homem com sua bicicleta parado na ciclovia enquanto aguarda o sinaleiro

Pedal urbano: 6 dicas para pedalar com segurança

Garantir segurança para andar de bicicleta e praticar pedal urbano é fundamental, afinal, as vias movimentadas exigem o dobro de atenção, assim como também é necessário investir em manutenções regulares — também temos no blog dicas para ser um bom ciclista e quais cuidados deve-se tomar, confira! 

Cuidar muito bem da bicicleta, pedalar nas ciclofaixas e sempre sinalizar que vai entrar em uma rua para fazer com que os motoristas te enxerguem são alguns comportamentos que devem ser tomados. Outras dicas para pedalar com segurança e aproveitar ao máximo seu pedal urbano, incluem:

1. Use equipamentos de proteção

A prática do pedal urbano requer o uso de equipamentos de segurança para garantir proteção enquanto você pedala pela cidade ou pela estrada. Com os itens corretos, você consegue aproveitar o seu passeio com tranquilidade, conhecer lugares novos e até mesmo participar de competições.

Aqui no nosso blog você consegue conhecer os equipamentos de segurança para ciclistas que ajudam a minimizar os riscos de acidentes e proporcionam maior conforto em todos os locais que você passar.

2. Respeite as leis de trânsito

Os ciclistas têm por obrigação seguir as leis de trânsito para permanecer seguro, tanto para si quanto para os demais. Para isso, é possível usar luzes sinalizadoras e indicar que vai entrar para a esquerda ou direita, facilitando a rotina também dos pedestres e de motoristas de veículos maiores, como caminhões e ônibus.

Além disso, o uso da ciclofaixa melhora o trânsito e auxilia na prevenção contra acidentes, sendo essa uma maneira mais facilitada de chegar ao destino com segurança. É importante evitar trafegar diretamente na rua ou avenida devido ao alto fluxo de veículos nos horários de pico, pois pode ser perigoso.

No artigo 58, o próprio Detran Educa menciona que os ciclistas podem andar de bike em ruas de via dupla se não existir acostamento, ciclofaixa ou ciclovia própria. Já no art. 105 – VI, as bicicletas precisam de buzinas ou campainhas, sinalizações dianteiras, traseiras, laterais e espelho retrovisor instalado na parte esquerda.

3. Tenha consciência sobre o compartilhamento do espaço

Para o pedal urbano ser mais seguro, você deve observar o espaço que a sua bike ocupa e ter atenção às laterais para não ficar muito próximo dos veículos automotores. O adequado é permanecer na ciclovia o tempo inteiro, no entanto, caso não tenha na região, é necessário pedalar próximo das bordas da rua seguindo sempre o sentido da pista.

É indispensável ter atenção quanto ao fato de andar na contramão que, embora em cidades pequenas seja muito comum, coloca em risco a vida do ciclista. O ideal é que você pedale em segurança ao seguir o fluxo do trânsito na direção correta para prevenir acidentes.

O CTB explica que as bicicletas, triciclos e até as handbikes são veículos de propulsão e o ciclista precisa seguir as regras de trânsito. Isso inclui o compartilhamento do espaço na pista e o uso dos faróis para acidentes não acontecerem e, diante disso, é importante saber também como funciona a bicicleta no metrô ao redor do mundo e quais são as principais medidas de segurança.

4. Sinalize os movimentos

Procure sinalizar todos os movimentos que você precisa fazer enquanto está pedalando para auxiliar os motoristas a visualizarem a sua bike. O pedal urbano precisa ser seguro e, para ter uma viagem tranquila, use setinhas ou iluminações que indiquem para qual direção você precisa ir.

Instale na bicicleta as sinalizações noturnas na parte frontal, traseira e lateral da bike e nos pedais para ajudar os demais motoristas te enxergarem. As luzes refletivas no capacete são alternativas eficientes que podem ser utilizadas para aumentar a sua segurança de dia e de noite.

Atualmente, existem luzes para fixar no guidão e são compostas por LEDs que promovem maior luminosidade na estrada. É possível encontrar também opções à prova d’água, que possuem melhor durabilidade e evitam a necessidade de trocas constantes devido à umidade.

5. Faça a revisão da bicicleta

Entre as principais dicas para pedalar está a necessidade de fazer revisões regulares na bicicleta a fim de encontrar possíveis problemas com os pedais, catracas ou marchas. O uso frequente da bicicleta, por exemplo, é um fator que reduz a vida útil do veículo e, por isso, é indispensável verificar:

  • Qualidade dos pneus: verificar se estão cheios, com boa pressão ou carecas;
  • Corrente: quando gasta, as correntes fazem sons de estalos e precisam ser modificadas;
  • Parafusos: inspecionar se os parafusos estão fixos ou soltos;
  • Freios: se os freios estiverem muito antigos ou gastos, podem emitir um som alto que indica a importância de trocar o fluido ou as pastilhas;
  • Raio: conferir se os raios estão bem fixos e sem sinais de danos.

Para o pedal urbano ser ainda mais seguro, realize manutenções regulares na bike para encontrar anormalidades e consertá-las. Os reparos devem ser feitos periodicamente, ou seja, a cada 6 meses a depender do fluxo de utilização do veículo.

Bicicletas que não passam por uma revisão tendem a estragar com mais facilidade e futuros consertos podem não conseguir resolver os problemas. Portanto, se você notar sons estranhos ao usar os freios ou trocar as marchas, por exemplo, converse com um especialista para te ajudar imediatamente.

6. Contrate assistências para a sua bike

Nós, da Simple2u, atuamos com assistências exclusivas para te auxiliar no dia a dia e ter um pedal urbano cada vez mais agradável. Contamos com manutenção completa que inclui montagem ou desmontagem, lubrificação, limpeza e regulagem. Saiba quais serviços podem ser feitos quando você precisar:

  • Suporte de bicicleta para parede: instalação feita por profissional;
  • Troca do pneu: acione a assistência e solicite a troca dos pneus;
  • Reparos pontuais: um especialista te ajuda com problema de quebra das correntes, freios e pneu furado;
  • Manutenção básica: você pode pedir assistência para realizar pequenos reparos da bike.

Além de oferecermos essas opções, temos uma rede credenciada que fornece descontos especiais para os nossos clientes. Você consegue acionar a assistência que precisar para reparar a bicicleta e comprar os melhores equipamentos para substituir os antigos com facilidade.

O pedal urbano precisa ser seguro e agradável para os ciclistas que gostam de aventuras ou andam de bike. Com a Simple2u, você tem a oportunidade de receber as melhores assistências sempre que precisar e não vai mais se preocupar com gastos extras de manutenções ao simular um seguro hoje, aproveite!

    Deixe-nos sua avaliação.
    Deixe-nos sua avaliação.

    Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

    Simular agora

    Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

    Clique Aqui!
    Foto de Redação Simple2u

    Redação Simple2u

    O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

    Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

    O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

    Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *