Andar de bicicleta é uma prática prazerosa, mas para que o ciclismo para iniciantes seja mais seguro, é preciso ter alguns cuidados na rotina antes de sair de casa. Isso porque uma pessoa com pouca experiência na bike pode não conhecer bem as rotas e vai precisar ter o dobro de atenção durante as saídas.
Inclusive, um dos erros dos iniciantes é escolher uma bicicleta que não possui marchas ou freios para proporcionar suavidade e praticidade necessárias ao pedalar. Sem ambos, é possível ficar cansado em menos tempo, não aproveitar o exercício e o retorno para casa acontecer antes do previsto.
Conteúdo
Toggle1. Escolha bem a sua bicicleta
O primeiro passo para iniciar o ciclismo iniciante é escolher a bicicleta ideal que combina com você e com o que deseja fazer no dia a dia. Existem diferentes tipos e cada um corresponde a um estilo de atividade. Para começar, a de passeio pode ser a mais adequada.
Esta bicicleta possui uma estrutura tanto para atender o público masculino quanto feminino, pode ser personalizada e é ideal para frequentar ciclovias, parques, praias e até mesmo ir ao trabalho ou à universidade. Deste modo, se você quer um modelo prático, esta pode ser a opção ideal para passear por diferentes lugares e praticar um exercício no dia a dia.
2. Cuide da sua alimentação
Se você está começando a pedalar, um dos passos mais importantes é cuidar da alimentação e diminuir o consumo de alimentos gordurosos. É possível incluir na rotina os carboidratos e mais proteínas, de forma que o corpo tenha força para se recuperar das microlesões musculares causadas durante a prática esportiva.
O recomendado é também evitar a ingestão de refrigerantes, açúcares e os ultraprocessados porque fazem mal ao coração e podem te deixar indisposto. Prefira consumir frutas, verduras, legumes e até mesmo preparar um pré-treino com açaí e morangos para te deixar pronto para pedalar.
No entanto, é importante lembrar que essas são apenas dicas gerais, mas o certo é procurar um nutricionista para avaliar o seu caso e indicar as melhor opções para as suas reais necessidades.
3. Leve água sempre que for pedalar
A hidratação, principalmente nas primeiras pedaladas, é indispensável, porque o corpo vai se cansar — e não se deve esperar a sede surgir para beber água. Ingira sempre 2 litros de água por dia, ou conforme orientação de um nutricionista, para manter o organismo devidamente forte e pronto para percorrer longos caminhos de bike. Após pedalar, também é importante beber muita água para se reidratar porque o organismo perde líquido com a prática física.
4. Invista em acessórios de segurança
O Código de Trânsito Brasileiro exige que tanto no ciclismo para iniciantes quanto para os mais experientes, sejam utilizados os acessórios de segurança. Esta é uma medida fundamental e que não deve ser ignorada, mesmo que você precise pedalar durante apenas 5 minutos. Saiba o que é recomendado possuir:
- Capacete;
- Joelheira;
- Cotoveleira;
- Óculos;
- Luvas;
- Cadeado para a bike;
- Suporte para garrafa de água e celular;
- Ferramentas como chave-inglesa, bomba de ar e kit de remendo;
- Sinalização noturna na parte frontal, traseira, lateral e pedais;
- Espelho retrovisor na esquerda.
Estes são os itens fundamentais para o ciclismo ocorrer com mais segurança e você frequentar o lugar que quiser com tranquilidade. Para se manter ainda mais protegido, nos dias de sol intenso, o mais recomendado é vestir roupas leves e passar protetor solar com fator alto para prevenir que os raios machuquem a pele.
5. Estude a rota que vai pedalar
Antes de sair de casa, você deve estudar muito bem a rota na qual quer pedalar, como forma de entender se possui trânsito, se a região é bem asfaltada e segura. O ciclismo para iniciantes requer cuidados como estes, principalmente para se precaver contra possíveis problemas na rua.
Não é indicado escolher rotas perigosas sendo um iniciante no ciclismo, mesmo que sejam as alternativas mais rápidas para chegar ao destino. Prefira trajetos seguros e que não coloquem o seu bem-estar em risco, do que locais que podem ser prejudiciais, devido ao movimento intenso de veículos ou existência de inúmeros buracos.
6. Entenda como a sua bike funciona
É comum que no ciclismo para iniciantes a pessoa fique empolgada com a bike, mas horas antes de sair é importante entender como ela funciona. Verificar se a troca de marchas está adequada e não apresenta resistência para alteração, se o freio frontal e traseiro estão perfeitos e se o amortecedor não possui desgaste, pois são fatores fundamentais para ter mais segurança.
Outro aspecto que precisa ser verificado é o ajuste do selim, que deve estar em uma altura próxima à sua cintura. Quando você subir na bike, veja se você consegue esticar as pernas no momento de pedalar. Caso não fiquem esticadas, estão no tamanho adequado e você já pode sair de casa para pedalar.
7. Faça revisões periódicas
A manutenção básica da bicicleta é feita periodicamente por um profissional que vai verificar se as rodas estão adequadas e não apresentam desgaste. Dessa forma, a atividade pode ocorrer com mais segurança e você consegue aproveitar o passeio despreocupado. É necessário observar:
- Marchas;
- Parafusos fixados;
- Pressão dos pneus;
- Pneus;
- Corrente;
- Freios;
- Suspensão;
- Raios;
- Cabos.
Um som que gera incômodo nos ciclistas mais experientes é o da marcha travada, o que indica a necessidade de uma manutenção. Com a Simple2U, você consegue solicitar por uma revisão imediata com profissionais especialistas que podem te ajudar a resolver o problema de maneira rápida.
8. Leve um kit de ferramenta
O kit de ferramentas é indispensável ao ciclismo para iniciantes, pois é com essa caixa de itens que se pode fazer remendos ou encher o pneu com a bomba. É ideal ter cola, lixa, espátulas, chave própria para apertos, além de uma câmara reserva, que pode ser usada quando for preciso.
Para ter ainda mais segurança no ciclismo para iniciantes, é importante entender tudo sobre como funciona o seguro de bicicleta. Este é um serviço que pode te auxiliar se for preciso, seja para trocar os pneus ou realizar uma manutenção mais específica como a das marchas e freios.
A Simple2U conta com um excelente seguro para bikes, em que você pode contratar quando precisar realizar a manutenção de bicicleta. Aproveite e não fique na mão com a sua bike!