58ea0b35-cd6d-4b71-bef3-c30d28c61dc1

Dicas para organizar o home office e aumentar a produtividade

Cada vez mais o home office vem crescendo e as técnicas de otimização da produtividade são sempre bem-vindas. Pensando nisso, o principal ponto recomendado é escolher um espaço do lar que seja agradável, com pouco ou nenhum barulho e que esteja próximo de objetos de uso diário.

Além disso, alguns dos desafios comuns do home office é manter uma boa iluminação. Mas não se preocupe, porque trouxemos várias dicas para garantir ambiente confortável para o seu trabalho!

1. Invista na iluminação do espaço

Uma das principais dicas home office é investir em uma iluminação adequada e confortável para manter o ambiente claro e estimulante. Durante o dia, por exemplo, o recomendado é manter as janelas abertas para a luz natural entrar — como bônus, fazer isso ainda auxilia na redução de gastos de energia.

Luz branca, neutra ou amarela?

As luzes branca e a neutra são ideais para aumentar o foco e a produtividade, porém, se a intenção é criar um espaço confortável, o tom amarelo é o ideal. Você ainda pode escolher uma luminária que tenha opção de ajuste das cores, assim, você consegue definir o estilo que mais combina com as suas necessidades com o passar das horas.

Atenção: a cor das paredes e dos móveis influenciam na iluminação

Existem algumas cores de paredes e móveis que têm forte influência na iluminação e, consequentemente, interferem na produtividade proporcionada pelo ambiente. Os tons mais claros, como branco, cinza-claro e azul, são boas opções para serem considerados na hora de decorar o escritório, a fim de estimular a produtividade.

De preferência para móveis funcionais

Quando for escolher os móveis do seu home office, selecione peças funcionais e ergonômicas: cadeira, escrivaninha com estante ou gavetas, nichos e prateleiras. O adequado é atentar-se também à disposição dos móveis para ficarem na altura ideal e não ocuparem muito espaço, mantendo o conforto do seu espaço de trabalho.

Não esqueça de investir em ergonomia

Uma das principais dicas de ergonomia para home office é optar por produtos de qualidade, que oferecem conforto e opções de diferentes opções de ajustes.

Além da cadeira e mesa do tamanho ideal, apoios de pés e notebook/monitor, mousepad e um bom teclado fazem a diferença na hora de realizar o seu trabalho no dia a dia. Com eles, é possível evitar dores crônicas causadas pela postura inadequada.

4. Mantenha uma temperatura confortável no local

Esta é uma das dicas mais importantes, pois trabalhar em um local extremamente quente não faz bem ao organismo. O uso de ventiladores, umidificadores ou um ar-condicionado são opções que podem ser incluídas no home office. Para isto, é recomendado avaliar quais dos produtos combinam com o seu espaço e entregam a temperatura ideal para você se sentir confortável.

5. Conserve a limpeza do ambiente e a organização da sua mesa

Também é indispensável manter a mesa devidamente limpa no dia a dia para prevenir problemas de saúde. O acúmulo de sujeiras pode causar gripes ou resfriados, além de atrair insetos que podem se transformar em um verdadeiro problema.

Deixe em cima da mesa apenas o necessário

Opte por deixar em cima da mesa apenas os itens necessários para o seu trabalho ser feito. Se você usa muitos papéis e faz impressões constantes, por exemplo, deixe a impressora em um espaço próximo, mas que não ocupe tanto espaço.

5 aplicativos para ajudar no home office pelo celular.

6. Liste as atividades do dia e defina as prioridades

Listar as principais atividades do dia são indispensáveis, pois permite que as prioridades sejam definidas, prevenindo esquecimentos. É possível montar uma planilha exclusiva para colocar as reuniões do dia, quais os horários, que tipos de tarefas estão pendentes e quais delas devem ser finalizadas até X período. Desse modo, você sabe o que deve ser feito e não deixa nada passar.

7. Crie um quadro para anotar ideias e recados

Um quadro de ideias é um método eficaz de inserir lembretes para o dia e é uma das dicas home office que podem auxiliar na sua rotina. O post-it pode ser colado nesse mural com uma atividade que precisa ser finalizada e, quando for feita, basta remover e descartar o papel em um cestinho de lixo.

Os recados para o dia a dia também são maneiras de iniciar o trabalho de forma agradável e prevenir esquecimentos. Uma das opções é escrever mensagens com canetas coloridas, que ajudam na leitura e, também, funcionam como um tipo de lembrete.

8. Opte por organizadores para guardar tudo o que precisa

Organizadores são ideais para guardar itens usados durante o trabalho e não ocupam muito espaço. Existem modelos de diversos tamanhos e cores que podem ser incluídos no seu escritório a fim de guardar canetas, tesouras, lápis, borrachas e demais objetos importantes.

Organizadores de fios também são ótimas opções

Manter a organização de escritório com relação aos fios também é essencial. Você pode usar organizadores em espiral no qual a fiação fica inserida no interior. Dessa forma, ela não fica espalhada pelo chão, garante a sua segurança durante o trabalho e evita acidentes.

9. Invista no seguro residencial para a segurança do seu home office

Dentre as dicas home office, esta é a mais importante, afinal, manter o ambiente de trabalho seguro e protegido é fundamental. Ter proteção total contra danos, cobertura contra furtos e roubos e não ter que se preocupar com reparos ou substituições são alguns dos motivos pelo qual se deve ter um seguro residencial.

A Simple2U oferece um seguro residencial que pode ser personalizado por meio de poucos cliques que pode fazer a diferença na rotina, confira!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Clique Aqui!
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.