casal brincando dentro de casa

Comprar ou alugar imóvel? Qual é mais barato?

Encontrar o lugar ideal para morar não é fácil. Além de diversos aspectos a serem avaliados (como a localização e se a escolha será por uma casa ou um apartamento), é preciso considerar qual opção é mais interessante, inclusive do ponto de vista financeiro. É melhor comprar ou alugar imóvel?

Essa dúvida é bem comum e não é por menos, já que essa decisão afeta a vida por um longo período. Dessa forma, vamos mostrar ao longo deste conteúdo os pontos positivos e negativos de cada opção e o que você precisa avaliar antes de colocar a mão nas chaves. Boa leitura!

Quais as vantagens e as desvantagens de comprar um imóvel?

Vamos começar pela opção que geralmente é o sonho da maioria das pessoas: a compra de um imóvel. Nessas horas, embora seja importante, o aspecto financeiro não é o único que pesa na escolha.

Nem sempre comprar uma casa é uma boa decisão, dependendo do seu momento de vida. Opções equivocadas comprometem seu planejamento para o futuro por muito tempo. Isso acontece principalmente porque adquirir um imóvel representa um compromisso de longo prazo.

Para quem é jovem, isso pode ser uma desvantagem. Normalmente, essa época da vida representa o começo da carreira e um momento de incertezas no qual não se tem muita perspectiva de onde se quer morar, quais são os planos de composição de família ou mesmo qual será a necessidade de futuras mudanças em decorrência do trabalho.

Além disso, o processo de compra de um imóvel é burocrático, principalmente se a opção escolhida para o pagamento for um financiamento bancário. Para aprovar o crédito, é necessário percorrer várias etapas e comprovar uma série de condições, incluindo garantias financeiras e o pagamento de uma entrada, que normalmente tem um valor considerável.

Por outro lado, a aquisição do imóvel fortalecerá seu patrimônio e, dependendo das circunstâncias, vai servir como uma fonte de renda, já será possível colocá-lo para locação no futuro, se esse for o caso.

A compra do imóvel também permite uma maior personalização de todos os aspectos da propriedade. Estando em seu nome, você terá a liberdade de fazer as mudanças necessárias para que ela fique com a sua cara e atenda a todas as suas necessidades em diferentes momentos da vida.

E quais os pontos positivos e os negativos do aluguel?

Por muito tempo, morar de aluguel foi uma opção malvista entre a maioria das pessoas. No entanto, tal escolha é interessante em determinadas circunstâncias, mesmo quando comparada à possibilidade de comprar um imóvel.

A locação de um imóvel garante maior flexibilidade para quem precisa se mudar com frequência, seja a trabalho ou por qualquer outro motivo. Outra vantagem é que não é preciso ter grandes reservas financeiras para alugar uma casa ou apartamento.

Foi-se o tempo em que a própria exigência de um fiador era uma obrigação. Atualmente, o mercado oferece uma série de alternativas como garantia para o contrato, incluindo depósito-caução ou seguro-fiança. Dessa forma, a burocracia para fechar negócio cai bastante.

Quem optar pela locação também evita assumir o compromisso de uma dívida que tende a durar décadas, como acontece em um financiamento imobiliário. Contratos de locação preveem a possibilidade de que o inquilino saia do imóvel sem qualquer custo após determinado período, o que é uma boa notícia para quem não decidiu onde quer se estabelecer ou talvez precise mudar de novo depois de um tempo.

Além disso, a locação sai mais em conta para quem tem amigos, parentes ou cônjuges para dividir o aluguel. Talvez essas pessoas não estejam interessadas em entrar em um financiamento, mas topam rachar as despesas de um contrato para viver coletivamente em uma casa ou um apartamento.

De todo modo, vale lembrar de que, na hora de alugar um imóvel, será preciso se submeter a um acordo com o proprietário, havendo poucas possibilidades de personalização da residência e sem retorno nenhum por todos os valores pagos. Não se esqueça também dos reajustes periódicos dos contratos de aluguel.

casal se abraçando

O que considerar para escolher a melhor opção?

Agora que você tem um panorama do que há de bom e de ruim em cada opção, veja nos tópicos a seguir o que colocar na ponta do lápis antes de decidir qual a melhor alternativa de acordo com suas necessidades.

Retorno financeiro de cada opção

Para quem se preocupa com a rentabilidade financeira de cada alternativa, é recomendável fazer as contas sobre as possibilidades de ganhos. De forma resumida, se o valor do aluguel em relação ao preço do imóvel for menor que a rentabilidade dos investimentos mais comuns do mercado (Tesouro Direto, por exemplo), a locação é um melhor negócio.

Para chegar a esse número, pegue a cotação do imóvel no mercado e divida pelo aluguel. Assim, em um imóvel de R$ 750 mil com aluguel de R$ 2.500, o locatário paga por mês 0,33% do valor da propriedade. Se os principais investimentos do mercado pagarem 0,5% ao mês de retorno, vale mais a pena alugar.

Situação financeira atual

Os cálculos precisam levar em conta a situação financeira atual. Se no momento não é possível arcar com o valor de entrada, talvez seja melhor focar o aluguel. Do mesmo modo, é preciso ter certeza de que o valor do aluguel cabe no seu orçamento.

Hábitos de vida

Considere nessa equação a proximidade não apenas com o trabalho, mas também com círculos familiares e sociais, além do acesso aos serviços que você mais usa. Muitas vezes, locais mais afastados oferecem moradia mais barata, mas apresentam deficiências de infraestrutura.

Perspectivas para o futuro

Quem não tem filhos agora opta por morar num imóvel menor, com menos quartos. Contudo, isso pode mudar no futuro. Então, considere esses aspectos, bem como a destinação que você pretende dar à propriedade após a aquisição (transformá-la em uma fonte de renda, por exemplo).

Mesmo com tudo isso, não é fácil decidir entre comprar ou alugar imóvel. Porém, seja qual for a escolha, mantenha uma organização financeira bastante detalhada a fim de manter tudo em ordem e garantir uma convivência tranquila e segura na moradia, não importando se ela é própria ou alugada.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais para chegar mais longe!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.