homem em uma loja de bicicleta pensando em qual bicicleta comprar

Como escolher a bicicleta certa para o seu estilo de ciclismo?

Você quer se tornar parte da turma do ciclismo, mas anda perdido e não sabe bem como escolher uma bicicleta ideal para as suas preferências e/ou necessidades?🤔 Por mais que a compra de uma bike seja, sim, uma decisão que requer atenção, a gente pretende tirar todas as suas dúvidas neste post completo.

Você sabia, por exemplo, que um dos fatores mais importantes no momento da escolha envolve tanto o estilo do ciclista quanto as superfícies que ele frequenta regularmente? Pois é! 🚵‍♂️

São vários (mesmo!) os modelos disponíveis e, ao longo dos próximos tópicos, a gente também vai abordar — entre outras questões, como o teste de pilotagem e a customização — como escolher o tamanho da bicicleta, levando em conta as suas individualidades. E aí? Topa vir com a gente nessa empreitada?! Então, continue a leitura! 🤜🤛

Quais são os diferentes estilos de ciclismo e as suas características?

Como a gente disse brevemente na introdução, a escolha de uma bicicleta depende da finalidade que a pessoa que a utilizará tem em mente — que pode ser só a própria locomoção, por exemplo, ou a prática do esporte. 🚴‍♀️

Dito isso, a seguir, elencamos alguns subtópicos que explicam com mais detalhes os estilos de ciclismo diferentes a serem considerados antes de tomar uma decisão definitiva. Vamos conferir?! 😎

Ciclismo de pista

Assim como existem os autódromos para os carros, o mesmo é aplicável às bikes! A prática do ciclismo de pista se dá em um ambiente fechado, sendo possível haver disputas em equipes, na modalidade “um contra um” ou em duplas.

Aliás, esse estilo é uma excelente pedida, já que não se trata só de diversão! A prática é ótima para estimular na gente aquele senso de competição e aquela vontade de sempre chegar em primeiro lugar, concorda?! 🥇

Mountain biking

Já o mountain biking é muito diferente do ciclismo de pista. Nesse estilo, os participantes percorrem terrenos irregulares, o que exige o uso de bicicletas com um nível alto de resistência.

Os pneus, por exemplo, devem ser mais grossos. Além disso, os aros são, necessariamente, feitos em fibra de carbono.

Ciclismo de estrada

O ciclismo de estrada não é praticado em lugares acidentados, mas, em compensação, os ciclistas precisam ter um excelente preparo físico, viu?! 💪Para ganhar uma competição, além de ser mais rápido, o adepto ao ciclismo de estrada deve enfrentar longos percursos, mantendo um ritmo constante no decorrer do caminho.

Gravel

O gravel pode ser considerado um misto de “ciclismo de estrada” com “mountain biking”. Na modalidade, ser rápido é muito importante em uma competição, mas o ciclista também pode optar por torná-la um hobby.

Downhill

Agora, se você quer praticar o downhill, saiba que a modalidade é caracterizada por percursos íngremes. De todos os estilos de ciclismo citados aqui, essa opção é, provavelmente, a mais desafiadora — inclusive em relação ao mountain biking. 🚵‍♀️

Como o estilo de ciclismo influencia a escolha da bicicleta?

Os estilos citados neste post diferem não só na finalidade, mas também nas características estruturais exigidas da bike. Por exemplo: para quem busca percorrer longas distâncias em estradas asfaltadas, em alta velocidade, a melhor alternativa é um modelo com quadros leves, pneus finos e guidões curvos. 

Então, para te ajudar a compreender como a prática cogitada exerce influência no momento de saber como escolher uma bicicleta, vamos apresentar alguns modelos que podem ser excelentes pedidas para as modalidades mencionadas. Fique de olho! 🧐

Speed 

Traduzido para o português, o termo “speed” significa velocidade. Logo, esse modelo de bicicleta é caracterizado pela alta performance, uma vez que é fabricado com materiais leves, justamente para andar mais rápido.

Portanto, se o seu intuito for praticar um esporte ou simplesmente passear, a bicicleta “speed” é uma boa opção. Entretanto, o seu objetivo é um fator determinante na precificação do produto, viu?!

E mais: outro aspecto importante a ser considerado é o seu tamanho, levando em conta as seguintes referências:

  • pessoas entre 1, 50 m e 1, 60 m — o tamanho de quadro deve ser 48;
  • pessoas entre 1, 60 m e 1, 70 m — o tamanho de quadro deve ser 50, 52 ou 54;
  • pessoas entre 1, 70 m e 1, 80 m — o tamanho de quadro deve ser 54, 55 ou 56;
  • pessoas entre 1, 80 m e 1, 90 m — o tamanho de quadro deve ser 57 ou 58;
  • pessoas entre 1, 90 m e 2 m — o tamanho de quadro deve ser 60 ou 62.

Montanha

A proposta desse modelo é entregar um bom desempenho tanto em solos planos quanto naqueles mais acidentados. Dessa forma, o ciclista conseguirá pedalar, mantendo-se em cima da bike e não correndo o risco de cair.

Inclusive, uma das características da também chamada “mountain bike” é a rigidez na sua estrutura. Por outro lado, a bicicleta não deixa a desejar no conforto e muito menos na segurança, sendo ideal para aquelas pessoas que querem se aventurar no off-road. 

Híbrida

As bicicletas híbridas são versáteis e adequadas para pedalar tanto em áreas urbanas quanto em trilhas leves. Os pneus do modelo costumam ser intermediários, e os quadros são confortáveis. Demandando uma postura mais ereta, essa alternativa é uma boa pedida para aqueles ciclistas mais casuais. 

