eletricista consertando uma fiação

Serviços elétricos para AirBnB: como manter a saúde do seu imóvel?

Todo filme clássico de terror ou suspense costuma ter uma cena em que um imóvel precisa de serviços elétricos, já reparou? Isso ocorre com luz piscando, choque elétrico, energia indo pra o beleléu…Ai é que mora o perigo e situações estranhas começam a acontecer: presença de espíritos, invasão na casa e por aí vai.

Começou a sentir um friozinho na barriga de medo daí? Agora imagine que o imóvel com problemas elétricos é alugado e naturalmente, o inquilino não sabe bem como resolver o ocorrido. Nesse caso, além de medos paranormais, é preciso enfrentar os comprovados, como riscos de incêndio e choques elétricos.

E aí, gostou da sinopse desse filme? Para quem curte terror ou suspense, poderia ser divertido assisti-lo, mas certamente não é tão legal viver isso na prática. Spoiler: negligenciar os serviços elétricos e até a importância de incluir esse tipo de assistência no seguro residencial pode tornar a historinha contada realidade.

Então, quer saber como salvar a mocinha ou o mocinho desse filme — quer dizer, o inquilino do seu imóvel — com a contratação de serviços elétricos? Continue a leitura!

Por que contar com serviços elétricos no imóvel alugado?

Conforme mencionado, as instalações elétricas podem oferecer perigos para a estrutura de um imóvel, além do risco para quem habita o ambiente. Se o espaço for alugado, é possível que os riscos sejam maiores, já que nem todos os hóspedes são cuidadosos com o espaço.

Por exemplo, se tiver muita gente no espaço, é bem provável que tenha diversos benjamins para ligar vários aparelhos na tomada. Isso que é uma cena assustadora, não é? Até porque, essa prática eleva a corrente elétrica, podendo causar superaquecimento e até um incêndio residencial.

Diante desse cenário, a segurança das pessoas que habitam o local e, claro, do seu imóvel, é comprometida. Assim, rapidamente o que nos primeiros minutos parecia um filme levezinho fica completamente tenso. Essa situação é ainda mais arriscada ao alugar imóveis por temporada, como ao colocá-los no AirBnB ou outros aplicativos do tipo.

Afinal, a rotatividade de hóspedes é maior. Isso pois, muitos podem imaginar que por a estadia ser de curto prazo, os riscos com problemas elétricos são pequenos. Além disso, existem uma série de outros hábitos perigosos para as instalações elétricas, como usar aparelhos falsificados na tomada.

Evite brigas judiciais

Em algumas situações, pode haver uma briga judicial entre locatário e inquilino para responsabilização, caso você queira ter esse conflito. Nesse caso, a narrativa lembra mais uma série de advocacia, tipo Suits (2011), do que um filme de terror, né?

Até porque, nem sempre a necessidade de solicitar serviços elétricos por problemas na instalação é culpa do inquilino. Por exemplo, instalações mais antigas precisam de manutenções mais frequentes por serem mais fragilizadas. Seja quem for o responsável, o fato é que o problema precisa ser solucionado rapidamente. Isso porque, a energia elétrica é essencial para realizar diversas atividades diárias.

Como os serviços elétricos podem ajudar?

No caso da Simple2u, quem contrata serviços elétricos — que podem ser adicionados ao seguro residencial — tem cobertura para variações de tensões. Afinal, isso pode indicar perigos na rede, como o superaquecimento, que pode queimar aparelhos ou causar incêndios.

Diante disso, a manutenção por um eletricista em casos de variações de tensões é essencial. Além dela, outra cobertura incluída nos serviços elétricos disponibilizada pela Simple2u é a assistência de eletricistas se houver fenômenos da natureza.

Por exemplo, se um raio atingir a rede elétrica do seu bairro ou região, ele pode percorrer a fiação até a residência. Como consequência, existe o risco de queima de aparelhos eletrônicos ligados na tomada, além de poder causar outros problemas elétricos, como curto-circuito ou falta de energia.

Cena clássica de filmes de terror americanos: a energia acaba e algum personagem vai até o porão ou sótão pegar velas ou lanternas. Até que, de repente…Bú! A porta tranca e situações sobrenaturais começam a ocorrer. Ah, claro que consequências mais simples também podem surgir com a falta de energia, como perder o prazo de entrega de um trabalho.

