Conteúdo
ToggleO que você mais precisa saber sobre indenização do seguro residencial
Em nossa visão, a contratação de um bom seguro depende da atenção e pesquisa de mercado do consumidor, pois é fundamental estar atento às coberturas, assistências, períodos e condições de seu contrato. Por isso, trouxemos mais uma discussão importante sobre o tema. Afinal, você sabe como funciona a indenização do seguro residencial?
Caso a resposta seja negativa, sem problemas! O objetivo é explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, esclarecendo o que é a indenização, qual a diferença entre ela e o seguro, como isso funciona, qual o prazo para o pagamento, quando esta pode ser recusada e quais os principais cuidados ao avaliar um bom seguro residencial. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é a indenização do seguro residencial?
A indenização é um valor pago pela seguradora ao usuário. É um direito do segurado quando algumas das condições do seu contrato são configuradas. Nos seguros automotivos, as indenizações podem cobrir o reparo em caso de perda parcial ou o pagamento de um valor equivalente em perda total — custo de reparo igual ou superior a 75% do valor tabelado do bem.
No seguro residencial, algo semelhante acontece. Nesse tipo de apólice, as principais coberturas são contra danos elétricos, roubos e furtos. Por exemplo, digamos que a região do seu imóvel sofreu uma tempestade muito severa, que provocou uma pane elétrica e queimou vários dos seus aparelhos eletrônicos.
Em um seguro com cobertura contra danos elétricos, estará disposto no contrato que você tem direito a ser indenizado para a reposição do bem. Para isso, a seguradora não realiza a compra de um bem equivalente, mas paga o valor correspondente ao usuário da apólice. Por isso, é tão importante contratar uma apólice que atenda às suas necessidades e expectativas.
O que, inclusive, reflete no Limite Máximo de Indenização (LMI). Para que você seja indenizado por todos os prejuízos sofridos, é muito importante que a sua apólice tenha um LMI equivalente ou próximo ao valor dos prejuízos que você pode sofrer em decorrência de furtos, roubos e danos elétricos.
Qual a diferença entre seguro e indenização?
O seguro é o produto, ou seja, o investimento que permite que você esteja protegido caso as situações contratuais aconteçam, o que chamamos de coberturas. Já a indenização, por outro lado, é o compromisso financeiro da seguradora para com o cliente caso a apólice seja ativada pela ocorrência de uma das situações das coberturas.
No seguro residencial, a apólice pode ser ativada em situações como roubos, furtos e danos elétricos. Caso sofra prejuízo com a perda ou danos dos seus itens por conta dessas situações, e que não sejam considerados riscos excluídos, você será indenizado de acordo com um valor e parâmetro ajustado na sua apólice — o que destaca a importância da leitura do contrato.
Como funciona a indenização do seguro residencial?
O funcionamento da indenização é muito simples. O cliente contrata o seguro, conhecendo suas assistências e coberturas. Então, em um momento infeliz, o imóvel do cliente acaba sofrendo algumas das situações previstas no contrato. Por exemplo, a queda de um raio muito próximo ao imóvel gera uma descarga elétrica violenta o suficiente para queimar alguns dos aparelhos.
Então, o cliente, percebendo que esta era uma situação prevista na sua apólice, decide ativar o seguro. A seguradora, por sua vez, realiza a inspeção do evento rapidamente e, percebendo que o ocorrido está alinhado com o compromisso em contrato, libera o valor indenizatório para o cliente por meio de transferência bancária.
Qual o prazo para o pagamento da indenização do seguro residencial?
Agora que você sabe que a indenização é a quantia paga pela seguradora na ocorrência de um sinistro, resta saber o prazo para que essa transferência seja realizada. O prazo para o pagamento é de 30 dias corridos. Esse intervalo começa a contar a partir do momento em que o cliente aciona o seguro, envia a documentação exigida e recebe a aprovação da seguradora.
No entanto, vale notar que esse é só o período máximo praticado pelo mercado. Geralmente, os pagamentos são feitos muito antes dos 30 dias corridos, o que garante maior agilidade para o consumidor utilizar esse recurso para o reparo ou reposição das suas perdas, sem grande prejuízo emocional.
Quando a indenização do seguro residencial pode ser recusada?
Por último, mas também importante, há os motivos para uma recusa. Para evitar abusos e fraudes, as apólices de seguro contam com duas seções muito importantes: Riscos Excluídos e Bens Não Compreendidos, e Perda do Direito à Indenização. Em Riscos Excluídos e Bens Não Compreendidos, você encontra todos os itens e condições que não são contemplados pelas suas coberturas.
Por exemplo, imagine que o seu imóvel sofreu danos elétricos e um dos aparelhos queimados foi um nobreak, que é um acumulador de energia. Uma das principais funções desse equipamento é justamente “absorver a pancada elétrica”, de modo a se “sacrificar” no lugar dos outros equipamentos conectados a eles.
Por conta disso, nobreaks não são indenizados, pois a função deles é justamente a de serem prejudicados em caso de danos elétricos. Já em Perda do Direito à Indenização, você encontra uma série de condições problemáticas, como falsidade, fraude, omissão, inobservância, negligência e por aí adiante.
Quais os cuidados ao contratar um seguro residencial?
Para encerrar, vale destacar os critérios mais importantes na hora de contratar um seguro. Em nossa visão, a pesquisa deve começar pela escolha de uma boa seguradora, que seja reconhecida no mercado por oferecer um serviço excepcional, que seja rápido, ágil e comprometido com a resolução dos seus problemas quando você mais precisa.
Da forma como percebemos, a confiabilidade é uma das qualidades mais importantes na operação de uma seguradora, pois é isso que permite a diminuição da sua ansiedade e a certeza de que você está protegido. É com isso em mente que convidamos você a conhecer a Simple2u e todo o nosso lineup de seguros, coberturas e assistências.
Como pôde ver, a indenização do seguro residencial é uma parte determinante da sua experiência com a apólice. Agora que você tem uma boa noção sobre o tema, aproveite para conhecer mais dos nossos serviços e como podemos atender às suas expectativas. Para isso, basta entrar em contato!