Uma mão usando um teclado numérico de entrada sem chave com leitor de impressão digital integrado.

Tecnologia para casa: dispositivos IoT em residências

Você já parou para pensar como a tecnologia pode tornar nossa vida em casa mais fácil e até mesmo divertida? Hoje em dia, temos algo chamado Internet das Coisas, ou a sigla IoT (Internet of Things), como podemos encontrar em vários lugares. Isso significa que podemos conectar nossos aparelhos domésticos à internet para controlá-los de maneira inteligente.

A IoT em residência nada mais é que dispositivos úteis e inteligentes para o nosso lar, como termostatos que ajustam a temperatura automaticamente, luzes que acendem quando você entra em uma sala e até geladeiras que avisam quando está na hora de comprar mais leite!

Com a tecnologia IoT, as possibilidades são infinitas e tornam nossa vida em casa mais conveniente e eficiente. Pensando nisso, trouxemos o conceito para você entender melhor como ela funciona + os principais dispositivos de automação residencial. Continue com a gente e confira. 😎

O que são os dispositivos IoT para a tecnologia da casa?

Dispositivos IoT para a tecnologia da casa são aparelhos eletrônicos com capacidade de se conectar à internet e interagir com outros dispositivos, tornando-os “inteligentes”. É como se eles agissem por conta própria devido a sua programação e fizessem a casa se tornar uma smart home. Assim, você não precisa se preocupar em determinados momentos do seu dia.

Basicamente, é como ter um assistente pessoal para cuidar das tarefas por você. Imagine poder ligar o ar condicionado antes mesmo de chegar em casa em um dia quente, ou até mesmo alimentar seu animal de estimação remotamente!

Quais são os dispositivos que auxiliam na proteção e automação da casa?

Os dispositivos IoT são vários e podem desempenhar funções diferenciadas. Veja melhor quais são e como cada um deles funcionam e auxiliam na automação da sua casa:

1. Câmeras inteligentes

Sabemos que a segurança é fundamental para a nossa casa, certo? Antigamente, por mais que instalássemos câmeras de segurança, não tínhamos um acesso tão fácil, precisando contatar uma central ou acessar um computador para conferir as filmagens. Com o avanço da tecnologia, agora podemos acessar esses vídeos do nosso próprio celular e verificar sempre que necessário.

2. Acesso remoto de objetos residenciais

Aqui, é um aglomerado de dispositivos que podemos controlar por aplicativos, remotamente — seja seu ar-condicionado, sua televisão ou até cortina. Você pode programar os horários ou acessar o app para fechar sua cortina, por exemplo, em um horário que está com mais sol.

Além de conseguir programar os itens para ligar/desligar sozinhos, ou abrir e fechar, no caso de janelas, você também pode controlá-los por assistentes de voz, pedindo para realizar a ação. Ou seja, não é preciso ficar levantando para fazer tudo isso.

3. Sensores de presença

É possível acompanhar, com o auxílio do seu smartphone, a entrada e a saída de pessoas da sua residência, aumentando a segurança e recebendo alertas em determinados períodos. Esses equipamentos podem ser instalados em janelas e portas, ou em locais que sejam mais estratégicos para o morador.

4. Geladeira inteligente

Foi ao mercado e esqueceu de conferir alguns itens da geladeira? Com uma câmera no interior da sua geladeira, isso não será mais problema. Com um dispositivo IoT, você pode conferir o interior dela e tirar suas dúvidas se ainda tem aquele item ou não, não desperdiçando sua ida ao mercado.

Além disso, há algumas que conseguem alertar até mesmo quando algum item acabou ou está com menos estoque do que deveria! Isso é incrível, não é mesmo?

Qual é a importância da segurança de redes Wi-Fi em casa?

5. Fechaduras biométricas

Para facilitar a entrada na sua casa, você pode optar por fechaduras biométricas. Além de ser mais seguro, é um processo muito mais prático para entrar. Ah, e você não precisa se preocupar quando acabar a luz — esses itens possuem uma bateria que dura bastante tempo e emitem um aviso quando está ficando fraca, não te deixando na mão.

6. Fechaduras de comunicação por aproximação

Se você não quiser optar por uma fechadura biométrica, há a possibilidade de utilizar uma por aproximação. Esses modelos também são super rápidos e práticos: basta configurar um NFC (Near Field Communication) no seu smartphone. Assim, você aproxima o aparelho e a fechadura vai liberar o acesso.

7. Termostatos inteligentes

Os termostatos inteligentes são dispositivos que revolucionam a maneira como controlamos a temperatura da nossa casa. Eles se conectam à internet e podem ser controlados por meio de um aplicativo no seu smartphone ou por comandos de voz por meio de assistentes virtuais, como o Google Assistant ou a Alexa da Amazon.

Assim, ele vai se ajustando para garantir a temperatura ideal para a sua casa, seja para dias mais quentes, que precisamos de um ar mais fresco, ou para dias frios, quando queremos mais aconchego.

8. Iluminação inteligente

Para quem gosta de iluminação pela casa, sabe o quanto é demorado ir acendendo todas e depois passar para apagá-las. Para evitar esse trabalho, você pode optar tanto por:

  • Lâmpadas inteligentes, que já possuem essa funcionalidade e acendem automaticamente (sem falar que algumas podem mudar de cor);
  • Tomadas inteligentes, principalmente no caso de abajures que desejamos colocar uma lâmpada mais bonita à vista ou até aqueles modelos de filamentos;
  • Bocais inteligentes, você pode colocar uma lâmpada normal que ele terá a função de ligá-la e desligá-la automaticamente.

Que tal conferir mais sobre a iluminação? Entenda mais como a iluminação pode melhorar o bem-estar da sua casa.

9. GPS inteligente

Ao integrar sua casa com um GPS inteligente, a tecnologia vai saber exatamente quando você está no rumo de casa e ligar tudo o que foi programado, seja com um veículo ou a pé. Por exemplo, acender as luzes, ligar o ar condicionado e a televisão para você chegar em casa e relaxar.

10. Sistema de irrigação remoto

O cuidado do jardim pode ser uma tarefa demorada e até mesmo trabalhosa, dependendo do tamanho do lugar, os tipos de plantas e vegetação que você tem no seu quintal. Mas, com a ajuda da tecnologia de IoT, você pode diminuir parte do seu trabalho com um sistema de irrigação remoto.

Nesse sentido, você programa os melhores dias e horários para regar suas plantas, deixando-as com a irrigação sempre regular. Além disso, essa é uma ótima escolha para quem viaja muito e não tem ninguém para cuidar do espaço.

Viu só? Esses são os principais dispositivos de IoT que auxiliam na automação da nossa casa. Além de garantir muito mais facilidade para o nosso dia, eles também podem aumentar a segurança residência, principalmente com a utilização de câmeras e sensores inteligentes que monitoram o ambiente e nos enviam alertas.

Gostou do conteúdo e quer conferir mais dicas para cuidar da sua residência? Navegue pelo nosso blog e leia mais. Abraços e até a próxima! 😉

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Clique Aqui!
Foto de Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *