Para que você viaje sem qualquer preocupação, é fundamental saber como deixar a casa mais segura. Algumas regiões costumam ficar mais vazias e perigosas, principalmente em épocas de férias, de forma que é importante aumentar a segurança da sua residência para que você possa viajar com tranquilidade.
Independentemente de ser uma viagem mais longa ou curta, a segurança é indispensável. Por isso, se você está planejando viajar, nosso time de especialistas da Simple2u preparou diversas dicas de como deixar a casa protegida enquanto você está fora, confira!
Conteúdo
Toggle1. Instale câmeras de segurança
Uma das principais formas de como deixar a casa mais segura é investir em câmeras de segurança. Diferente do que muitas pessoas imaginam, hoje é possível comprar câmeras de ótima qualidade com preços extremamente acessíveis. Elas podem ser configuradas via WiFi e acessadas com tranquilidade por meio de aplicativos de celular.
Alguns modelos têm configurações extras de segurança, como a possibilidade de ativar visão noturna, alarmes ou notificações de presença e, até mesmo, comunicação por meio de microfone.
2. Verifique todas as trancas e cadeados
Para que você viaje com segurança, é indispensável antes de sair de casa conferir todas as trancas de portas e janelas e cadeados. Certifique-se não apenas de que todos eles estão fechados corretamente, mas que não exista nenhum tipo de avaria que possa diminuir a segurança, necessitando de uma substituição.
Para quem tem dificuldade de se lembrar, um checklist com todas as portas e janelas pode ser uma ótima forma de se certificar que nenhuma tranca foi esquecida no meio do caminho. Assim, você consegue deixar sua casa segura e sem imprevistos para atrapalhar a viagem.
3. Retire os aparelhos da tomada
Outra maneira de deixar a casa mais segura, de que poucas pessoas se lembram, é desligar tudo o que for possível da tomada, principalmente durante viagens mais longas. Em algumas épocas do ano ou regiões, as quedas de energia costumam ser mais frequentes e sem ninguém em casa o risco de queimar algum eletrodoméstico é maior.
Além disso, retirando os aparelhos da tomada você também diminui muito os riscos de incêndio, que é uma das preocupações que poucas pessoas levam em consideração ao preparar a casa para uma viagem, mas que é extremamente importante. Deixe na tomada apenas o que não pode ser desligado, como geladeira e o aparelho WiFi, para que você possa acompanhar as câmeras.
4. Tire o som da campainha
Uma forma de deixar a casa mais segura é simplesmente tirando o som da sua campainha. Essa atitude, além de evitar o incômodo aos vizinhos, também é uma maneira de evitar a sinalização de ausência dos moradores. Isso porque se alguém mal-intencionado tomar a campainha sem resposta, indica que não há moradores. Dessa forma, a casa se torna um alvo mais fácil de invasão.
Essa é uma dica válida principalmente para quem mora em casas de rua e não em condomínios fechados, onde as casas já são naturalmente mais expostas e vulneráveis. Em sua próxima viagem, não esqueça de tirar o som de sua campainha para deixar sua casa mais segura.
O que considerar ao contratar um seguro residencial? A Simple2u te conta!
5. Deixe vizinhos de confiança e parentes cientes
Deixe seus vizinhos de confiança e parentes que moram próximos cientes de sua ausência. Caso os vizinhos percebam alguma movimentação estranha, barulhos ou até mesmo cheiros diferentes, poderão te avisar.
Dependendo do nível de confiança e intimidade, algumas pessoas optam até mesmo por deixar uma chave reserva com essas pessoas, para que elas possam entrar no imóvel e conferir se está tudo bem, molhar as plantas ou até receber alguma encomenda.
6. Cancele/pause assinaturas de jornais e revistas
Caso você tenha assinaturas de jornais e revistas, é interessante pausar ou cancelar, principalmente durante as viagens mais longas. Essas entregas podem ir se acumulando no quintal ou na parte da frente da casa, chamando atenção de que ninguém está ali há um bom tempo.
Essa é uma forma de evitar que invasores percebam que ela é um alvo mais fácil. Normalmente os moradores não pensam nessa situação, mas é importante levá-la em consideração, principalmente se você mora em casas com fácil acesso à rua.
7. Evite deixar as luzes externas acesas
Além do gasto de energia desnecessário, deixar as luzes externas sempre acesas enquanto está fora também pode indicar para os invasores que ninguém está na casa há um tempo. Afinal, ninguém que está em casa deixa as luzes acesas 100% do tempo, certo?
Algumas pessoas usam luzes automáticas, configuradas para acender automaticamente ao entardecer, por exemplo. Nesse caso, é importante lembrar de desconfigurá-las antes de sua viagem, para não acender ou acender e apagar em um curto espaço de tempo, dando a sensação de que o morador apagou a luz para ir dormir, por exemplo.
8. Contrate um seguro residencial
Contratar um seguro residencial é uma maneira de como deixar a casa mais segura, de forma geral. Esse é um tipo de seguro que oferece diversas vantagens para proteção da sua casa, como proteção contra diversos tipos de danos: de incêndios e quedas de árvores a cobertura contra roubos. Alguns seguros também oferecem serviços de assistência emergencial e proteção contra bens pessoais.
Viajar com segurança se torna muito mais fácil com essas dicas. Coloque esses passos em seu planejamento de viagem, para que tudo possa ser feito com tranquilidade e tempo, como a instalação de câmeras de segurança e a contratação de um seguro residencial.
Para contratar um seguro residencial sem complicação, a Simple2u é a opção perfeita para você. Com poucos cliques, de forma rápida e descomplicada, sua casa estará protegida. Além do seguro residencial, você também encontra opções de seguro contra acidentes pessoais, seguro para seu celular e, até mesmo, seguro para a sua bicicleta. Aproveite!