evitar golpes virtuais

Quais são os golpes virtuais mais comuns e como se proteger?

Quais são os golpes virtuais mais comuns e como se proteger?

À medida que o mundo digital passa a fazer cada vez mais parte de nossas vidas, os cuidados com a segurança também devem aumentar. Afinal, os golpes virtuais — crimes cometidos por meio da internet — estão muito sofisticados. Infelizmente, o WhatsApp clonado é só a ponta do iceberg.

Nem é preciso pensar muito no assunto para imaginar o estrago que esse tipo de delito pode provocar em nossas vidas, certo? Ninguém quer ter o trabalho de guardar dinheiro, por exemplo, e vê-lo desaparecer.

Para se proteger, a melhor coisa que você pode fazer é se manter bem-informado e saber como agir. Nesse sentido, reserve um tempinho para conhecer melhor os principais golpes virtuais! Você vai nos agradecer depois.

Quais são os tipos de golpes mais comuns?

Os golpes são crimes cada vez mais comuns na era digital. Há diversos tipos e, por isso, é preciso conhecer os principais. A seguir, veja quais são eles.

Mobile malware

Se você adora utilizar sites ou fazer tudo por aplicativos, precisa prestar atenção às características das principais técnicas maliciosas usadas por cibercriminosos. Isso é essencial para evitar a intercepção de seus dados pessoais e senhas de bancos ou de outras instituições financeiras.

Durante muito tempo, os computadores foram praticamente os únicos alvos de pessoas mal-intencionadas que circulam pela web. No entanto, o aumento da quantidade de smartphones e o avanço da tecnologia utilizada nesses dispositivos rapidamente atraiu a atenção de quem arquiteta golpes virtuais.

Selecionamos duas vertentes móveis de malware com os quais você deve se preocupar. Confira.

Adware

Aparentemente inofensivos, adwares são programas criados para inundar a tela do seu celular ou outro dispositivo móvel com páginas de anúncios e banners. O problema é que eles também são usados para gerar cliques automáticos em anúncios. Às vezes, você nem vê o procedimento, que coleta dados armazenados no aparelho e força seu desligamento.

Caso isso aconteça, você deve informar o ocorrido aos bancos em que tiver conta o quanto antes. De modo geral, evite clicar em banners e prefira digitar o endereço oficial do site em outra aba do navegador.

SMS e web subscribers

Se for novidade para você, saiba que, há algum tempo, o SMS deixou de ser um serviço totalmente seguro devido à fácil intercepção do fluxo de dados envolvido. Aqui, chamamos sua atenção para os também chamados trojans clickers.

Sabe quando a gente autoriza os aplicativos a fazer uma série de ações? Uma delas pode estar relacionada às permissões via SMS. Com esse controle, o crime mais comum é a assinatura de serviços premium que utilizam o SMS como um dos canais de contratação.

Existem trojans tão sofisticados, como o Ubsod, que desativam o celular da rede Wi-Fi e o conecta automaticamente à rede móvel. Assim, ele efetua operações maliciosas via protocolo WAP (Wireless Application Protocol, que é a tecnologia que padroniza o acesso de dispositivos móveis à internet).

Aplicativos maliciosos

Nesse caso, nossa dica é: antes de qualquer coisa, pergunte a si mesmo se você realmente precisa daquele tipo de app. Se for necessário, como aplicativos exclusivos para comprar ou alugar um imóvel com condições especiais, busque por avaliações do app.

Isso vale para qualquer tipo de app, até mesmo para evitar que tenha seu WhatsApp clonado, o que pode gerar muito transtorno. Você pode fazer isso em sites que considera confiáveis. Também é válido ver o que as pessoas que já utilizam o aplicativo têm a dizer sobre ele. Depois, procure por opções semelhantes para não ficar restrito a apenas um único aplicativo.

Golpe do Pix

O Pix é uma forma relativamente nova de transferência eletrônica de fundos no Brasil, que permite a transferência instantânea de dinheiro entre contas bancárias por meio de um aplicativo móvel ou internet banking.

Embora seja uma opção rápida e conveniente para enviar dinheiro, também existem riscos associados a essa forma de pagamento, incluindo golpes. Alguns deles são:

  • golpe do falso vendedor — o fraudador anuncia um produto ou serviço em uma plataforma de vendas online, como um site de leilão ou redes sociais. Eles pedem que o comprador pague usando Pix e, em seguida, desaparecem sem entregar o produto ou serviço;
  • golpe do qr code falso — o golpista cria um qr code falso que redireciona o pagamento para sua própria conta bancária. O golpista pode colocar o qr code falso em um anúncio ou enviá-lo por mensagem de texto ou e-mail para a vítima;
  • golpe da troca de chave Pix — o criminoso entra em contato com a vítima por telefone ou e-mail e afirma ser um funcionário do banco ou empresa de pagamento eletrônico. Eles pedem que a vítima verifique sua chave Pix e fornecem uma nova para a vítima usar. Quando a vítima envia o pagamento para a nova chave Pix, o golpista recebe o dinheiro em sua própria conta.

Phishing

Finalmente, chegamos a uma prática cibercriminosa antiga, mas que parece envelhecer bem — o famigerado phishing. É o caso, por exemplo, de efetuar uma compra de determinado produto e, de repente, receber um e-mail alegando que houve algum erro no processo.

Para corrigi-lo, é (supostamente) necessário confirmar alguns dados. Caso atenda à falsa solicitação, você será vítima de um phishing.

As versões simplificadas desse transtorno são caracterizadas pelo envio de e-mails aleatórios, sobre bancos que não utilizamos ou empresas com as quais não temos qualquer relação. Contudo, fique atento ao phishing mais moderno, que pode, sim, em um momento de desatenção ou pressa, enganar até as pessoas mais metódicas.

Como se proteger e evitar fraudes online?

Ao longo do post, já demos dicas valiosas para que você se proteja desses eventos indesejáveis. Agora, confira um resumo de boas práticas para serem adotadas no seu smartphone e em qualquer dispositivo conectado à internet.

Use boas senhas

Boas senhas contêm, invariavelmente, pelo menos:

  • um caractere especial — ocasionalmente, são recusados por alguns apps e sites;
  • um número;
  • uma letra maiúscula alternada com minúscula ou vice-versa.

Se houver permissão, também vale utilizar “espaços” entre um caractere e outro.

Evite sites inseguros

Se, mesmo tomando todos os cuidados, o seu antivírus acusar que a página acessada é insegura, não prossiga. Em certos momentos, os protocolos usados pelo site estão desatualizados, o que tende a sinalizar determinadas vulnerabilidades, principalmente com relação à digitação de dados.

Não abra e-mails duvidosos

Se não conhece o remetente e desconfia do e-mail, não abra — mesmo que a mensagem cite um cashback imperdível. Se tiver que abrir o e-mail para denunciar como tentativa de phishing, faça-o com muita prudência.

Faça negócios com empresas confiáveis

Por fim, prefira realizar suas compras somente em sites de empresas que já estão consolidadas no mercado e que oferecem serviços digitais reconhecidos pela segurança.

Durante nosso dia a dia, usamos a internet para efetuar as mais variadas solicitações, como contratar um seguro online. Ao seguir nossas dicas, você pode dar continuidade à sua rotina do mundo digital. Dessa vez, entretanto, todas as atividades feitas pela internet ficarão bem mais protegidas contra os golpes virtuais comuns que a gente vê por aí.

Já que o assunto é segurança, aproveite para conhecer as vantagens do seguro sob demanda, feito especialmente para atender às suas necessidades!

3/5 - (2 votes)
3/5 - (2 votes)

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.