Quando acontece algum sinistro com o nosso smartphone, é normal não saber o que devemos fazer. Por mais que seja um processo super simples, acabamos tendo certas dificuldades para compreender o que está acontecendo até acionar o seguro para celular. 🤯
Para deixar esse processo mais fácil, fizemos um guia com tudo o que você precisa saber sobre como acionar o seguro de celular. Continue a leitura e veja como fazer esse procedimento da melhor forma possível sem errar. Boa leitura!
Conteúdo
ToggleComo acionar o seguro do celular para roubo ou furto?
Se você teve o seu smartphone roubado e tem seguro de celular, veja um passo a passo super simples do que você deve fazer para acionar a seguradora. Confira:
1. Efetue o bloqueio da linha com o número do IMEI
O primeiro passo é, sem dúvidas, acionar a sua linha de celular e fazer o bloqueio dela com o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity). Isso vai garantir que seu celular não tenha uso, visto que todos os mecanismos que utilizam a rede móvel ficam desabilitados.
Ou seja, a pessoa que roubou ou furtou o seu aparelho não vai conseguir fazer nada com ele. Ah, e para deixar esse processo mais fácil, confira os números das principais operadoras de telefonia do país:
- Vivo: 1058;
- Claro: 1052 (para clientes Combo Multi: 0800 72 36 626);
- Correios Celular: 10543;
- TIM: 1056;
- Algar: 1055.
🚨 Dica: é indispensável você refazer boa parte das suas senhas, trocando-as por combinações mais fortes e nunca utilizadas antes. Com isso, você corre menos riscos de ter contas invadidas e alteradas.
2. Faça o boletim de ocorrência
Fazer o boletim de ocorrência é um passo fundamental para você ter acesso ao dinheiro do seguro de celular. Para isso, você pode procurar um posto da Delegacia de Polícia mais próximo ou fazer online mesmo, que é muito mais fácil!
Lembre-se de que esse boletim de ocorrência deve ser feito sempre com base na cidade e estado que está no momento do ato, descrevendo como foi, com data, hora e localização exata. Além da descrição do seu aparelho, como a marca, modelo e o número do IMEI.
3. Separe todos os documentos necessários
Com esses dois processos feitos, você deve localizar os documentos necessários conforme solicitado pela sua seguradora. Se você for cliente da Simple2u, veja o que vai precisar:
- Documento de identidade do segurado;
- CPF do segurado;
- Comprovante de residência atualizado;
- Nota Fiscal e/ou Invoice original de compra do aparelho;
- Boletim de ocorrência policial original, ou cópia autenticada;
- Em situações de incidente no exterior, é necessário que o assegurado oficialize o evento no local onde ocorreu o sinistro;
- Protocolo de bloqueio do IMEI;
- Comprovante de viagem (em caso de Cobertura Internacional).
Ah, ainda sobre a nota fiscal e/ou invoice, você vai precisar se atentar a algumas detalhes e condições da Simple2u, segundo nosso contrato:
a. A Nota Fiscal precisa estar em nome do segurado, cônjuge ou parente de primeiro grau do segurado, conter a data de compra do bem, descrição do bem e o valor de compra do bem.
b. A Invoice emitida pelo fabricante, loja de varejo ou distribuidora fora do Brasil, terá as informações obrigatórias de acordo com a legislação do local de compra do bem.
4. Entre em contato com a seguradora e reporte o ocorrido
Com tudo isso em mãos, é o momento de entrar em contato com a seguradora e reportar todo o ocorrido. Para isso, basta acessar o site da sua seguradora e encontrar o link de solicitação de benefícios. Para quem tem o seguro de celular da Simple2u, para fazer esse processo, basta acessar nosso link e começar a relatar o sinistro.
Seja sempre bem verdadeiro e preencha exatamente como tudo aconteceu, não deixando nenhum detalhe de fora ou omitindo partes. Com isso feito, é preciso pagar o valor da franquia, que para esses casos é de 20% sobre o valor do bem. Com tudo finalizado, você vai receber o número do seu protocolo e poderá segui-lo para ver sobre o andamento.
Como acionar o seguro do celular para danos no aparelho?

Também há a opção de acionar o seguro em caso de danos ao aparelho. Mas, como é uma cobertura adicional, a sua apólice deve conter essas informações no momento do contrato.
Se você a contratou no momento da aquisição, o primeiro passo é coletar as seguintes informações antes de abrir o chamado com a empresa:
- Documento de identidade do segurado;
- CPF do segurado;
- Comprovante de residência atualizado;
- Nota fiscal e/ou Invoice original de compra do aparelho;
- Laudo técnico dos itens danificados (danos materiais ou elétricos);
- Orçamento de reparo dos itens danificados com os valores detalhados e dados do equipamento, como:
- Número do IMEI;
- Número de série;
- Modelo e marca do aparelho.
- Fotografias dos bens danificados.
Com isso em mãos, você já pode entrar em contato com a seguradora. Assim como no seguro de furto qualificado e roubo, você vai ter um desconto da franquia no momento que receber o valor da cobertura. Aqui, ela varia um pouco, veja:
- Quebra Acidental 20%;
- Dano por Derramamento de Líquidos 35%.
Em alguns casos, se o valor da porcentagem for muito baixo, há uma taxa mínima de R$ 150,00 de desconto no valor. Ao finalizar esse processo, você vai receber o número do protocolo para seguir o andamento, verificando a situação sempre que precisar.
Viu só? Por mais que precise coletar alguns documentos, o processo é bem simples no geral, basta seguir esse passo a passo e ao final vai conseguir ter o retorno. E se você é cliente da Simple2u
Gostou do conteúdo? Aqui na Simple2u, você encontra muito mais temas, dicas e passo a passo para entender sobre seguros e como funcionam. Navegue pelo nosso blog e confira. Abraços e até a próxima! 🤗



