duas pessoas olhando para um tablet

4 tendências de inovação no mercado de seguros

Com a crise econômica vivenciada no país e no mundo, bem como o cenário de incertezas quanto ao crescimento e desenvolvimento do mercado de serviços no país, as pessoas estão cada vez mais preocupadas em proteger seu patrimônio. Ou seja, um trabalhador que demora anos para juntar dinheiro para adquirir um veículo, por exemplo, tem visto o serviço de seguros como um grande aliado para proteger seu bem.

Essa é apenas uma simples demonstração de que as pessoas estão passando a enxergar o suporte de seguros como um investimento e não como um gasto. Isso vale para qualquer área, já que existe seguro de vida, seguro residencial, seguro de veículos etc. Além do mais, podemos destacar que esse mercado tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, sendo implementado com recursos e serviços inovadores ligados ao uso da tecnologia.

Caso você esteja por fora desse assunto, preparamos este artigo contendo quatro tendências de inovação no mercado de seguros. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Uso de Inteligência Artificial

A primeira tendência de inovação que podemos citar quanto ao mercado de seguros diz respeito ao uso de Inteligência Artificial (IA). Sobre esse ponto, já é fato que os dados são uma grande ferramenta que auxilia nas decisões estratégicas de qualquer negócio. E, é claro, no mercado de seguros não é diferente. Com um banco de dados e informações é possível obter os recursos necessários para otimizar o atendimento direcionado ao cliente.

Por ser tão relevante para desenvolver os processos de atendimento e aumentar a produtividade e escalabilidade da seguradora, muitos gestores têm visto o emprego da IA como um investimento indispensável no negócio. Pode-se ainda apontar dois principais aspectos que estão sendo bastante trabalhados no âmbito da Inteligência Artificial: o atendimento automatizado e o ganho de produtividade com a IA. Veja agora quais itens estão sendo utilizados!

Chatbots

Quando o assunto é Inteligência Artificial, uma das ferramentas mais comuns que vem em mente é o chatbot. Essa tecnologia tem grande importância para gerar agilidade direcionada ao atendimento interno e externo da empresa. Quanto à sua operabilidade, os comandos, a linguagem e os direcionamentos do robô são calculados para que o atendimento ao cliente tenha a máxima eficiência e qualidade, se propondo a resolver problemas.

Além do mais, essa ferramenta tem a capacidade de ser personalizada de acordo ao perfil do cliente, de modo que seja utilizada uma estratégia condizente com o padrão de comportamento, tipos de necessidades e modo de linguagem do consumidor. O chatbot pode ainda ser utilizado no site da seguradora ou em suas plataformas de comunicação, como é o caso do WhatsApp.

IA focada no ganho de produtividade

A tecnologia de IA é modelada tendo como uma das principais funções ampliar a produtividade das empresas. Há no mercado vários software automatizados cujo propósito é otimizar o trabalho dos corretores e analistas em tarefas de monitoramento de dados recebidos pela seguradora.

Ou seja, a plataforma opera como um robô, tendo a capacidade de ler de forma instantânea vários e-mails e mensagens das redes sociais e gerar relatórios demonstrando quais os passos que devem ser seguidos para oferecer o melhor atendimento ao cliente. Com esse auxílio, o corretor de seguros evita situações inconvenientes ou contratempos jurídicos com seus clientes.

pessoa segurando o celular

2. Transformação digital

Um dos fatos que tem se confirmado ao longo dos últimos anos é que a conectividade e as soluções digitais estão chegando para ficar. Elas estão cada dia mais presentes no nosso cotidiano, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Desse modo, quando falamos sobre atividades empresariais, as seguradoras e corretoras que negligenciam a transformação digital acabam ficando para trás diante da concorrência.

Isso porque o desenvolvimento tecnológico ligado aos recursos digitais está contribuindo para a melhoria nos processos de gestão e atendimento ao cliente. Com isso, é possível aprimorar a experiência e qualidade dos serviços prestados ao consumidor, além de otimizar custos e elevar a produtividade das equipes de operação.

Como exemplo, podemos citar os softwares de gestão, que são capazes de automatizar vários processos e melhorar a leitura de dados dos corretores. Outro conceito importante diz respeito a insurtechs, que são startups responsáveis por criar e desenvolver aplicativos ou plataformas de gestão de dados, de modo a facilitar o trabalho dos corretores, bem como as tarefas referentes à seguradora.

3. Telemetria

A telemetria é uma tecnologia que foi desenvolvida para possibilitar o monitoramento, a medição e o rastreamento de objetos por meio de dados e informações enviadas via satélite ou rádio a uma central de controle. Esse sistema já é frequentemente utilizado em empresas de logística tendo a função de evitar roubo e furto de carga.

No caso das seguradoras, contribui para a identificação de falhas no modo de direção do motorista e gera informações sobre o nível de desempenho do veículo. Dessa forma, ao se tratar de seguros automobilísticos, essa tecnologia pode ser utilizada no trabalho preventivo, já que garante a estruturação dos dados, bem como a geração de relatórios rápidos de infrações, acidentes e imprudências cometidas.

4. IoT

Também conhecido por Internet das Coisas, o monitoramento das atividades por meio da IoT tem a capacidade de trazer mais dados, bem como permitir a personalização aprimorada dos seguros, o que contribui como benefício para as pessoas e empresas que promovem ações para mitigar riscos. No entanto, essa estratégia ainda precisa ganhar escalabilidade, o que já se encontra previsto para os próximos anos.

Com a popularização da Internet das Coisas (IoT) e sua implementação em grande proporção, espera-se um maior impacto tecnológico em algumas vertentes no ramo de seguros, como é o caso de seguros residenciais. A esse respeito, podemos citar, por exemplo, os recursos ligados ao conceito de smart home ou “casa inteligente”.

Países como os Estados Unidos já utilizam tecnologias que permitem o monitoramento durante 24 horas por dia utilizando parâmetros de temperatura, umidade, velocidade relativa do vento e vibrações mecânicas. Essas condições refletem uma maior precisão da segurança residencial, bem como o aumento da sinistralidade do setor.

Portanto, essas foram as principais informações acerca das tendências de inovação no mercado de seguros. Percebe-se que esse ramo só tende a crescer e desenvolver seus processos com o tempo, implementando cada vez mais a tecnologia baseada no seguro sob demanda.

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Redação Simple2u

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Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

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