duas pessoas pedalando em uma trilha onde o horizonte são várias montanhas e árvores

Como ser um bom ciclista e quais cuidados deve-se tomar?

Um trânsito seguro depende da colaboração de todos que percorrem as ruas. Mesmo as pessoas que utilizam veículos não motorizados, como as bicicletas, têm um papel importante na prevenção de acidentes. E se esse é o seu caso, vale a pena aprender como ser um bom ciclista, não é?

Tem uma série de práticas que você pode adotar para tornar a condução mais tranquila. Os cuidados devem estar presentes em qualquer situação, seja um passeio descontraído para fazer exercícios, seja um deslocamento diário até o local de trabalho.

Que tal ver exemplos de ações positivas? Fique conosco e confira as melhores dicas!

Usar equipamentos de proteção

A preparação para uma experiência agradável começa na escolha das roupas, do calçado e dos acessórios. É importante usar um tênis confortável e uma vestimenta leve, que proporcione liberdade de movimentos. Só evite as peças que deixam muita folga entre a pele e o tecido, para não ter o risco de enroscar.

Os equipamentos de proteção também merecem destaque. Mesmo que não sejam obrigatórios por lei, devem estar entre as prioridades de quem busca como ser um bom ciclista. A lista inclui principalmente o capacete para proteger a cabeça durante quedas e outros impactos. Um bom par de luvas, óculos e joelheiras também são bem-vindos.

Revisar a bicicleta antes de sair

Como todo tipo de veículo, as bikes precisam passar por análises frequentes. Esse cuidado permite identificar problemas e agir com antecedência para fazer os devidos reparos. Então, não custa perder alguns minutos do dia para revisar os componentes e garantir que tudo está em ordem.

O ideal é que você sempre dê uma olhada na bicicleta antes de sair de casa e, no trecho inicial de deslocamento, se concentre em verificar questões de barulho, tremor ou desalinhamento. Se perceber qualquer alteração, como câmbio desregulado ou dificuldade para trocar as marchas, vá atrás de um profissional especializado para consertar as falhas.

Contratar um seguro

Toda pessoa, por mais cautelosa que seja, está sujeita a sofrer acidentes de todos os tipos. No trânsito, a preocupação com ocorrências graves tende a ser maior pelo fato de que cada condutor depende da boa conduta dos demais. Ou seja, além de respeitar as normas e agir com prudência, é necessário que você conte com a sensatez de outros motoristas.

É normal que as pessoas pensem nos piores cenários para deixar os familiares amparados em caso de falecimento. O seguro de vida tem essa finalidade porque garante, após algum sinistro previsto no contrato, o pagamento de uma indenização ao indivíduo que foi indicado pelo segurado.

A melhor saída para quem está em busca de como ser um bom ciclista, no entanto, pode estar no seguro de acidentes pessoais. Essa modalidade prevê suporte financeiro em caso de morte ou de lesões causadas por acontecimentos repentinos, inesperados e violentos. Assim, se você chegar a sofrer algum dano enquanto circula pelas ruas, vai poder usar o dinheiro para custear as despesas com o tratamento médico.

pessoa pedalando

Respeitar às sinalizações de trânsito

Muitos trajetos não oferecem ciclovias ou ciclofaixas, o que faz com que você precise transitar entre carros, ônibus e até caminhões. Nesses casos, a recomendação é que utilize os acostamentos das rodovias e, na ausência dessas áreas, permaneça sempre no bordo direito da pista.

Também é importante pedalar sempre no mesmo sentido dos demais veículos e respeitar todas as leis de trânsito. Isso inclui reações a semáforos, sentido de circulação em diferentes trechos e placas de sinalização. Vale reforçar que o deslocamento em espaços exclusivos para pedestres, como calçadas e passarelas, é proibido.

Colocar iluminação na bike

A instalação de elementos que deixem seu veículo em destaque traz mais segurança, principalmente quando você precisa pedalar à noite. Existem kits completos com adesivos ou luzes de sinalização para aplicar em partes estratégicas da bike, de acordo com as normas do Código Brasileiro de Trânsito.

Isso quer dizer que outra etapa de como ser um bom ciclista é o investimento em refletores e lanternas. Portanto, separe parte do seu orçamento para equipar a bicicleta com sinalizadores nos pedais, na dianteira (luz branca), na traseira (luz vermelha com efeito de pisca rápido/intermitente) e nas laterais das rodas.

A presença desses recursos vai fazer com que outros motoristas enxerguem você no escuro, reduzindo o risco de colisões e outros acidentes. Para melhorar a comunicação visual, você pode usar colete reflexivo, instalar uma campainha e fixar um espelho retrovisor do lado esquerdo.

Sinalizar as movimentações

Considerando que as bicicletas não têm seta, nem luz de freio, é importante enviar comandos constantes aos demais condutores. O melhor jeito é usar as mãos e os braços para indicar mudanças de direção, paradas e até a presença de obstáculos no caminho.

Pense que você estará dividindo a pista com carros e outros veículos de grande porte, muitas vezes em alta velocidade. Então, se quer saber como ser um bom ciclista, aja com antecedência para garantir que outras pessoas reconheçam seus sinais. É uma conduta que previne desde desentendimentos até ocorrências graves.

Praticar a direção defensiva

Essa tática serve para que você se antecipe a possíveis problemas e tenha tempo suficiente para reagir. Lembre-se de que a imprudência de outra pessoa pode afetar a sua vida de forma negativa, então, fique de olho em cada ação no trânsito e siga os seguintes cuidados:

  • permanecer a uma distância segura dos demais veículos;
  • respeitar a velocidade limite estabelecida para o trajeto;
  • manter as duas mãos no guidão;
  • não usar celular ou conversar com outros motoristas;
  • ficar distante de portas de carros, pois podem ser abertas abruptamente.

Manter o foco na direção vai ajudar você a lidar com condições adversas sem tanto improviso. Também faça a sua parte ao eliminar manobras arriscadas da rotina, como andar em zigue-zague ou acelerar demais nas curvas.

E aí, tudo pronto para colaborar com um trânsito seguro? Agoraque descobriu como ser um bom ciclista, vá em busca das mudanças necessárias para atingir seu objetivo. Para facilitar ainda mais a sua vida, saiba que já é possível contratar diferentes tipos de seguro online.

Gostou deste post? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para orientar outras pessoas!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.