Ciclocross

Essas bikes são semelhantes às bicicletas do modelo “speed”, mas têm pneus mais largos. Além disso, elas têm espaço extra para a lama, o que as torna ideais para corridas em terrenos variados, como estradas ou áreas com grama, cascalho etc. 

As bicicletas de ciclocross têm também uma geometria ágil, facilitando a manobra. Ou seja, estamos falando de uma opção que é indicada para quem quer desviar de obstáculos e fazer curvas acentuadas em uma competição de ciclocross, por exemplo.

Aliás, outro ponto interessante diz respeito à resistência dos quadros, que suporta as corridas. 

Pista

As bikes de pista — ou “track bikes” — são projetadas para o ciclismo em velódromos, que são pistas ovais fechadas. Algumas das características desse modelo incluem:

  • simplicidade — pois são feitas com poucos componentes, além de não haver freios, marchas múltiplas, suspensões ou acessórios extras;
  • quadro rígido — um aspecto superimportante na hora de transmitir a potência do ciclista para a roda traseira, proporcionando uma rápida aceleração;
  • alcance de altas velocidades — essa característica torna a bicicleta de pista bastante popular em competições que acontecem em velódromos, como dito.

Quais são os fatores essenciais a serem considerados na hora de escolher a bicicleta?

Não há escapatória: quando o assunto envolve como escolher uma bicicleta, estamos falando de uma decisão que implica vários aspectos. Sendo assim, para te ajudar na compra e evitar futuros arrependimentos, a gente separou uma série de fatores a serem avaliados. Vamos conferir?!

Tamanho e modelo do quadro

Como já foi dito, a sua altura impacta diretamente a escolha do quadro da bicicleta. Se o componente for muito grande ou muito pequeno, poderá causar desconforto e, como consequência, prejudicar o seu desempenho.

Imagine-se, por exemplo, em uma longa viagem pedalando: caso você não tenha dado a devida atenção ao quadro, os incômodos tendem a ser inevitáveis, concorda?!

Nesse mesmo contexto, outro aspecto importante é a sua geometria. Por isso, escolha um modelo que não só seja adequado à sua altura, mas que também proporcione o devido conforto, tendo em vista o seu estilo de ciclismo. 

homem andando de bicicleta

Tipo de terreno

Uma bicicleta projetada para vias urbanas dificilmente vai apresentar um bom desempenho em terrenos irregulares. Nesse sentido, avalie com cuidado quais superfícies você percorre com mais frequência, já que isso vai aumentar as chances de acerto na escolha da sua bike. 👌

Finalidade do uso

Se você deseja apenas se deslocar até o trabalho, por exemplo, não faz sentido comprar uma “mountain bike”, né?! Da mesma forma, se a sua intenção for competir, o ideal é, sim, optar por um modelo que o permita fazê-lo, lembrando que a tendência é de que o custo do produto seja maior. 

Faixa de preço

Além do orçamento disponível, esteja atento àquilo que a bicicleta vai entregar. Na prática, ainda que você esteja idealizando um modelo caro demais, pode valer a pena comprá-lo, dependendo da sua finalidade, do conforto, do nível de segurança e de demais aspectos relevantes.

Pneus, rodas e aro

Se você faz parte da turma que anda muito em terrenos acidentados, o indicado é procurar uma bike que tenha pneus largos. Por outro lado, se você costuma percorrer estradas e superfícies planas, os modelos cujos pneus são estreitos são as melhores alternativas.

No entanto, como escolher o aro da bicicleta? Bem, na compra de bikes para adultos, usa-se, geralmente, o 26 — em diante —, tendo em vista a altura mínima de 1, 55 m. 

Marchas, transmissão e freios

As marchas também são de grande importância em terrenos diferentes. Portanto, escolha uma transmissão que não vai te deixar na mão, não só no off-road, mas também em condições adversas, combinado?

Já em relação aos freios, é possível optar, por exemplo, pelos modelos a disco ou de aro, que costumam apresentar um melhor desempenho, especialmente em áreas úmidas ou lamacentas. 

Nível de experiência

Se você for um ciclista iniciante, a escolha de um modelo mais simples costuma ser a pedida perfeita. A ideia de uma bike assim é priorizar a sua estabilidade, de modo a reduzir o risco de desequilíbrios e de acidentes.

Por outro lado, se você for um esportista, pode dar preferência a modelos mais complexos. Além disso, é interessante usar acessórios mais indicados ao seu propósito. 

Também não deixe de testar a bicicleta escolhida antes de sair da loja. Afinal, é fundamental avaliar se o modelo selecionado é confortável e oferece uma boa experiência de manuseio.

Aliás, em se tratando de saber como escolher uma bicicleta perfeita, vale também destacar os tipos de assistência, manutenção e customização do modelo, que podem variar bastante, a depender da finalidade do ciclista. Alguns dos principais são:

  • suporte de garrafas;
  • pára-lamas;
  • bagageiros;
  • luzes.

Agora que você já sabe como escolher bicicleta e, inclusive, está por dentro dos principais estilos de ciclismo, esperamos que não surjam dificuldades na hora de comprar a sua tão desejada bike. Seguindo as informações e as dicas-chave mostradas ao longo do nosso post, ficará muito mais fácil evitar dores de cabeça futuras, seja para competir em alto nível, seja para se divertir apenas! 

O post foi útil? Então, aproveite a visita ao nosso blog e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais, dando aquela forcinha para quem também está em dúvida do que considerar para comprar a bicicleta perfeita!

5/5 - (1 vote)
5/5 - (1 vote)

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.