uma pessoas entregando algumas notas de cem reais para outra pessoa

Impulsione sua carreira: confira 5 dicas para negociar um salário melhor

Se você sente que está dando o seu máximo, mas o valor recebido não corresponde ao seu esforço, saber como negociar salário é fundamental. Essa habilidade vale tanto para quem está buscando uma nova oportunidade quanto para quem quer uma valorização no atual emprego.

E não estamos falando apenas de ter mais grana no bolso, mas de garantir o reconhecimento justo pelo seu trabalho, tempo e conhecimento.

Por isso, vamos te mostrar como você pode fazer isso de forma eficaz, com 5 dicas que são facinho de seguir, sem medo de encarar a conversa sobre dinheiro. Confira!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Seja em uma vaga nova na sua empresa ou mesmo para uma recolocação profissional, para conquistar um salário justo e valorizado, é hora de entrar em ação e fazer uma pesquisa de mercado. No mundo das negociações salariais, conhecimento é poder, e nós queremos que você esteja superempoderado!

Comece vasculhando a web em busca de informações sobre os salários médios para o cargo que você tanto quer. Uma boa dica é consultar site como o Glassdoor e Salário.com.br. Também veja pesquisas salariais e troque uma ideia com colegas de profissão.

Quanto mais dados você tiver em mãos, mais forte será sua argumentação durante a negociação. Outra dica é descobrir quais são os benefícios mais comuns, como vale-alimentação, possibilidade de trabalhar em home office, plano de saúde e até mesmo programas de incentivo.

Além disso, fique de olho nos bônus e premiações que serão dados de acordo com o desempenho e os resultados que você alcançar. Essas recompensas extras serão um grande impulso para a sua carreira e seu bolso.

2. Seja flexível

Agora que você já tem informações valiosas sobre o mercado, é hora de entrar no ringue do acordo salarial com uma atitude flexível. Aqui, a ideia é ser jogo aberto para escutar, entender e encontrar soluções que atendam às suas necessidades e as da empresa.

Em muitos casos, as objeções podem surgir, como restrições orçamentárias ou políticas internas da empresa. Nesses momentos, é a hora de você mostrar suas habilidades de flexibilidade e estratégia.

Por exemplo, se o empregador apresenta uma restrição orçamentária, que tal sugerir um plano de reajustes semestrais ou anuais atrelados ao seu desempenho? Se a política da empresa é de não negociar o salário inicial, que tal propor uma revisão salarial após um determinado período?

Também esteja preparado para discutir outros pontos além do salário, como benefícios extras, horários flexíveis, planos de aposentadoria ou até mesmo oportunidades de crescimento.

O importante é mostrar ao empregador que você está disposto a colaborar e encontrar um terreno comum que beneficie a todos. É como um jogo de tabuleiro: você precisa pensar em todos os movimentos possíveis e ter estratégias prontas para cada cenário. Essa postura pode ser um grande diferencial na hora de conquistar um salário justo e valorizado.

3. Tenha uma argumentação persuasiva

Agora é a hora de trazer todas as suas conquistas para a mesa. Não é hora de ser modesto, não. É hora de ser persuasivo e mostrar todo o valor que você pode trazer para a empresa.

Vamos pensar na seguinte situação: você está diante do recrutador, nervoso e pronto para defender o seu valor. Como você pode fazer isso de forma persuasiva e impactante?

Uma dica é começar a conversa destacando suas maiores conquistas profissionais. Talvez você tenha liderado um projeto desafiador que resultou em um aumento significativo nas vendas da empresa. Ou, quem sabe, suas ideias inovadoras tenham resultado na criação de um produto que se tornou um sucesso de vendas.

Mas só falar não basta, é preciso comprovar. Traga dados quantitativos que evidenciem o impacto positivo do seu trabalho. Mostre com números o quanto você contribuiu para o crescimento da empresa.

E não se esqueça de personalizar seu discurso. Cada empresa tem suas particularidades e desafios. Conhecer bem a empresa para a qual você está negociando pode te ajudar a moldar seus argumentos de forma mais eficaz, mostrando como suas habilidades e experiências podem ser úteis no contexto específico da empresa.

4. Conheça o seu valor

Chegou a hora de se empoderar e reconhecer o seu verdadeiro valor! Não vai pensando que é só para quem tem carteira assinada, não. Freelancers ou PJ também precisam ter vez e voz. Então, antes de partir para aquela conversa de negociação salarial, é importante saber do seu próprio potencial e das skills incríveis que você tem na bagagem, viu? Se conhecer bem é a chave para mandar bem e conseguir aquele aumento merecido! Para isso, confira o checklist a seguir:

  • faça uma autoavaliação das suas habilidades e experiências relevantes;
  • pesquise o salário médio para profissionais com perfil similar ao seu;
  • considere suas conquistas passadas e projetos de destaque;
  • prepare argumentos sólidos baseados em resultados concretos;
  • esteja atualizado sobre as novidades do mercado e da sua área;
  • seja confiante ao apresentar suas expectativas salariais;
  • lembre-se do valor que você traz para a empresa.

5. Não tenha medo de negociar

Sabe aquela sensação de frio na barriga antes de um grande momento? Talvez seja porque você sabe que é importante. Negociar salário é um desses momentos e você precisa se lançar com tudo!

É um direito seu e não tem nada de errado em discutir o valor do seu trabalho. Então, deixe o nervosismo de lado e vá para essa conversa com confiança. Agora, aqui vai a parte complicada: muitas vezes, a empresa pode não estar pronta para atender seu pedido de primeira.

Se esse for o caso, seja persistente, mas também respeitoso. Se mesmo assim não for possível, explore alternativas, como benefícios não monetários, horários flexíveis ou planos de carreira.

Tenha em mente que seu objetivo é construir uma solução que funcione para todos. E se a negociação ficar difícil, respire fundo, mantenha a calma e siga em frente. O medo é um péssimo conselheiro, por isso, o deixe de lado. Vá com tudo, porque você merece!

Agora é hora de botar em prática as dicas que você aprendeu sobre como negociar salário. Então, pesquise, seja flexível e confiante. Com determinação, vai garantir um valor justo e compatível com seu esforço. Sucesso na sua jornada!

Quer se tornar um verdadeiro mestre no aprimoramento da sua vida profissional e pessoal? Não perca tempo! Assine agora mesmo nossa newsletter e receba uma infinidade de dicas incríveis, capazes de impulsionar sua carreira a um nível extraordinário!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.