pessoa segurando um celular

Seguros baseados em dados: como a IoT está mudando o jogo

Você sabia que os seguros baseados em dados representam uma verdadeira revolução na indústria? Pois é!😏 De modo geral, um modelo de precificação mais justo e personalizado é oferecido, impulsionado pela coleta de informações em tempo real.

Nesse cenário, a Internet das Coisas (IoT) desempenha um papel fundamental. A tecnologia fornece dados precisos — e em tempo real, como dito — para a avaliação dos riscos e para o cálculo dos prêmios de seguro de maneira mais precisa.

Então, pensando na importância do tema, neste post, a gente vai explicar como a IoT vem estimulando a transformação dos seguros baseados em dados e, inclusive, de que forma essa realidade beneficia tanto as seguradoras quanto os segurados. Topa vir com a gente nessa?! Continue a leitura e confira!🧐

O que são seguros baseados em dados e como funcionam?

Para te ajudar a compreender o que são os seguros baseados em dados, é preciso explicar que, via de regra, as companhias de seguro usam dados coletados a partir de diversas fontes, como:

  • dispositivos de rastreamento;
  • sensores;
  • redes sociais;
  • históricos comportamentais do segurado etc.

Nesse contexto, a finalidade envolve determinar prêmios e benefícios de seguro de modo mais preciso do que nunca. Portanto, o funcionamento dos seguros baseados em dados é bastante simples, mas altamente eficaz. 😉

Na prática, em vez de dependerem, principalmente, de fatores demográficos e de estatísticas de risco gerais, as seguradoras utilizam informações detalhadas acerca do comportamento do segurado e relativas aos riscos associados à conduta adotada. Aliás, uma das características mais notáveis dos seguros baseados em dados é a transparência.

Ou seja, os segurados têm acesso às informações coletadas. Assim, eles podem ver como a conduta que assumem afeta diretamente os prêmios do seguro. A propósito, esse fator normalmente gera uma espécie de “incentivo” para a adoção de hábitos mais seguros, uma vez que os segurados têm a oportunidade de reduzir os seus prêmios por meio de ações preventivas. 💲

No entanto, os seguros baseados em dados oferecem mais benefícios econômicos significativos. Para os segurados, por exemplo, a personalização dos prêmios pode resultar em economias substanciais, já que os riscos específicos são considerados de modo mais preciso.

Por outro lado, as seguradoras também veem vantagens nesse modelo. Afinal, torna-se viável reduzir os custos associados às ocorrências de sinistros, justamente porque as políticas baseadas em dados, como vimos, estimulam ações mais seguras.

Por fim, a gente ainda precisa destacar que tanto a coleta quanto a análise de dados em tempo real permitem que as seguradoras identifiquem tendências emergentes. Com isso, as companhias têm a oportunidade de ajustar as suas estratégias de precificação e de tornar a gestão de riscos mais eficaz.

seguros baseados em dados

Como a IoT se integra a esse tipo de seguro?

Basicamente, a Internet das Coisas é uma tecnologia que se refere à interconexão de dispositivos e de objetos do cotidiano com a Internet. Como abordamos, a solução permite a coleta de dados em tempo real de uma ampla gama de fontes, criando um ambiente rico em informações, que pode ser aproveitado pelas seguradoras para a avaliação e para a precificação de riscos de forma mais precisa e personalizada.

Diante desse contexto, inclusive, um dos exemplos mais notáveis de integração da IoT ao segmento é observado no setor de Seguros Residenciais. Nesse caso, sensores e dispositivos conectados ao imóvel podem ser usados para monitorar a segurança da propriedade, o que inclui sistemas de alarme, sensores de fumaça e de umidade, entre outros. 🏡

Assim, caso haja um incidente — como um vazamento de água e/ou um incêndio —, os dados desses dispositivos poderão ser enviados automaticamente para a seguradora. A medida, por sua vez, acelerará (e muito!) o processo de sinistro, viabilizando uma resposta mais rápida.

Quais são os seus principais benefícios?

Até aqui, vimos que os seguros baseados em dados representam uma evolução significativa na indústria, oferecendo uma série de benefícios, tanto para as seguradoras quanto para os segurados, concorda?! A seguir, elencamos as vantagens mais marcantes a serem consideradas. Veja!

