mulher mexendo em material holográfico

Tecnologia e o mercado de seguros: como o setor pode se beneficiar com inovação

Você já percebeu que as seguradoras vêm apostando na tecnologia como chave para abrir novas portas na sua relação com o consumidor? O mercado de seguro está investindo pesado em inovação para atender às necessidades de quem quer se sentir protegido e entregar uma experiência incrível para essas pessoas.

A ideia é que você e todo mundo que queira contratar um seguro tenha acesso democrático a tecnologias que tornam esse serviço mais acessível, confiável e atrativo. E é claro que, para isso, toda a estrutura desses negócios está encarando transformações profundas para sair do modelo tradicional e entrar no digital.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue de olho!

Como foi o último ano para o mercado de seguros no Brasil?

O ano de 2022 ficou marcado como o período de uma intensa recuperação econômica no mercado de seguros. Tudo graças aos investimentos feitos em tecnologia! Essa sacada permitiu que as seguradoras entregassem uma série de novidades para você, consumidor.

Inclusive, foi o que garantiu um crescimento na arrecadação de 17,1% para o setor no ano, sabia?

Para você ter uma ideia, uma insurtech chamada Latú — Latin American Tech Underwriters — recebeu um aporte de algo em torno de R$ 35 milhões para movimentar o mercado de seguros no Brasil. Essa grana toda serviu (e ainda está servindo) para misturar alta tecnologia e um enorme volume de dados para aumentar a capacidade de avaliação de riscos no setor.

É assim que as seguradoras vão oferecer coberturas mais eficientes (e econômicas) para pequenas e médias empresas, além dos usuários individuais.

duas pessoas olhando para um tablet

Como os negócios de seguros têm se beneficiado da tecnologia?

O que ontem era considerado “tendência” no mercado de seguros hoje já é uma regra para seguradoras de todo país. Quem aí se lembra de como era a nossa relação com as finanças antes das fintechs digitalizarem tudo? Agora chegou a vez das seguradoras terem mais facilidade, agilidade e inovação no dia a dia. Então, confere aí o que muda!

Digitalização

O processo de digitalização no setor de seguros acompanha a transição digital que está rolando em, basicamente, todos os setores do mercado. Hoje, com tanta tecnologia à disposição, simplesmente deixou de fazer sentido manter processos manuais, lentos e majoritariamente duplicados.

É claro que toda a documentação envolvida em um processo de contratação e acionamento do seguro também pode ser feita por meio digital. Propostas, formulários, contratos — tudo pode receber não só uma versão digital como um meio confiável de assinar esses documentos. Ufa! Chega de lidar com tanta burocracia…

Uso de IA

Quem também merece destaque é a entrada da inteligência artificial no mercado de seguros. Graças a ela, é possível automatizada a busca pela melhor proposta para cada perfil de cliente, por exemplo, deixando de lado todas aquelas ofertas que não têm nada a ver com você e com as suas necessidades.

Hoje já dá para coletar dados do potencial segurado pelo chatbot da empresa, gerar um formulário digital com as suas informações e criar uma proposta customizada — tudo sem que um ser humano sequer precise intervir no processo!

A previsão de vendas, o relacionamento com o cliente e até o acionamento do seguro pode ser agilizado pelo uso de inteligência artificial.

Marketplace

Um marketplace é um local que junta diversas empresas que querem negociar seus produtos e clientes que querem comprar. Assim, quando um negócio passa a ter mais visibilidade que os concorrentes, as chances de captar mais clientes aumenta muito.

A tecnologia vai permitir ampliar a cobertura de atuação, agilizar os atendimentos e ofertar o serviço para um público maior, incluindo o grupo de consumidores hightech, que escolhe tudo pela web. É o seu caso?

Como a tecnologia contribui para quem consome o serviço de seguros?

Você já deve ter percebido que o consumidor não é mais passivo quanto à oferta de tecnologia no setor de serviços, não é verdade? Em outras palavras, ele quer ter tanta facilidade para contratar ou alterar o seu plano de seguro quanto tem para escolher o que vai assistir no app de streaming.

Simplificar os processos, prestar informações ágeis, customizar as ofertas e gerar um relacionamento próximo com os segurados é quase uma obrigação para se manter competitivo. Por isso, quem se jogar de cabeça na era digital dos seguros, também vai acessar os benefícios disso muito mais rápido.

Os aplicativos estão cada vez mais completos, permitindo que o usuário veja as informações sobre sinistros, acione a assistência quando precisar e acompanhe o guincho do seu veículo, por exemplo.

Para isso, o segurador precisa fazer uso dos dados coletados desde o primeiro contato com o cliente. Essas informações devem ser usadas para personalizar as entregas, agilizar as soluções e garantir que, ao final do atendimento, o cliente se sinta verdadeiramente satisfeito.

Quando um sinistro acontece, o consumidor já está fragilizado, independentemente do problema. É parte do papel da seguradora transmitir tranquilidade para lidar com o imprevisto e amenizar todos os danos possíveis. A seguradora deve ser uma parceira e não mais uma burocracia para lidar.

Então, quanto mais o setor de seguros tiver esse olhar cuidadoso para as necessidades do consumidor final, mais o seu público vai contar com:

  • produtos simples e funcionais;
  • processos intuitivos e fluídos;
  • serviços de alta qualidade;
  • atendimento humanizado e atento.

Em resumo, é responsabilidade do corretor ter uma boa estratégia para adotar tanta tecnologia e gerar bons resultados por meio da internet. Mas também é importante se concentrar no fato de que as soluções tecnológicas são apenas um meio para entregar uma boa experiência — elas não podem substituir uma abordagem otimizada por parte do segurador, o que transmite real confiança.

É por tudo isso que a Simple2u tem se dedicado exaustivamente a facilitar essa oferta no mercado de seguros por meio de medidas que:

  • ampliam o alcance dos serviços de seguro;
  • melhoram a experiência do cliente em cada etapa de contato com a marca;
  • automatizam processos e geram mais segurança e confiança;
  • reduzem burocracias e geram eficiência em cada fase.

Então, se você quer saber tudo sobre como a gente pode entregar o seu seguro de forma 100% digital, com total segurança e sob demanda, é melhor conhecer os nossos produtos. Aproveite que você está explorando o mercado de seguro e descubra a opção que mais se encaixa no seu jeito! Conheça mais sobre a Simple2u!

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Redação Simple2u

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O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

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