homem cobrindo com suas mãos uma casa, carro e família em miniatura

Aprenda o que é cobertura de seguro e como se diferencia das assistências

Como todos sabemos, o mercado de seguros tem muitas palavras especiais, como apólices, coberturas e assistências, que servem para descrever a importância e o significado de cada item durante a contratação. Por isso, elaboramos este post para acabar com uma confusão comum nesse tema.

Afinal, você sabe o que é cobertura de seguro? Ou, ainda, você conhece as diferenças entre as coberturas e as assistências? Bem, isso é o que você descobrirá nesta leitura! Assim, você entenderá por que é importante investir em um seguro personalizado e que atenda às suas expectativas. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que as pessoas confundem esses temas?

Até pouco tempo atrás, os seguros não eram serviços exatamente fáceis de se entender. A contratação tradicional costumava ser complicada e cheia de tecnicalidades. E foi com o avanço da tecnologia e o surgimento de plataformas como a Simple2u que essa realidade mudou.

Com a nossa chegada no mercado, além de revolucionar a contratação dos seguros, também estamos ajudando na educação dos consumidores sobre esses produtos, colocando os pingos nos “is”, e explicando de maneira intuitiva, prática e didática o significado de cada termo durante a sua contratação.

O que é cobertura de seguro?

A começar pelo item principal. A cobertura nada mais é do que uma condição, previamente descrita no contrato, em que a seguradora se dispõe a indenizar o cliente. Então, vamos pensar, por exemplo, em um seguro contra acidentes pessoais. Nesse tipo de apólice, as principais coberturas costumam ser:

  • MAC — Morte Acidental;
  • MACVC — Morte Acidental Vítima de Crime;
  • IPTA — Invalidez Permanente por Acidente;
  • IPTAVC — Invalidez Permanente por Acidente Vítima de Crime;
  • DMHOA — Despesas Médico-hospitalares e Odontológicas por Acidente.

E isso já dá uma ideia de como funciona a cobertura de seguro. Para estar apto a receber a indenização e o suporte oferecido pela apólice, basta atender aos requisitos da cobertura, que estão dispostos no contrato. Viu só? É simples: as coberturas são as situações e condições nas quais você está protegido pelo seu seguro.

O que são as assistências?

Com o passar do tempo, o mercado foi se tornando mais competitivo, e isso exigiu que as empresas renovassem seus produtos, entregando cada vez mais valor para os clientes. Foi aí que surgiram as assistências, que não têm nada a ver com as coberturas. Pense, por exemplo, em um seguro residencial.

Nesse tipo de apólice, as coberturas mais comuns indenizam em caso de prejuízos causados por incêndios, relâmpagos, catástrofes naturais, roubos, furtos e por aí adiante. Como você viu no tópico anterior, todos esses exemplos são coberturas — que são condições e cenários, descritos em contrato, em que o seguro te protege.

Já as assistências são serviços e comodidades adicionais. Um bom seguro residencial, por exemplo, pode incluir as coberturas acima e assistências diferenciais, como chaveiro 24 horas, encanador, limpeza, eletricista e por aí adiante.

Por que é importante entender isso antes da contratação?

Uma boa apólice é aquela que atende todas as suas expectativas. E é por isso que é tão importante entender essas palavras e saber o que observar na hora de contratar um seguro. Sem conhecer a diferença entre esses serviços, você corre o risco de contratar um produto que não ofereça uma boa proteção.

Imagine que você tem uma casa em uma região famosa por seus vendavais e clima delicado, mas não contrata a cobertura de catástrofes naturais. Percebe? O seguro deve ser contratado justamente para proteger das vulnerabilidades o objeto segurado, que pode ser a sua casa, você mesmo, a sua bicicleta ou o seu pet.

É por isso que, além de conhecer os termos desse mercado, também é importante dedicar tempo e atenção na personalização do seu seguro. Essa é uma ideia que está ganhando cada vez mais força por conta de plataformas como a Simple2U, que permite a contratação de uma apólice “sob medida”.

O que é a personalização do seguro?

Pense, por exemplo, no mercado de TV por assinatura. Se você já contratou esse serviço, é possível que já tenha se frustrado com a necessidade de pagar por coisas que nunca iria assistir, pois a experiência de compra era toda bloqueada por combos. Com os seguros, isso não precisa ser a realidade.

Com a personalização, você define exatamente o que precisa — e a Simple2U é a maior referência no tema. Com a gente, você configura o seguro do jeito que prefere. Muito além de escolher as assistências opcionais, você pode selecionar os dias e horários nos quais deseja estar protegido — e isso é uma solução inédita no mercado.

Por que é importante investir em um seguro personalizado?

Porque é a melhor decisão do ponto de vista financeiro. Pense bem, as pessoas pagam por seguro 100% do tempo, mas não estão 100% do tempo expostas aos riscos. É por isso que o seguro personalizado é uma verdadeira revolução nesse mercado, pois oferece proteção sob demanda para os clientes segurados.

E se você quiser deixar o seguro ligado o tempo todo, sem problemas. É disso que se trata: controle completo sobre como você investe nesse serviço. No fim das contas, o que realmente importa é estar protegido quando você mais precisa, e para isso você deve contratar o seguro.

Outro detalhe interessante é que, com um seguro personalizado, você também pode contratar assistências diretamente no app do seu celular. Em nossas apólices, oferecemos quatro pacotes de assistências, que podem ser ativadas individualmente, tais como:

  • 7 assistências para saúde, como desconto em medicação, orientação fitness, nutricional e mais;
  • 4 assistências para automóveis, como chaveiro, mecânico, reboque e motorista substituto;
  • 9 assistências para bike, como chaveiro, troca de pneu, quebra de corrente, entre outros;
  • 12 assistências para pets, como vacinas, hospedagens, despesas, cirurgias e afins.

E essas são algumas das qualidades mais importantes para quem deseja saber como avaliar um seguro. No fim das contas, a personalização é a forma máxima de respeitar o consumidor e deixar que este defina a melhor forma de interagir com o produto.

Agora que você sabe o que é cobertura de seguro, aproveite para ver como esse mercado está evoluindo junto com a tecnologia. Para isso, basta conferir nosso outro post exclusivo sobre o tema, em que explicamos o que são as insurtechs e como elas beneficiam o consumidor!

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Redação Simple2u

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O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

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