homem entrando com sua bicicleta no metrô

Bicicleta no metrô: saiba como funciona ao redor do mundo

Você sabe como se dá o funcionamento da bicicleta no metrô ao redor do mundo? Esse assunto costuma ser muito relevante para os ciclistas, afinal, combinar o pedal com o transporte público pode ser uma excelente opção.

No entanto, cada local conta com regras específicas — o que pode confundir os usuários. Pensando nisso, criamos este post para ajudá-lo a saber como e quando é possível transportar a sua bike no metrô.

Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

Combinação de transportes no dia a dia

Uma conquista da mobilidade urbana é, justamente, a combinação de transportes com a permissão das bicicletas no transporte público. Trata-se de um ponto importante, já que, muitas vezes, por questão de infraestrutura ou de segurança, não é possível fazer todo o trajeto de bike.

Existem casos, ainda, em que os ciclistas optam pela combinação de meios para economizar no transporte e otimizar o tempo, como para chegar ao trabalho mais rápido, ao seu local de estudo ou outros compromissos do cotidiano.

No entanto, para usufruir da combinação de transportes no dia a dia sem imprevistos ou complicações, não se esqueça de verificar as regras de cada meio de transporte e os horários em que as bicicletas são permitidas.

Ao optar por usar a bike no metrô, por exemplo, é importante que o bom ciclista se lembre que ele divide espaço no vagão com outros passageiros e tome os devidos cuidados para não incomodá-los, como usar somente o lugar reservado para as bikes ou carregar os modelos dobráveis em bolsas adequadas.

Mais uma possibilidade que facilita o uso de bicicleta no metrô e nos trens é o bicicletário. Nos casos em que ele está disponível, costuma ser possível encontrá-lo na saída da estação e o seu horário de funcionamento pode variar. Essa ferramenta costuma ser útil para quem precisa trabalhar e guardar a bike durante o dia, por exemplo.

Locais onde é permitido levar bicicletas no metrô

Existem diversos lugares ao redor do mundo que permitem a utilização da bicicleta no metrô, desde que os ciclistas respeitem as regras locais que visam o bem comum de todos os passageiros. Veja, a seguir, algumas cidades em que o transporte pode ser usado em conjunto.

Metrô de Recife

É permitido transportar bicicletas no metrô de Recife de segunda a sexta, a partir das 20h30, aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados durante o dia inteiro. Além do horário, as regras ainda envolvem proibição de volumes, bagagens e indivíduos em cima da bicicleta durante o trajeto.

Dessa maneira, todos os usuários podem ficar seguros e confortáveis no vagão. Nas áreas das estações, os ciclistas devem empurrar a bicicleta para que seja possível conduzi-la.

Metrôs e trens de São Paulo

Na cidade de São Paulo é possível transportar a bicicleta no último vagão das estações de metrô, sendo que são permitidas até 4 bikes por trem.

O horário permitido é de segunda a sexta, entre 10h e 16h, e das 21h até o fechamento. Aos sábados, domingos e feriados, é possível transportá-las durante todo o horário de funcionamento, ou seja, a partir das 4h40 até meia-noite.

homem e mulher entro de metrô com suas bicicletas

Já as bicicletas dobráveis podem ser transportadas no metrô de São Paulo a qualquer horário do dia, desde que estejam embaladas em uma bolsa ou capa e contem com medidas de até 150cm x 60cm x 30cm.

Os modelos tradicionais podem ser deixados nos bicicletários do metrô se o ciclista desejar, sempre com o auxílio de um cadeado do proprietário da bicicleta.

Metrô do Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, o horário em que é permitido transportar bike no metrô tem início às 21h, nos dias úteis, e durante todo o funcionamento aos fins de semana e feriados.

É válido ressaltar que no RJ o embarque é permitido em todas as estações das linhas 1, 2 e 4, assim como nos ônibus-metrô na superfície.

Se o passageiro optar por usar o bicicletário, é fundamental que ele tenha o seu próprio cadeado, já que o metrô não se responsabiliza por furtos. Para evitar problemas nesse sentido, uma boa dica é conhecer os tipos de assistência de bicicleta que existem.

Além disso, o seu uso também conta com regras, como utilização apenas por clientes, não é permitido guardar bikes movidas a combustível e a retirada deve ser feita até o horário-limite.

Metrô de Fortaleza

Em Fortaleza, no Ceará, é possível embarcar com bicicletas nos vagões da Linha Sul, do Metrô de Fortaleza. O acesso ao metrô é permitido de segunda a sábado, em horários fora de pico do sistema metroviário.

Assim, os ciclistas podem usar o transporte acompanhados da bike de segunda a sexta, nos períodos das 9h às 15h e das 20h até o encerramento (às 23h). Nos sábados, o horário é a partir das 15h até o final do expediente.

De acordo com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), essa restrição de horário tem como finalidade evitar acidentes ou outros transtornos no interior dos vagões.

Além da restrição de tempo, são permitidas apenas 4 bikes por viagem. As bicicletas dobradas e dentro da embalagem também são permitidas no metrô de Fortaleza desde 2014.

Metrôs na Europa

A combinação entre bicicleta e transporte público costuma ser usual em muitos trens e metrôs europeus. No entanto, cada operador ferroviário conta com regras diferentes e os custos de transporte de bike podem variar.

Existem locais que permitem o transporte de bicicletas totalmente montadas, enquanto outros exigem que você desmonte a bicicleta e a guarde em um saco próprio para essa finalidade, por exemplo.

Já em outros locais pode ser necessário realizar reservas para o transporte de bicicletas, sendo que algumas companhias só oferecem essa possibilidade na classe padrão.

Metrô nos EUA

Da mesma maneira que ocorre na Europa, os EUA também contam com regras distintas a depender da localidade. Em Washington DC, capital e distrito federal do país, o transporte de bicicletas desde 2018 é permitido a qualquer hora do dia.

A regra em Washington é que deve haver espaço disponível no vagão para o transporte da bike. Além disso, os ciclistas devem usar as portas no final dos vagões e evitar bloquear os corredores.

Agora que você já sabe em quais locais ao redor do mundo é possível transportar a bicicleta no metrô, procure usar a combinação do transporte público com a bike para facilitar o seu dia a dia!

Se você gostou das nossas dicas, siga nas redes sociais para receber atualizações sobre nossos novos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.