Durante a contratação de um seguro, existem muitas etapas que merecem a sua atenção — e uma das mais importantes é justamente a leitura do contrato. Por isso, elaboramos este conteúdo especial sobre o assunto, reunindo curiosidades, dicas e orientações importantes para que você saiba ler e entender o seu contrato de seguro.
Aqui, você encontrará a resposta para as principais dúvidas do tema, conhecendo os diferentes tipos de contrato, os principais pontos, os direitos e deveres do segurado, como analisar tudo da melhor forma e, por último, o que você deve fazer ao encontrar cláusulas abusivas ou desproporcionais. Então, não perca tempo e acompanhe!
Conteúdo
ToggleO que é e para que serve o contrato de seguro?
O contrato de seguro é o documento que centraliza todas as informações fundamentais da sua apólice, tais como os termos de prestação de serviço e compromisso da seguradora para com o segurado. No contrato, você encontra detalhes como valores, direitos, deveres, condições, exceções, cenários, assistências e coberturas.
Assim como em qualquer outra transação ou prestação de serviço, o contrato é o documento que oficializa um acordo entre duas partes. Isto é, obriga ambos os lados a cumprirem com aquilo que foi estabelecido em contrato. Portanto, é um documento que oferece segurança, previsibilidade e garantias — tanto para a seguradora quanto para o segurado.
Quais os diferentes tipos de contrato de seguro?
Em essência, o contrato sempre cumpre a mesma função: estabelecer um acordo mútuo de deveres e direitos, de modo a satisfazer a expectativa do consumidor e garantir a segurança operacional da empresa que oferece o serviço. O que muda de um contrato para outro são os produtos, serviços, diferenciais e compromissos que existem entre diferentes apólices.
Por exemplo, os seguros compreensivos costumam apresentar uma cobertura maior, que é especificamente detalhada na apólice. Já os seguros mais simples apresentarão um número menor de assistências, coberturas e conveniências. Além disso, também vale diferenciar os seguros mais tradicionais daqueles que são digitais, sob demanda e customizáveis.
Os seguros convencionais costumam ser pouco flexíveis. Já os seguros customizáveis, como as apólices da Simple2u, oferecem um nível muito maior de controle, ajuste e personalização, pois permitem que o segurado ative ou desative os períodos de proteção efetivamente, alterando o custo e a proteção da sua apólice conforme achar necessário.
No fim das contas, são essas diferenças que acabam resultando nos diversos tipos de contratos, que são elaborados de maneira a atender a uma combinação específica de cliente e produto. Mas, como já destacamos, os contratos sempre cumprem a mesma função fundamental, que é estabelecer direitos, deveres, condições e garantias.
Quais os 5 principais elementos de um contrato de seguro?
Assistências, coberturas, valores, condições excludentes e vigências. Da forma que percebemos, esses são os cinco fatores mais importantes na composição de uma apólice de seguros que seja realmente completa e, por isso, capaz de informar e esclarecer ao consumidor tudo o que ele pode esperar desse serviço. Abaixo, explicamos em detalhes, confira!
1. Assistências
Atualmente, um dos aspectos mais importantes de um seguro são justamente os serviços e conveniências que ele oferece em seus pacotes de assistências. Em um bom contrato, você encontrará tudo o que você precisa saber sobre as soluções e comodidades incluídas em seu contrato.
2. Coberturas
As coberturas são as condições nas quais a segura se compromete a pagar uma indenização para o segurado. Esses trechos são muito importantes durante a leitura, pois é justamente nessa categoria que você encontra resposta para quais as situações em que você estará protegido (contemplado) pela ação da seguradora.
3. Valores
Uma das principais vantagens de um contrato é justamente a segurança e previsibilidade financeira da transação. Quando você tem um contrato que determina valores de base e limite, você sabe exatamente o que esperar da sua apólice. Assim, não será surpreendido negativamente por cobranças inesperadas.
4. Condições excludentes
As situações excludentes são aquelas que invalidam o direito à indenização, portanto, exigem muita atenção durante a leitura. Um exemplo comum seria a evidência de fraudes na ativação do seguro, invalidando o direito ao recebimento da indenização. Por isso, é uma cláusula que merece ser lida com calma e dedicação.
5. Vigências
Por último, mas muito importante, é o período de contratação. Alguns seguros são automaticamente renováveis, outros contam com uma vigência fechada e outros ainda determinam uma multa por cancelamento antecipado, que viola o tempo de fidelização. Isso tudo você encontra durante a leitura do documento, antes da contratação.
Quais os principais direitos e deveres do segurado?
Não é possível listar todos os direitos e deveres justamente pelo número de apólices no mercado. A forma mais prática e honesta de responder a essa pergunta é que o segurado tem direito a tudo que lhe foi prometido e condicionado no contrato, desde que realize os pagamentos e não incorra em nenhuma condição excludente, que invalide o seu direito à indenização.
Como analisar tudo isso da melhor forma?
Com calma, tempo e atenção. A leitura de um contrato de seguro não pode ser feita com pressa, euforia e ansiedade. Uma apólice de seguro é um dos investimentos mais importantes que você pode fazer para garantir sua proteção, estabilidade e previsibilidade financeira da sua autogestão. Portanto, isso precisa ser feito de maneira atenta e estratégica.
O que fazer em caso de cláusulas abusivas ou desproporcionais?
Muitas vezes, ao lidar com seguradoras de baixa credibilidade, o consumidor pode se deparar com cláusulas completamente desconectadas da realidade, que impõem multas surreais ou até mesmo condições excludentes injustificadas. Ao se deparar com isso, é possível reportar a situação ao seu corretor e tentar alterar o contrato para atender às suas expectativas.
No entanto, as chances de que você encontre resistência do outro lado são altas, então é preciso ver isso de maneira positiva, pois você acaba de se livrar de uma contratação ruim. Afinal de contas, o mercado está repleto de boas empresas, com histórico de tecnologia, inovação e confiabilidade, como é o caso da Simple2u.
Por isso, o melhor a se fazer é buscar uma organização que já tenha uma grande reputação no mercado, que seja consolidada por oferecer uma experiência única, prática e realmente confiável. Afinal, um seguro é o tipo de investimento que você usará justamente no momento em que mais precisa, quando tudo o que você quer é ajuda e apoio, e não problemas e complicações.
Como pôde ver, o contrato é o documento mais importante na contratação de um seguro, pois reúne e oficializa todas as condições, os direitos, os deveres e as expectativas entre ambas as partes da negociação. Por isso, é fundamental escolher uma empresa que esteja comprometida com a sua proteção.
Agora que você sabe a importância do contrato de seguro para a qualidade da sua experiência, aproveite o momento para conhecer e contratar as apólices de uma das maiores referências do mercado. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!