Um pessoa analisando um calendário.

O que é a carência seguro? Entenda como funciona!

A contratação de seguros é um dos melhores investimentos para garantir a sua tranquilidade e estabilidade financeira, não é mesmo? No entanto, como em toda decisão importante, é necessário avaliar os prós e contras de cada opção disponível no mercado. Por isso, além de entender sobre as seguradoras, devemos entender sobre os termos de contrato.

Um desses termos que devemos compreender, sem dúvida, é sobre uma questão fundamental: a carência dos seguros. Afinal, esse é o tempo de vamos ter que esperar até usufruir de alguns benefícios. Para ajudá-lo, trouxemos vários tópicos completos para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Então, não perca tempo e acompanhe! 😉

O que é carência no seguro e qual seu objetivo?

A carência é um período contratual que devemos esperar até ter acesso a alguns tipos de consultas, exames e até cirurgias. Tecnicamente, o período de carência é um intervalo no qual a apólice ainda não pode ser desfrutada em sua totalidade.

Mas, como sempre, a melhor forma de entender um conceito é visualizá-lo na prática. No mercado de seguros tradicionais, é comum a existência de carências como 90 e até mesmo 180 dias. Ou seja, você contrata a apólice no dia 1, mas só está realmente “coberto” e protegido a partir do 90º dia após a contratação.

Para as seguradoras, o objetivo da carência é coibir golpes, fraudes e contratações oportunistas e prejudiciais à empresa. Há casos, que a pessoa contratou um plano de seguro para desfrutar da cobertura e em seguida acaba cancelando, gerando prejuízo para o negócio.

Então, nada mais é que um período que começa a ser contado a partir da realização do contrato, sendo um intervalo no qual o usuário ainda não está realmente “coberto” pela proteção de sua apólice. Apesar de ser uma prática comum e racional para as seguradoras, novas opções surgiram no mercado, beneficiando os consumidores de imediato.

Como saber se um seguro tem carência?

A melhor forma de identificar qualquer informação sobre um seguro é fazendo uma leitura atenta e completa do seu contrato, nele, você encontra todas as informações pertinentes ao produto, como:

  • Carência;
  • Valores;
  • Formas de pagamento;
  • Coberturas;
  • Assistências;
  • Indenizações;
  • Condições e por aí em diante.

Com a chegada das insurtechs e o seguro sob demanda, há empresas que fazem suas apólices sem carência. Então, antes de contratar, é sempre bom verificar se começaram a ganhar a atenção do mercado, oferecendo proteção na medida certa.

Quanto tempo a carência costuma durar?

Essa é uma informação que varia bastante entre os diferentes tipos de seguros e seguradoras. Por exemplo, em algumas apólices de seguro de vida, o período de carência pode ser de 90 dias (3 meses) a partir da contratação da apólice ou do ajuste (aumento) do capital segurado — e esse segundo caso é muito importante.

Suponha que você já tinha uma apólice de seguro de vida há mais de 3 anos. No entanto, em determinado momento, decide aumentar o valor da indenização em caso de ocorrência de um sinistro. O novo período de carência, de mais 90 dias, começa a contar a partir da data do ajuste no capital segurado.

Por que contar com um seguro sem carência?

Por mais compreensível que seja o objetivo das carências, todos podemos concordar que esse é um detalhe muito inconveniente para os clientes segurados. Afinal, trata-se de um período no qual você está pagando sem receber proteção alguma. Por isso, a ausência de carência é mais um dos motivos para contratar um novo seguro, customizado e digital.

uma mulher andando de bicicleta com seu filho

Além disso, vale notar que um seguro sem carência oferece uma vantagem considerável na qualidade de vida. Com um seguro tradicional, durante a carência, você vive em um estado de ansiedade, pois sabe que, se qualquer coisa acontecer, ainda não estará protegido. Com um seguro sem carência, a proteção começa logo após a assinatura do contrato.

O que avaliar antes de contratar uma empresa de seguro?

Antes de contratar uma empresa de seguro, é importante avaliar vários aspectos para garantir que você está fazendo a melhor escolha. Verifique a reputação da seguradora no mercado, incluindo avaliações de clientes e possíveis reclamações. Analise as coberturas oferecidas e certifique-se de que atendem às suas necessidades específicas.

E não se esqueça: leia atentamente os termos e condições do contrato, prestando especial atenção às exclusões. Verifique também se a apólice possui um período de carência e quanto tempo é necessário esperar para a cobertura começar a valer.

A Simple2u tem tempo de carência nos seguros?

Não! Por aqui, você não precisa cumprir um tempo de carência. Assim que você contrata um de nossos seguros, você já vai ter a devida cobertura. Isso permite que você fique mais seguro e não fique com receio desnecessário. Aqui na Simple2u, prezamos pela facilidade, desde o momento que você contrata o seguro até quando precisa acionar a sua cobertura.

👉 Agora que você sabe como identificar quando um seguro tem carência, aproveite para conhecer e contratar as melhores soluções do mercado. Para isso, faça uma simulação no nosso site e aproveite nossas coberturas e preços.

Gostou do conteúdo e quer conferir mais sobre esse nicho? Navegue mais pelo nosso blog e confira outros conteúdos. Abraços e até a próxima leitura. 🥰

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Redação Simple2u

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O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

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