve estar se perguntando: o que um investidor inteligente tem de diferente? O autor explica que é preciso aliar educação financeira, visão de longo prazo e pleno conhecimento de mercado. Conseguir conquistar tudo isso não é difícil, basta ter foco e disciplina. Não deixe de ler!
5. O lado difícil das situações difíceis
Esse livro é ideal para quem deseja começar a empreender em uma área onde há muitas dúvidas e poucas respostas. O autor Ben Horowitz é um dos mais respeitados do Vale do Silício, o polo das empresas bem-sucedidas. Ele contribuiu com a sua experiência para explicar como fundou, dirigiu, comprou, vendeu, investiu e foi gestor de empresas de tecnologia.
E, claro, ele aborda sobre temas difíceis e justamente sobre “o lado difícil das situações difíceis” que as faculdades de administração não ensinam. Nada melhor do que você utilizar a experiência de pessoas renomadas para aplicar o conhecimento em seu dia a dia como empreendedor.
E, então, o que achou de conhecer um pouco mais sobre alguns dos melhores livros para empreendedores? Escolha aquele que você mais gostou para iniciar as suas leituras e não deixe de marcar as partes mais interessantes para dar uma conferida sempre que puder.
Como a gente explicou, uma das características para qualquer área que você não pode de maneira alguma deixar de lado é a busca por novos conhecimentos. Estar por dentro das principais tendências vai te fazer voar alto!
Você conhece algum outro livro que não mencionamos? Deixe seu comentário no post!