Bandido encapuzado entrando com uma lanterna em uma casa a noite

Seguro residencial cobre roubo? Veja aqui!

Não há dúvidas de que contratar um seguro é um ótimo jeito de garantir proteção financeira diante de situações difíceis. Nesse processo, porém, é importante entender quais são as coberturas oferecidas no contrato. Você precisa saber, por exemplo, se o Seguro Residencial cobre roubo e outros riscos aos quais o imóvel está exposto.

Essa certamente é uma das principais preocupações de qualquer pessoa. Afinal de contas, uma invasão ao imóvel pode causar uma série de prejuízos que atrapalham bastante o orçamento doméstico. O seguro surge, então, como a solução perfeita para colocar as coisas em ordem novamente sem ter que tirar o dinheiro do próprio bolso.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a entender se Seguro Residencial cobre roubo, entre outros aspectos dessa modalidade de seguro. Acompanhe!

mão de homem protegendo uma casa miniatura de vários blocos de madeira

Quais são as coberturas do Seguro Residencial?

O Seguro Residencial pode ser contratado para proteger qualquer imóvel que é utilizado como moradia, independentemente de ser próprio ou alugado, ou de ser usado como residência apenas de forma parcial. Você pode contratar o seguro tanto para a casa ou para o apartamento onde mora quanto para uma casa de veraneio, onde passa somente algumas semanas por ano.

Também é possível obter um Seguro Residencial para um imóvel que é usado, ao mesmo tempo, como moradia e local de trabalho. É o caso de um profissional autônomo que trabalha em casa, por exemplo.

A seguir, listamos os tipos de coberturas normalmente oferecidas em um bom Seguro Residencial:

  • roubo e furto qualificado de bens que acontecem dentro da residência protegida;
  • danos elétricos decorrentes de variações de tensão, curto-circuito, descargas elétricas, raios, entre outras situações;
  • quebra de vidros, espelhos, mármores e granitos que façam parte da construção do imóvel ou estejam instalados de forma fixa nas estruturas;
  • incêndio que atinge os bens segurados, explosões e fumaça de qualquer tipo, queda de raios no imóvel e impacto causado por queda de aeronaves;
  • fenômenos da natureza, como vendaval, ciclone, furacão, tornado e granizo;
  • impacto involuntário de veículos terrestres no imóvel;
  • perda ou pagamento de aluguel, quando o segurado não pode permanecer na residência devido à ocorrência de sinistro, como incêndio, queda de raio e outros.

Como funciona a cobertura de roubo?

Pela lista de coberturas, já deu para ver que o Seguro Residencial cobre roubo. No entanto, também é importante entender exatamente como isso funciona. O mesmo cuidado vale para as outras coberturas — até porque sempre há detalhes que merecem bastante atenção para você saber como aproveitar a proteção da melhor forma possível.

Para começar, vale destacar que roubo e furto qualificado não são a mesma coisa. O roubo envolve o uso de violência ou ameaça à vítima. O furto qualificado, por sua vez, acontece com a destruição de um obstáculo — o indivíduo quebra a fechadura de uma porta para entrar na casa, por exemplo —, mas sem violência ou ameaça contra pessoas.

Como o Seguro Residencial cobre roubo e furto qualificado, isso significa que você vai receber uma indenização pelas perdas e danos materiais causados ao imóvel e aos bens segurados. Quando possível, também pode ser feito o reparo dos bens, com garantia de mão de obra profissional.

Um detalhe importante é que a comprovação da existência dos bens é um requisito indispensável para que você possa receber a indenização. É preciso apresentar a nota fiscal de cada um dos bens afetados ou alguma outra evidência, como o manual de instruções ou algo do tipo, para que fique claro que o bem realmente existia e foi subtraído da residência.

Além desses comprovantes, também é necessário apresentar mais alguns documentos para acionar corretamente o seguro. São eles:

  • orçamentos de reparo ou substituição dos bens;
  • fatura ou nota fiscal dos reparos já realizados, se for o caso;
  • comprovante de despesas que foram necessárias no combate ao sinistro;
  • boletim de ocorrência policial;
  • certidão do inquérito policial ou laudo do instituto de criminalística, se houver;
  • fotos dos danos causados ao imóvel e aos bens.

Os documentos são importantes para que a seguradora avalie os prejuízos e autorize o pagamento da indenização correspondente.

seguro residencial cobre roubo

Quais são as exclusões comuns de uma apólice?

É normal que as apólices de seguro listem alguns riscos excluídos, ou seja, situações em que a cobertura não se aplica. Assim, o Seguro Residencial cobre roubo e furto qualificado, exceto em casos como os que destacamos aqui:

  • comprovada facilitação do roubo ou furto pelos empregados da residência;
  • furto resultante de abuso de confiança, ou seja, a pessoa que vem a praticar o furto se aproveita do excesso de confiança por parte do dono do objeto ou da pessoa que tem a posse dele;
  • furto resultante de fraude;
  • furto em que o agente utilizou meios anormais para invadir o imóvel, o que inclui uso de instrumentos e esforço fora do comum;
  • roubo ou furto sem ameaça física às pessoas nem vestígios da destruição que seria necessária para conseguir invadir o imóvel;
  • apropriação indébita, estelionato, extorsão, inclusive por meio de sequestro;
  • bens deixados em um imóvel desabitado;
  • bens expostos ao ar livre, sem qualquer proteção, como quando são deixados em varandas e sacadas;
  • simples desaparecimento dos bens;
  • vandalismo, saques e outros atos de perturbação da ordem pública;
  • situação de guerra, rebeliões e atividades ligadas a organizações políticas;
  • confisco dos bens por autoridades públicas;
  • perdas e danos causados por atos terroristas.

A apólice também costuma listar os itens que não são cobertos pelo Seguro Residencial. Alguns exemplos são dinheiro em espécie, cheques e outros documentos que representam valores, além de objetos de valor estimativo, como coleções e objetos de arte. Por isso, é importante analisar atentamente as condições oferecidas pela seguradora.

Agora que você já sabe que o Seguro Residencial cobre roubo, furto qualificado e vários outros riscos que o imóvel e seus bens correm diariamente, vale a pena considerar a ideia de contratar esse tipo de proteção. Para isso, escolha bem a empresa de seguro e conheça em detalhes cada cobertura oferecida para obter o pacote que atende às suas necessidades.

Então, quer saber mais sobre como funciona um Seguro Residencial? Entre em contato com a Simple2u e fique por dentro de cada detalhe!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.