pessoa segurando com suas duas mãos uma cidade em miniatura

Seguro para apartamento x Seguro Condomínio: veja as diferenças

Economia, prevenção e planejamento. Investir na proteção do lar é uma necessidade essencial para muitos dos nossos leitores. Por isso, elaboramos este conteúdo exclusivo sobre o tema. Aqui, você ficará sabendo tudo sobre o seguro para apartamento, uma apólice cada vez mais importante no mundo do seguro residencial.

Nesta leitura, você descobrirá as principais curiosidades sobre o tema, entendendo como funciona esse serviço, quais as diferenças do Seguro Apartamento para o Condominial e, por último e mais importante, se vale a pena a contratação dessa apólice. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é um Seguro Apartamento?

Como sugere o nome, o Seguro Apartamento é uma apólice exclusiva para a proteção de imóveis com esse perfil. Da forma como percebemos, é um serviço indispensável para uma boa gestão financeira pessoal, seja você o proprietário do imóvel em questão, seja apenas o inquilino e morador temporário.

Como toda apólice de seguro residencial, o Seguro Apartamento existe para cobrir uma série de situações e riscos que possam prejudicar a integridade do imóvel e os itens dentro dele. Coberturas simples podem incluir proteção, ou seja, indenização contra danos provocados por incêndios ou raios.

Em coberturas mais completas, é possível acrescentar proteções adicionais, com mais cenários e serviços, como a Assistência Residencial e o Suporte 24 horas, que são serviços que conectam o usuário com uma rede de profissionais técnicos de prontidão para a realização de reparos, inspeções e manutenções.

Para quem é dono do imóvel e pretende colocá-lo no mercado de locação, o Seguro Apartamento costuma ser um requisito indispensável para muitas imobiliárias, que reconhecem a importância desse serviço para minimizar riscos, atritos e responsabilidades na intermediação das locações.

No entanto, o mesmo vale para quem, de fato, mora no imóvel em questão. Com uma boa apólice, você dorme tranquilo, pois sabe que tem a casa segura e protegida, caso algo aconteça. Com o seguro, você se blinda de imprevistos e favorece o controle e a previsibilidade do seu orçamento e planejamento financeiro.

mãe, pai e seus dois filhos pequenos abraçados na sacada de casa

Como esse seguro funciona?

O Seguro Apartamento funciona de maneira semelhante ao Seguro Residencial. Basicamente, trata-se de uma apólice desenhada para a proteção de apartamentos. A amplitude das coberturas depende da necessidade do contratante, que identifica os serviços e proteções necessários no momento da simulação do seguro online.

Apólices simples, e portanto mais baratas, costumam incluir as coberturas básicas e tradicionais, como a proteção contra incêndios e raios. Além disso, existem as proteções contra prejuízos causados por furtos e roubos. Outras coberturas importantes são relativas aos contratos de locação.

Dizemos isso, pois existem coberturas que contemplam o pagamento do aluguel em um mês em que o inquilino não consiga realizar o pagamento, evitando a inadimplência imediata e garantindo o recebimento dessa fonte de renda, sem problemas, transtornos ou interrupções.

Outra cobertura muito especial para a realidade predial são os danos provocados por colisões na garagem do condomínio, o que pode contemplar bicicletas, motos, automóveis e demais veículos. Assim, não há todo aquele desgaste e discussão entre moradores até a reparação dos danos e prejuízos.

Por fim, também existe a cobertura para ressarcir equipamentos eletrônicos prejudicados por panes elétricas, além dos serviços de Assistência e Suporte Residencial, que tornam a instalação de móveis, acessórios, equipamentos e estruturas em algo muito mais simples, fácil e prático.

Quais as diferenças entre Seguro Apartamento e Seguro Condomínio?

O Seguro Apartamento é muito diferente do Seguro Condominial. Como sugere o nome, o Seguro Apartamento cobre apenas as circunstâncias que envolvem o imóvel — a maior extensão disso é a garagem relativa à unidade e, ainda assim, trata-se de uma cobertura opcional e que não está disponível em todas as seguradoras.

Já o Seguro Condominial se dedica a proteger as áreas compartilhadas pelos condôminos, como corredores, elevadores, parques, pátios, salões de festa, academias, jardins etc. Normalmente, a cobrança desse serviço é diluída na contribuição condominial de cada morador.

Sendo assim, o Seguro Apartamento é uma contratação particular, que cabe ao próprio proprietário ou inquilino do imóvel. Ninguém é obrigado a contratar essa apólice, fazendo isso apenas pelos benefícios oferecidos e pela proteção desse serviço, que se restringe ao imóvel indicado durante o contrato.

Já o Seguro Condominial é uma contratação realizada pela própria gestão do condomínio, que pode ser representada pela figura do síndico ou da empresa que administra o condomínio. Aos moradores e proprietários, cabe apenas pagar o valor proporcional, diluído em seus boletos mensais do condomínio.

Mas, claro, como toda contratação e prestação de serviço, a pesquisa e a escolha do Seguro Condominial sempre passam pelas reuniões de condomínio. Dessa forma, a adesão ao serviço é feita de maneira coletiva e oficial, validando a contratação do serviço.

Vale a pena contratar um seguro para apartamento?

Resumidamente, sim, vale e muito! Os seguros são os serviços mais importantes para a segurança e estabilidade financeira das pessoas e suas famílias. Isso vale para todos os tipos de apólices, como residenciais, automotivas, empresariais, de vida ou afins.

Dizemos isso porque a função básica de um seguro é prover segurança financeira, caso surjam imprevistos, como uma batida de carro, um pequeno incêndio residencial que danifica seus eletrônicos, uma queda de energia que queima o seu computador etc.

Com os seguros, você evita recorrer à sua reserva de emergência, ou ainda pior, a empréstimos, cheques especiais e cartões de crédito para arcar com esses prejuízos. O seguro é a sua rede de segurança para lidar com esses imprevistos, indenizando essas situações pontuais e evitando prejudicar suas finanças. No fim das contas, investir em um bom seguro é a melhor forma de guardar dinheiro, seja no curto, no médio ou no longo prazo.

Por isso, não importa se você é proprietário ou inquilino. Ter um seguro para apartamento pode ser determinante para a qualidade e estabilidade do seu orçamento. Assim, você nunca é pego de surpresa por despesas de manutenção ou gastos com a aquisição de novos eletrônicos e equipamentos.

Agora que você entende a importância do seguro para apartamento, é momento de ler outro artigo fundamental sobre o tema. Aqui, a nossa recomendação é que você dê uma olhada em um post muito especial, no qual explicamos o que observar na hora de contratar uma empresa de seguro!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.