Você morre de medo de deixar a casa sozinha e algo de ruim acontecer durante sua ausência? Um incêndio, por exemplo? Ou ainda ter que arcar com o reparo de alguma parte do imóvel justamente no fim do mês? Em ambas as situações, a contração de um seguro residencial é a melhor ferramenta para ter mais tranquilidade diante desses riscos.
Se você não sabe como funciona um seguro residencial, não se preocupe. Tire 5 minutinhos aqui no blog e entenda tudo o que você precisa saber para contar com a segurança oferecida por esse serviço. Boa leitura!
Conteúdo
ToggleO que é um seguro residencial?
O seguro residencial tem como principal finalidade fornecer proteção para imóveis destinados à moradia, seja ela permanente ou temporária. Ou seja, é possível contratar esse serviço para um apartamento na cidade ou para a casa de praia utilizada poucas semanas por ano.
Há uma ampla abrangência de coberturas, sendo considerado um seguro multirrisco justamente por oferecer proteção contra diferentes sinistros numa mesma apólice.
Ao contratá-lo, a seguradora (grosso modo, a empresa que comercializa a apólice) assume o risco dentro de determinadas condições. A partir disso, se algum daqueles imprevistos (um incêndio, por exemplo) acontecer, ela assume a responsabilidade pelo pagamento da indenização conforme previsto em contrato.
Ou seja, a lógica do seguro residencial é similar à de outros seguros patrimoniais, como o de carros. Eles são um produto relativamente popular e a maioria dos bancos, das seguradoras e das corretoras conta com opções em seus portfólios. Além disso, em algumas transações (como nos contratos de aluguel), eles são obrigatórios para que o negócio seja fechado.
Seja como for, ele oferece um complemento importante para deixar uma casa mais segura, se unindo a outros cuidados básicos que certamente você já tem, como fechar tudo de forma adequada, tomar cuidado com materiais infláveis e manter em dia as instalações elétricas.
Por que é importante ter um seguro residencial?
O imóvel geralmente é o principal patrimônio de qualquer família ou pessoa. É normal que leve anos para que a residência seja adquirida e paga, então todo cuidado é indispensável, ainda mais em relação aos riscos que envolvem o bem.
E um seguro residencial se torna um negócio ainda melhor quando levamos em conta seu excelente custo-benefício. Na maioria dos casos, essas apólices têm preço bastante reduzido, principalmente se comparadas ao preço do imóvel e a seguros para a proteção de outros bens.
Além disso, ele amplia o conforto e a tranquilidade em outras situações. Quem nunca teve problemas com as chaves de casa, não é mesmo? Eu e você sabemos que mais cedo ou mais tarde aquele encanamento da cozinha vai dar problema, né?
Por esses e outros incidentes, a maioria dos seguros residenciais permite a inclusão na apólice de serviços adicionais, como chaveiros, encanadores e eletricistas, sempre a postos para resolver as mais diversas dores de cabeça em uma casa.
E como funciona na prática?
O interessado na contratação paga um determinado valor e, em troca, garante o direito de receber uma indenização caso algum imprevisto atinja o imóvel, permitindo que ele seja reparado.
No entanto, para não ter surpresas, os itens incluídos na cobertura e as condições de pagamento da indenização devem estar descritos na apólice, que é o contrato entre as partes (ou seja, segurado e seguradora).
Para saber quanto será pago pelo seguro, é levada em conta uma série de fatores em cálculos complexos. No entanto, em geral, são considerados o tipo do imóvel, o uso dado a ele e a localização, o que faz com que locais mais violentos ou com maior incidência de eventos climáticos extremos tenham um encarecimento do valor a ser pago.
Além disso, quanto mais ampla a cobertura, maior será o montante a ser desembolsado pela proteção. Logo, é importante saber o que está previsto em cada seguro, indo das coberturas mais básicas até as mais completas.
O que ele protege?
Como o principal objetivo de um seguro residencial é proteger a parte estrutural da propriedade e não necessariamente o que está dentro dela, é normal que coberturas mais básicas ofereçam proteção apenas contra incêndios, quedas de árvores e aeronaves e eventos climáticos, como vendavais e temporais que danifiquem o imóvel.
Porém, existem também coberturas para móveis e eletrodomésticos dentro do imóvel, incluindo itens levados em roubos e arrombamentos. Menos comuns são as proteções contra responsabilidade civil, nas quais o segurado fica resguardado caso algum morador da casa cause danos contra terceiros.
Por outro lado, é preciso ficar atento ao que um seguro residencial não cobre. Esses eventos fora da alçada da apólice são chamados de riscos excluídos. Entre os mais comuns, estão danos gerados por falha na construção e furtos sem vestígio de arrombamento.
Como fazer a contratação?
Por muito tempo, para contratar um seguro residencial, você deveria procurar um banco, uma seguradora ou uma corretora da sua preferência e, em seguida, escolher uma das opções disponíveis dentro das condições estabelecidas pela empresa. Muitas vezes, isso levava a uma série de opções que não atendiam de forma efetiva ao segurado. Isso sem falar na burocracia!
Pensando nisso é que surgiu a Simple2u, uma seguradora 100% digital de contratação on demand. E o que isso significa? Você só paga pelo que usar. Funciona assim: você contrata créditos e depois disso define quanto e como quer estar coberto. Os dias, as semanas ou os meses escolhidos serão debitados dos seus créditos, tudo em poucos cliques.
Ao final do período, você pode estender a proteção ou encerrá-la. Se os créditos não forem utilizados, eles retornam para você. Dessa forma, terá a proteção desejada para o seu bem e o acesso a uma série de serviços que garantem a tranquilidade para você e sua família, sempre com flexibilidade, comodidade e custos muito abaixo dos seguros comercializados por empresas tradicionais.
Agora que você entendeu como funciona um seguro residencial e conheceu a forma mais prática, fácil e barata de contratar essa proteção, não perca mais tempo e conte com tudo o que esse serviço oferece o quanto antes. Sua casa, sua família e sua tranquilidade certamente agradecerão!
Sabe quem mais você pode ajudar? Seus amigos! Para isso, compartilhe este conteúdo nas redes sociais com eles agora mesmo!