Precificação personalizada

Um dos maiores benefícios dos seguros baseados em dados diz respeito à capacidade de precificar os bilhetes de seguro de acordo com o risco real do segurado. Reforçando: em vez de dependerem apenas de fatores demográficos, como faixa etária e sexo, as seguradoras usam dados específicos — a exemplo do nível de segurança em determinadas localidades — para calcular os prêmios.

O resultado? Bem, a iniciativa viabiliza prêmios mais justos e equitativos, de modo que aqueles clientes que adotam comportamentos mais seguros e/ou residem em regiões com níveis menos expressivos de violência são “recompensados” com taxas mais baixas. ⚖

Melhoria na gestão de riscos

As seguradoras também podem recorrer à análise de dados em tempo real para identificar tendências emergentes e ajustar as suas estratégias de precificação e de gestão de riscos com mais eficácia, como dito. Vimos, inclusive, que a medida oportuniza uma resposta mais ágil a eventos imprevistos, como catástrofes naturais e/ou mudanças nos padrões de sinistros.

Diminuição dos índices de fraudes

Os seguros baseados em dados também podem ajudar a reduzir o número de fraudes. Reflita com a gente: havendo uma coleta de dados em tempo real e, claro, uma análise avançada, as seguradoras tendem a identificar comportamentos fraudulentos com mais facilidade, concorda?!

Ou seja, o contexto beneficia a integridade do setor e ajuda a manter os prêmios justos para todos.

Como as seguradoras estão se adaptando a essa nova realidade tecnológica?

Entendidos os aspectos abordados nos tópicos anteriores, é chegada a hora de enfatizar que, para permanecerem competitivas e relevantes, as companhias de seguro devem se adaptar a essa nova realidade de várias maneiras. Veja como esse processo pode ocorrer nos exemplos listados abaixo!

Estabelecimento de parcerias estratégicas

Muitas seguradoras estão estabelecendo parcerias estratégicas com empresas de tecnologia e com startups especializadas em IoT e em análise de dados. Assim, as companhias podem ter acesso a uma tecnologia de ponta, mas sem a necessidade de desenvolvê-la internamente. 🤝

Logo, a iniciativa tende a acelerar a implantação de soluções baseadas em dados. 💡

Desenvolvimento de aplicativos e de plataformas

As seguradoras também podem optar por criar aplicativos e/ou plataformas que viabilizarão que os segurados interajam com os seus bilhetes de seguro de forma mais conveniente.

Geralmente, por meio das aplicações, os clientes podem monitorar o seu comportamento, fazer ajustes nas coberturas e até mesmo relatar sinistros. A possibilidade torna todo o processo mais acessível e “user-friendly” — ou seja, com uma “usabilidade amigável”.

Implementação de políticas de privacidade e de segurança de dados

Em razão do aumento na coleta de dados sensíveis, as seguradoras devem fortalecer as suas políticas de privacidade e de segurança de dados. A finalidade é garantir que as informações dos segurados estarão protegidas contra vazamentos e eventuais acessos não autorizados, cumprindo as regulamentações de proteção de dados vigentes. 🔒

Treinamento do quadro de pessoal

Ainda abordando as medidas a serem adotadas para a adaptação à realidade tecnológica que se apresenta, é superimportante que as seguradoras direcionem investimentos à capacitação dos seus colaboradores, tornando-os aptos ao manuseio das tecnologias emergentes, como a IoT e a análise de dados. A iniciativa inclui treinamentos em segurança cibernética, em regulamentações de privacidade e quanto ao uso ético de dados.

Desenvolvimento de produtos personalizados

Por fim, com o acesso a uma grande quantidade de dados sobre os segurados, as companhias de seguro também têm optado por desenvolver produtos altamente personalizados. Assim, os clientes em potencial podem escolher coberturas que se adaptem ao seu estilo de vida e ao seu comportamento, o que agrega mais valor às soluções oferecidas, destacando as seguradoras no seu nicho de atuação.

Como vimos, os seguros baseados em dados estão revolucionando a indústria, graças à integração da Internet das Coisas. Inclusive, a tecnologia é capaz de torná-los mais justos, personalizados e eficazes, proporcionando benefícios tangíveis tanto para as seguradoras quanto para os segurados.

A leitura do post foi produtiva? Então, assine a nossa newsletter e receba as nossas novas publicações diretamente no seu e-mail! Vamos juntos! 💪

    Deixe-nos sua avaliação.
    Deixe-nos sua avaliação.

    Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

    Simular agora

    Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

    Clique Aqui!
    Foto de Redação Simple2u

    Redação Simple2u

    O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

    Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

    O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

    Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *