pai, mãe e filho no carro

Como funciona a cobertura do seguro de acidentes pessoais e de passageiros?

Basicamente, você tem duas maneiras de se precaver contra os imprevistos da vida. Uma delas se refere a guardar dinheiro de um modo eficiente e, assim, montar sua reserva de emergência. A outra está ligada à contratação de diversos tipos de seguro, que atendem a situações e necessidades específicas. Neste post, vamos falar um pouco sobre o seguro de acidentes pessoais e de passageiros (APP).

Enquanto uma parcela da população desconhece a importância de contar com as coberturas que esse seguro oferece, outra nem sequer sabe da sua existência. Para qualquer um dos casos, estamos aqui para tirar todas as dúvidas sobre o tema.

Então, continue com a gente e fique por dentro de tudo o que interessa a respeito do seguro de acidentes pessoais e de passageiros!

Qual a importância de um seguro para acidentes de passageiros?

No fundo, quem dirige algum veículo no Brasil sabe que, a qualquer momento, algo pode acontecer no meio do caminho. Ciente disso, a primeira coisa que você deve fazer para se proteger é contratar uma boa assistência auto.

Com ela, já é possível evitar o pior se seu carro:

  • envolver-se em um acidente;
  • pegar fogo;
  • sofrer alguma pane;
  • for furtado ou roubado.

Convenhamos que nenhuma dessas situações é tranquila. A diferença é que, com o suporte da assistência, os impactos são consideravelmente amortecidos. Isso, por si só, já proporciona uma boa sensação de alívio.

O problema é que, para lidar com certas circunstâncias, você precisa de algo a mais. Basta lembrar, por exemplo, que, a cada 15 minutos, 1 pessoa é registrada como vítima fatal de um acidente de trânsito. Mesmo que o pior não aconteça, também é fato que esse tipo de ocorrência tende a causar outras consequências.

O seguro de acidentes pessoais e de passageiros foi criado justamente para enfrentar essas situações e seus desencadeamentos da melhor maneira possível. Repare que, como o nome diz, a proteção abrange o motorista e os demais ocupantes do carro.

Como funciona a cobertura desse seguro?

Seja uma viagem em família, seja uma viagem com seus amigos, as coberturas desse seguro serão válidas para todas as pessoas ocupantes do veículo. Interessante, não?

Um ponto a se observar é que, em resumo, a ideia é oferecer uma segurança a mais do que aquela já prevista no DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Afinal, essa cobertura nem sempre é o suficiente.

Passar por um acidente já é, por si só, uma experiência traumatizante. Ficar em apuros financeiros, acredite, apenas piora o quadro. Logo, a solução é ampliar a rede de proteção com um seguro adequado. Vejamos como isso funciona na prática.

Despesas médicas hospitalares

Arcar com os valores cobrados pelos hospitais é uma tarefa árdua, que se intensifica de acordo com os procedimentos médicos necessários. Se não houver plano de saúde, a cobertura dessas despesas passa a ser fundamental.

Sempre é bom lembrar que, uma vez que estamos dentro de um carro, o menor impacto pode provocar alguma lesão. Tudo depende da velocidade do automóvel, das características da via (rodovias, por exemplo) e dos demais veículos presentes.

Já que tocamos no assunto, vale a pena esclarecer que o APP não contempla motoristas e passageiros de outros veículos envolvidos em algum acidente de trânsito. Para garantir essa cobertura a mais, é preciso contar com o chamado seguro Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF).

Invalidez permanente

Infelizmente, um dos maiores riscos associados a eventos inesperados em carros consiste na probabilidade de uma ou mais pessoas sofrerem invalidez permanente. Isso acontece devido à perda de membros (pernas e braços, por exemplo) essenciais para o desempenho das tarefas habituais de trabalho do indivíduo.

Naturalmente, as atividades também podem ficar comprometidas. Nesse sentido, a indenização paga pelo seguro ajuda a equilibrar o orçamento em um momento tão delicado e difícil para a vítima e seus dependentes.

Observe somente que, assim como acontece com qualquer outra modalidade de seguro, a quantia indenizatória varia conforme o plano solicitado. Além disso, atente-se à lesão em si, pois o valor a ser pago também está atrelado à sua vertente.

Quanto mais grave, maior será a porcentagem a ser recebida pelo segurado. A título de ilustração, a perda completa de uma das mãos ou de um dos membros superiores garante o pagamento de 70% do montante retido sob seguro. Já os danos limitados a um dos dedos, por exemplo, correspondem a 10%.

Note que as avarias são avaliadas tanto do ponto de vista anatômico quanto funcional. Na identificação, relatada em laudo médico, de qualquer uma das duas situações, o seguro deve ser liberado.

Para conferir todos os detalhes, vale a pena dar uma olhada na tabela mantida pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Esse é o órgão que regulamenta a atuação de empresas seguradoras no Brasil.

Morte

Como comentamos no início, o tráfego de veículos em território brasileiro é marcado por eventos tristes e, muitas vezes, irreversíveis. No entanto, por mais delicado que o tema seja, falar sobre ele é decisivo para que a gente desista da ideia de contar só com a sorte.

Por mais que a direção seja segura e o carro seja guiado com toda a cautela do mundo, tudo — literalmente — pode acontecer. Em caso de falecimento do motorista ou de algum passageiro do veículo, está previsto o pagamento de indenização.

Contudo, verifique a existência de possíveis especificações quanto à causa da morte. Ocasionalmente, a cobertura inclui até mortes causadas por quedas de árvores no automóvel — algo que pode acontecer durante um temporal, por exemplo.

Quais os diferenciais da Simple2u?

Se você gosta de fazer tudo por aplicativos, a Simple2u foi feita especialmente para superar as suas expectativas. Em plena sintonia com o futuro (que já está entre nós), somos uma empresa que oferece a contratação e acionamento de seguros sob demanda em ambiente 100% digital.

Além da facilidade de uso do seguro online, na Simple2u você só paga o que usar e não um valor arbitrário, e com frequência, que foge à sua realidade. Ao fazer uma viagem, por exemplo, basta ativar o seguro de acidentes pessoais e de passageiros. Voltou e quer desativar a cobertura? Basta efetuar alguns cliques no seu celular. Em poucas palavras, oferecemos seguros como eles devem ser: compreensíveis, práticos e digitais.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre esse jeito simplificado de contratar e utilizar um seguro? Venha conversar com um de nossos consultores!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Clique Aqui!
Foto de Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *