homem dentro de uma segurando um celular na mão com a logo do airbnb na tela

Problemas com o Airbnb para anfitriões: o que fazer quando as coisas dão errado?

Muito se fala sobre os cuidados que as pessoas devem tomar ao planejar uma viagem e encontrar um lugar para ficar. No entanto, os proprietários também podem ter problemas com o Airbnb e outras plataformas de aluguel por temporada. Não é para menos, já que se trata de abrir as portas da sua casa para hóspedes que você não conhece pessoalmente.

Cada hospedagem agendada é como apostar na loteria — você precisa contar com um pouco de sorte para que tudo saia como esperado. Para não ter prejuízos depois, é importante entender o que pode dar errado e como garantir a proteção necessária para aproveitar as vantagens do Airbnb.

Neste post, confira quais são os principais problemas com o Airbnb que os anfitriões enfrentam e o que pode ser feito para resolver as coisas sem dor de cabeça. Boa leitura!

Por que alugar o imóvel por meio do Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma muito popular de aluguel de acomodações dos mais diversos tipos — dá para encontrar casas, apartamentos, chalés e até mesmo barcos por lá — em destinos nacionais e internacionais. Um estudante que vai fazer vestibular em outra cidade pode alugar um quarto por uma noite, enquanto uma família de férias pode alugar uma casa inteira por duas semanas, por exemplo.

A flexibilidade que o Airbnb oferece para hóspedes e anfitriões faz com que essa seja uma ótima alternativa para quem tem um espaço disponível e quer faturar uma grana extra no fim do mês. O problema é que, como não deve ser difícil de imaginar, alguns hóspedes podem dar trabalho e os anfitriões precisam estar preparados para lidar com os transtornos.

Quais são os principais problemas com o Airbnb para os anfitriões?

A seguir, destacamos os principais tipos de problemas com hospedagens que os proprietários enfrentam. Veja quais são eles!

Danos à propriedade

Os danos ao imóvel são uma das maiores preocupações dos anfitriões que alugam espaços por curtos períodos, como ocorre na plataforma. É claro que muitas pessoas têm o bom senso de cuidar direitinho dos locais onde se hospedam, mas o fato é que sempre existe o risco de um hóspede não ser tão cuidadoso ou que acidentes aconteçam.

Por isso, um dos principais problemas com o Airbnb para os proprietários é descobrir que seus hóspedes se comportaram tão bem quanto uma criança de 5 anos. Já pensou no transtorno que é você entregar a casa toda organizada e depois se deparar com móveis e outros objetos danificados, torneiras e vidros quebrados, entre outros tipos de danos?

Embora a plataforma tenha uma política de reembolso, pode haver situações em que o próprio anfitrião é quem tem de colocar a mão no bolso para arcar com os prejuízos.

Violação das regras

Quando você decide anunciar um espaço no Airbnb, é natural estabelecer algumas regras para os hóspedes, como horário de check-in e possibilidade ou não de dar festas no local. Nos casos em que o imóvel fica em um condomínio, também é necessário definir as regras para uso das áreas comuns e a entrada de visitantes.

Mas é claro que sempre vai aparecer um ou outro hóspede que desrespeita as regras e deixaria assustado até o Norman Bates, dono do hotel do filme Psicose (1960). Festas com muitos convidados e som alto até altas horas da noite, por exemplo, são problemas recorrentes. Para os hóspedes, é diversão garantida. Para o anfitrião, é uma dor de cabeça daquelas!

Além de criar problemas com a vizinhança, isso ainda aumenta as chances de você dar de cara com danos materiais. Afinal de contas, as pessoas bebem, ficam empolgadas, resolvem gravar dancinhas para o TikTok e aí já viu… No dia seguinte, você vai levar um susto com o cenário de guerra na sua sala de estar.

mulhe rme uma ligação com uma expressão de frustrada

Golpes

As tentativas de golpes aplicadas por hóspedes também estão entre os problemas com o Airbnb que os anfitriões precisam contornar. Há quem minta como o próprio Pinóquio, alegando que a acomodação não correspondeu às expectativas, mas sem ter um motivo real, só para deixar o local antes do fim do período combinado para o aluguel por temporada.

Nesse tipo de situação, os hóspedes podem ser realocados para outro espaço e até conseguir reembolso dos valores. O anfitrião, por sua vez, corre o risco de não receber pelas diárias e ainda ter a conta suspensa por desrespeitar as regras, caso os hóspedes que agiram de má fé relatem irregularidades no imóvel e nas atitudes do anfitrião.

Cancelamento de reservas

O cancelamento de reservas pode acontecer tanto por parte do hóspede quanto do anfitrião, sendo um problema em ambos os casos. Quando o hóspede cancela em cima da hora, o planejamento financeiro do proprietário fica todo bagunçado porque, a depender da sua política de cancelamento, pode ter de fazer o reembolso do valor já recebido.

Caso o próprio anfitrião cancele uma reserva, é obrigatório pagar uma taxa de cancelamento que pode pesar no bolso, pois o valor varia de acordo com o total das diárias reservadas. Para completar, ainda há outras consequências, como o impedimento de aceitar novas reservas para as mesmas datas e até a suspensão ou remoção do anúncio e da conta no Airbnb.

Como um Seguro Residencial pode ajudar?

Diante dos contratempos que você pode ter de enfrentar ao receber hóspedes no seu imóvel, contratar um Seguro Residencial é uma estratégia que ajudar a minimizar os transtornos. Afinal, os danos ao imóvel estão entre os principais problemas com o Airbnb para os anfitriões.

Um bom Seguro Residencial oferece coberturas para quebra de vidros, granitos e outros materiais, danos elétricos, roubo e furto, incêndio, impactos de veículos, entre muitas outras possibilidades. Como deve dar para perceber, são coberturas muito bem-vindas para quem lida com hóspedes imprevisíveis.

Além disso, ainda dá para incluir um pacote de assistências para outras situações que uma hora ou outra acontecem no imóvel. Pintura, dedetização, reparos no encanamento, montagem de móveis, conserto de goteiras e instalação de aparelhos elétricos, torneiras e cortinas são algumas opções.

A Simple2u oferece exatamente esse tipo de seguro, assim como as assistências, para você não precisar se preocupar com as hospedagens do Airbnb. Uma característica importante é que se trata de um seguro digital e sob demanda, o que significa que você pode ativar a cobertura quando quiser — nos dias em que o imóvel estiver alugado, por exemplo. Uma solução perfeita, não?

O Seguro Residencial da Simple2u é ideal para amenizar boa parte dos problemas com o Airbnb. Você faz toda a contratação do seguro online e depois pode controlar os momentos em que a cobertura permanecerá ativa, fazendo com que os possíveis danos ao seu imóvel não sejam mais um transtorno que vem com as hospedagens.

Gostou da leitura? Acompanhe as nossas páginas no Facebook, no Instagram e no Twitter e confira mais conteúdos!

5/5 - (1 vote)
5/5 - (1 vote)

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.