mulher sentada em um sofá com as pernas juntas e segurando suas próprias mãos

Acompanhamento terapêutico: benefícios para a sua saúde mental a longo prazo

Você já deve ter tido a sensação de que os dias estão cada vez mais curtos, não é mesmo? Isso se deve às inúmeras atividades que devemos realizar no dia a dia, com um tempo apertado para isso, o que demanda maior esforço e agilidade para cumprir todos os itens do cronograma diário. Por conta disso, há a intensificação de alguns problemas ligados à saúde, como estresse, depressão e ansiedade.

Há quem diga que depressão e ansiedade são doenças que caracterizam o estilo de vida da nova geração. Assim, cada dia mais cresce a busca por um acompanhamento terapêutico feito por profissionais capacitados para cuidar da saúde mental.

Esse tipo de assistência cumpre a função de modificar hábitos e costumes, visando adaptar o indivíduo à sua realidade de vida, tendo como base recomendações que melhorem a saúde tanto física quanto mental.

Caso você ainda não tenha noção sobre a importância do acompanhamento terapêutico, veja neste texto alguns benefícios para sua saúde como um todo. Boa leitura!

O que é acompanhamento terapêutico?

Basicamente, podemos considerar que o acompanhamento terapêutico (AT) é uma prática clínica criada fora dos meios tradicionais de tratamento (consultórios). Além do mais, acontece tendo como base o contexto de vida de quem é acompanhado, levando em consideração o cotidiano para interpretar suas experiências e formular intervenções.

Outro fato é que o AT é uma modalidade terapêutica que trabalha a autonomia, bem como a reinserção social dos indivíduos. Isso é muito importante, pois boa parte dos pacientes que procuram por esse tipo de atendimento, por vezes, se encontram isolados socialmente, o que favorece os problemas de saúde mental.

Esse tipo de atendimento clínico pode ser destacado como uma criação latino-americana implementada no Brasil em meados da década de 70 por psicanalistas argentinos. No país, o AT é moldado como uma prática clínica transdisciplinar, sendo praticada por profissionais terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, enfermeiros etc. Essa agregação híbrida gerada pelas mais diferentes áreas de formação profissional contribui para a multiplicidade de olhares sobre o mesmo tema, enriquecendo o trabalho realizado.

Para quem é indicado?

Agora que você tem uma melhor ideia sobre o que é o acompanhamento terapêutico, vale a pena saber quais são os seus objetivos. Sabemos que o AT é um trabalho clínico cujo foco é promover a autonomia e a reinserção social, além de proporcionar uma melhora na organização subjetiva do paciente, estimulando a ampliação da circulação e apropriação de espaços públicos e privados.

Ele é indicado para aqueles pacientes que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, sendo também comum a condição de isolamento social, com bastante dificuldade de conduzir a rotina de vida e os projetos pessoais.

É uma ferramenta válida tanto para estado de crise aguda, quanto em períodos crônicos relacionados à angústia e estagnação. O acompanhamento clínico se desenvolve por meio de encontros focados na interpretação do cotidiano dos sujeitos. Desse modo, essa assistência pode se dar na casa do indivíduo ou em outros ambientes, como espaços públicos, no trabalho etc.

Em geral podemos destacar o direcionamento do AT para indivíduos que apresentam transtornos mentais, algum tipo de deficiência, crianças e adolescentes com dificuldade no desenvolvimento de atividades escolares, idosos com as complicações decorrentes do envelhecimento e dependentes químicos.

Quais as vertentes do AT?

Veja agora as principais vertentes do acompanhamento terapêutico!

Domiciliar

O acompanhamento terapêutico domiciliar tem como função servir de amparo e suporte não apenas para o paciente, mas também para toda a família. Podemos classificar essa modalidade de atendimento como o primeiro passo na reinserção do sujeito, já que ele estará em sua própria residência e, nesse ambiente, começará a aprender a lidar com sua rotina, afazeres domésticos etc.

Essa modalidade de acompanhamento tem total relevância, pois um indivíduo que está sofrendo de algum tipo de transtorno psicológico pode encontrar dificuldades de realizar até mesmo tarefas diárias do lar. Por conta disso, a escuta qualificada em casa é um dos recursos de grande importância para o sucesso do atendimento. A partir desse passo é que se poderá pensar em intervenções que vão além das paredes da casa.

Psicanálise

A psicanálise é uma das áreas utilizadas para colocar em prática o AT no dia a dia do indivíduo, considerando que essa vertente utiliza como base uma escuta qualificada do paciente, levando em consideração suas características subjetivas. Por meio desse acompanhamento, é possível trabalhar a ressignificação da sua vida em sociedade.

Ela é fundamentada em projeções e idealizações dos pacientes, de modo a desenvolver seu programa de vida, suas metas, a rotina, além de provocar insights e trabalhar a relação com a família, bem como o autoconhecimento. Nesse processo, é importante direcionar o paciente, estimulando suas próprias descobertas, de forma que ele possa fazer a sua organização subjetiva.

Psicoterapia

A psicologia trabalha com o acompanhamento direcionado a desenvolver no indivíduo uma condução mais saudável e positiva da sua convivência em sociedade. Desse modo, o campo de ação trabalha com o cotidiano do paciente, podendo ocorrer em teatros, locais públicos, restaurantes etc. Com isso, é possível que o profissional acompanhe de perto e contribua para suas diversas atividades do cotidiano.

Como acessar esse serviço?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o acompanhamento terapêutico, precisa saber onde é possível buscar por serviços de auxílio adequado para cada caso. Normalmente, cada região terá seu centro de atendimento focado no acompanhamento terapêutico. O AT pode se dar por uma interação do profissional com o indivíduo, em grupo, envolvendo a família ou o casal.

É preciso ressaltar que esse atendimento é multidisciplinar e pode ser formulado por diferentes profissionais da saúde trabalhando em conjunto para atingir bons resultados. Para ter acesso a esse serviço, você deve procurar por profissionais renomados na sua localidade, avaliando as recomendações e as condutas de cada um.

Essas foram as principais informações acerca do funcionamento do acompanhamento terapêutico. Vale ressaltar que esse tipo de atendimento gera vários benefícios, tanto em caráter pessoal, quanto na forma de se relacionar, como mais autoconhecimento, inteligência emocional e alívio de tensões e conflitos internos. Falando em tensões, você pode reduzir seu estresse e dores de cabeça ao contratar um serviço de seguro devido à assistência e cobertura fornecida por eles. Por isso, não deixe der obter esse recurso.

Gostou do artigo? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas atualizações. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.