Cada vez mais o home office vem crescendo e as técnicas de otimização da produtividade são sempre bem-vindas. Pensando nisso, o principal ponto recomendado é escolher um espaço do lar que seja agradável, com pouco ou nenhum barulho e que esteja próximo de objetos de uso diário.
Além disso, alguns dos desafios comuns do home office é manter uma boa iluminação. Mas não se preocupe, porque trouxemos várias dicas para garantir ambiente confortável para o seu trabalho!
Conteúdo
Toggle1. Invista na iluminação do espaço
Uma das principais dicas home office é investir em uma iluminação adequada e confortável para manter o ambiente claro e estimulante. Durante o dia, por exemplo, o recomendado é manter as janelas abertas para a luz natural entrar — como bônus, fazer isso ainda auxilia na redução de gastos de energia.
Luz branca, neutra ou amarela?
As luzes branca e a neutra são ideais para aumentar o foco e a produtividade, porém, se a intenção é criar um espaço confortável, o tom amarelo é o ideal. Você ainda pode escolher uma luminária que tenha opção de ajuste das cores, assim, você consegue definir o estilo que mais combina com as suas necessidades com o passar das horas.
Atenção: a cor das paredes e dos móveis influenciam na iluminação
Existem algumas cores de paredes e móveis que têm forte influência na iluminação e, consequentemente, interferem na produtividade proporcionada pelo ambiente. Os tons mais claros, como branco, cinza-claro e azul, são boas opções para serem considerados na hora de decorar o escritório, a fim de estimular a produtividade.
De preferência para móveis funcionais
Quando for escolher os móveis do seu home office, selecione peças funcionais e ergonômicas: cadeira, escrivaninha com estante ou gavetas, nichos e prateleiras. O adequado é atentar-se também à disposição dos móveis para ficarem na altura ideal e não ocuparem muito espaço, mantendo o conforto do seu espaço de trabalho.
Não esqueça de investir em ergonomia
Uma das principais dicas de ergonomia para home office é optar por produtos de qualidade, que oferecem conforto e opções de diferentes opções de ajustes.
Além da cadeira e mesa do tamanho ideal, apoios de pés e notebook/monitor, mousepad e um bom teclado fazem a diferença na hora de realizar o seu trabalho no dia a dia. Com eles, é possível evitar dores crônicas causadas pela postura inadequada.
4. Mantenha uma temperatura confortável no local
Esta é uma das dicas mais importantes, pois trabalhar em um local extremamente quente não faz bem ao organismo. O uso de ventiladores, umidificadores ou um ar-condicionado são opções que podem ser incluídas no home office. Para isto, é recomendado avaliar quais dos produtos combinam com o seu espaço e entregam a temperatura ideal para você se sentir confortável.
5. Conserve a limpeza do ambiente e a organização da sua mesa
Também é indispensável manter a mesa devidamente limpa no dia a dia para prevenir problemas de saúde. O acúmulo de sujeiras pode causar gripes ou resfriados, além de atrair insetos que podem se transformar em um verdadeiro problema.
Deixe em cima da mesa apenas o necessário
Opte por deixar em cima da mesa apenas os itens necessários para o seu trabalho ser feito. Se você usa muitos papéis e faz impressões constantes, por exemplo, deixe a impressora em um espaço próximo, mas que não ocupe tanto espaço.
6. Liste as atividades do dia e defina as prioridades
Listar as principais atividades do dia são indispensáveis, pois permite que as prioridades sejam definidas, prevenindo esquecimentos. É possível montar uma planilha exclusiva para colocar as reuniões do dia, quais os horários, que tipos de tarefas estão pendentes e quais delas devem ser finalizadas até X período. Desse modo, você sabe o que deve ser feito e não deixa nada passar.
7. Crie um quadro para anotar ideias e recados
Um quadro de ideias é um método eficaz de inserir lembretes para o dia e é uma das dicas home office que podem auxiliar na sua rotina. O post-it pode ser colado nesse mural com uma atividade que precisa ser finalizada e, quando for feita, basta remover e descartar o papel em um cestinho de lixo.
Os recados para o dia a dia também são maneiras de iniciar o trabalho de forma agradável e prevenir esquecimentos. Uma das opções é escrever mensagens com canetas coloridas, que ajudam na leitura e, também, funcionam como um tipo de lembrete.
8. Opte por organizadores para guardar tudo o que precisa
Organizadores são ideais para guardar itens usados durante o trabalho e não ocupam muito espaço. Existem modelos de diversos tamanhos e cores que podem ser incluídos no seu escritório a fim de guardar canetas, tesouras, lápis, borrachas e demais objetos importantes.
Organizadores de fios também são ótimas opções
Manter a organização de escritório com relação aos fios também é essencial. Você pode usar organizadores em espiral no qual a fiação fica inserida no interior. Dessa forma, ela não fica espalhada pelo chão, garante a sua segurança durante o trabalho e evita acidentes.
9. Invista no seguro residencial para a segurança do seu home office
Dentre as dicas home office, esta é a mais importante, afinal, manter o ambiente de trabalho seguro e protegido é fundamental. Ter proteção total contra danos, cobertura contra furtos e roubos e não ter que se preocupar com reparos ou substituições são alguns dos motivos pelo qual se deve ter um seguro residencial.
A Simple2U oferece um seguro residencial que pode ser personalizado por meio de poucos cliques que pode fazer a diferença na rotina, confira!