mulher ao lado da frente do seu carro batido com a mão na testa enquanto liga para o socorro

Esclareça as suas dúvidas sobre o que é sinistro na Simple2u

Só quem já passou pela situação de ter problemas por não prestar atenção ao ler um contrato sabe o quanto é importante entender todos os termos e condições que estão na apólice. Quando falamos de seguros, é comum que apareçam muitos que não são tão claros quanto parecem.

Por isso, para evitar problemas e frustrações no futuro, é essencial que você compreenda o significado dos principais termos usados no mundo dos seguros. Entender o que significa “sinistro”, por exemplo, é fundamental para saber em quais situações você pode acionar o seguro que contratou.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, vamos explicar o que é sinistro e o que você precisa saber antes de acionar o seguro neste artigo. Confira! 👇

O que é sinistro?

O “sinistro” é um termo muito usado nos contratos de seguro. Ele se refere a qualquer acontecimento que cause danos (totais ou parciais) ao bem que está segurado. Em outras palavras, sinistro é a ocorrência de um dos riscos descritos na apólice do seguro. Se o dano que você sofreu estiver coberto pelo contrato, pode acionar o seguro para receber a indenização necessária.

Quais são os principais tipos de sinistros em seguros?

Hoje em dia, as seguradoras procuram oferecer coberturas cada vez mais completas para garantir a satisfação dos seus clientes. Isso significa que os tipos de sinistros cobertos pelos seguros estão cada vez mais variados. A seguir, vamos explicar os principais:

Roubo e furto

Esse tipo de sinistro é comum tanto em seguros residenciais quanto em seguros de veículos. Mas é importante entender a diferença entre roubo e furto:

Roubo: acontece quando a vítima tem contato direto com o criminoso, ou seja, ela está presente na hora do crime. Muitas vezes, o roubo envolve violência ou ameaça;

Furto: ocorre quando alguém pega um bem sem que o dono perceba, ou seja, sem contato direto. Para acionar o seguro por furto, é preciso comprovar o ocorrido por meio de um inquérito policial.

Por exemplo, quem tem seguro residencial deve comprovar um furto mostrando danos na casa, como portas ou janelas arrombadas, visto que comprova que o furto foi qualificado.

Causas naturais

Os seguros residenciais e de veículos também cobrem danos causados por fenômenos naturais. 🌪️🌧️ Esses danos podem ser provocados por:

Vendavais;

Enchentes e alagamentos;

Terremotos;

Deslizamentos de terra.

Danos a terceiros

Essa cobertura serve para reparar danos que o segurado possa causar a outras pessoas. No seguro residencial, ela pode ser usada se um acidente dentro da sua casa ferir alguém. Já no seguro de automóveis, ela cobre danos que você causar a outros veículos ou pessoas em um acidente de trânsito.

O que fazer em caso de sinistro?

Se ocorrer um sinistro (seja ele um dos mencionados acima ou outro que esteja na apólice), a seguradora deve pagar a indenização conforme o contrato. Para acionar o seguro, siga estas etapas:

1. Confirme se houve (ou não) feridos

Como mencionamos, existem diversas possibilidades de ocorrer um sinistro envolvendo vítimas. Caso uma delas ocorra com você, juntamente de outras pessoas, a primeira coisa a fazer é verificar se alguém está ferido e chamar ajuda médica se necessário.

2. Isole o bem danificado

Depois de garantir o socorro às vítimas, isole o bem que foi danificado. Isso é importante porque a seguradora precisa vistoriar o local ou o bem antes de liberar a indenização. Manter tudo como estava no momento do sinistro ajuda a evitar mais danos e facilita a análise dos peritos. 🚧

3. Acione a seguradora

Agora, é hora de avisar a seguradora. Você pode ir até a empresa, ligar ou falar com seu corretor de seguros. Explique o que aconteceu, detalhando os danos e as perdas. Também informe se mais pessoas foram afetadas.

4. Aguarde a apuração dos danos

A seguradora vai investigar o que aconteceu, coletando informações, documentos e depoimentos. Esse processo pode levar um tempo, então, é importante ter paciência. A seguradora vai verificar se o sinistro está coberto pela apólice. Se tudo estiver correto, ela pagará a indenização, e o processo será concluído. 💰

Quando pode haver a perda de direito em caso de sinistro?

Embora os direitos do segurado estejam garantidos na apólice, existem situações que podem levar à perda deles. Veja alguns exemplos:

Cobertura insuficiente: se o sinistro não estiver coberto pelo seu seguro, a seguradora não vai pagar a indenização;

Riscos excluídos: algumas apólices têm cláusulas que excluem certos tipos de risco, como danos causados por atos de guerra ou desastres nucleares;

Não seguir as orientações: se o segurado não seguir as orientações da seguradora, como deixar de isolar o local do sinistro, ele pode perder o direito à indenização.

Portanto, é muito importante conhecer todas as condições do seu seguro e seguir as orientações da seguradora para não ter surpresas desagradáveis.

Ah, e se você quer contratar um seguro, você conte com a Simple2u. Somos uma seguradora totalmente online e temos seguros para casa, celular, bike e acidentes pessoais. Faça uma simulação em poucos cliques e garanta mais proteção para você e para os seus bens.

Agora que você já sabe o que é um sinistro, reforçamos a importância de entender os principais termos usados no mercado de seguros. Conhecer bem o que indenização, prêmio, corretora, apólice e outros significam evita muita dor de cabeça no futuro. Por isso, confira nosso conteúdo e entenda sobre todos os termos do contrato de seguro. Abraços e até a próxima leitura!

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Redação Simple2u

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O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

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