Mas calma! Você não contava com a astúcia da Simple2u, né? Ao ser acionada, ela pode enviar um eletricista em casos de emergências elétricas no imóvel, para resolver problemas como fusíveis e disjuntores queimados. Além disso, ele também pode ser requisitado para trocar torneiras elétricas, chuveiros ou resistência, principalmente quando ocorrem imprevistos.

Reputação do imóvel

Imagine quantos enredos de filmes de terror e suspense seriam destruídos se os locatários e proprietários de imóveis tivessem serviços elétricos no seguro residencial. Sem contar que, anunciar a residência no aplicativo do AirBnB com esse serviço é um diferencial para que os usuários se atraiam pelo imóvel.

Por outro lado, pense como ficará a sua reputação no app do AirBnB se os hóspedes anteriores comentarem que sabem o que aconteceu no verão passado? Digo, se eles colocarem a boca no trombone e falar nas avaliações do imóvel o tipo de problema vivido ao alugar o espaço…

Quais itens de rede elétrica não são cobertos pelo seguro residencial?

Os serviços elétricos da Simple2u não cobrem eletrodomésticos danificados por:

  • mau uso;
  • deterioração gradual;
  • vício próprio;
  • defeito latente;
  • desordem mecânica;
  • corrosão provocada por origem mecânica, térmica ou química;
  • incrustação;
  • fadiga;
  • efeitos ou influências causadas pelo ar;
  • oxidação;
  • erosão;
  • escamações;
  • cavitação.

Para maior compreensão, saiba que a cobertura do AirBnB para o anfitrião cobre:

  • lesão corporal a um hóspede (ou outros);
  • danos ou roubo de propriedade de um hóspede (ou outros);
  • danos causados por um hóspede (ou outros) a áreas comuns, como lobbies de edifícios e propriedades próximas.

No entanto, não cobre:

  • danos ou lesões que são resultado de alguma ação proposital;
  • danos ao espaço ou aos seus objetos que foram causados por um hóspede.

A cobertura está sempre disponível gratuitamente para o anfitrião a partir do momento em que anuncia a casa na plataforma. Então, se necessário, basta entrar em contato com o AirBnB.

Contudo, você já notou que isso não inclui danos elétricos, sendo necessária a contratação de um seguro à parte para minimizar possíveis consequências. Esse é mais um motivo para fazer a simulação de seguro e analisar o período de carência — tempo contratual para que o segurado se beneficie do plano — para saber se vale a pena.

O que a mão de obra elétrica da Simple2u inclui?

Quando você contrata um seguro residencial, você pode personalizar esse seguro com um pacote de assistências. No caso do residencial da Simple2u, ele pode incluir: Auto, Bike, Pet e Residencial Emergencial, Essencial e Completo. Dentro dos pacotes residenciais, ele consegue solicitar a assistência de mão de obra.

Então, ao contratar o seguro residencial da Simple2u, um profissional é enviado para conter emergências elétricas na residência. Entre elas, como tomadas, disjuntores ou fusíveis queimados, interruptores com defeito. Se necessário, os serviços também incluem troca de chuveiros, resistências ou torneiras elétricas na eminência de curto-circuito ou falta de energia.

Até porque, o AirBnB não oferece serviços elétricos, seja para o inquilino ou locatário. É preciso pagar do próprio bolso. Sendo assim, melhor que o pagamento seja com a contratação de assistências do seguro residencial, que minimiza os custos e as consequências, né?

Como prevenir danos elétricos?

Diante da série de riscos elétricos que o residencial lida, é melhor conhecer estratégias de prevenção do que pagar para ver, concorda? Listamos algumas dicas para você:

  • use estabilizadores e nobreaks — eles ficam entre a rede e o aparelho para evitar variações de tensões;
  • conte com disjuntores e o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) — úteis para evitar que descargas de raios, por exemplo, atinjam o circuito residencial;
  • cuidado com o mau contato — ter um projeto elétrico adequado e fazer a manutenção da fiação pode evitar o problema;
  • contrate um seguro residencial — alguns deles oferecem serviços elétricos, como manutenção das instalações para prevenir danos.

Ao colocá-las em prática, uma série de estresse é evitada. Afinal, vai dizer que você nunca se revoltou ao assistir um filme e perceber um personagem se dando mal quando poderia evitar? ‘’Ah, tava na cara que isso ia acontecer’’, ‘’Que vacilooooo!’’ e por aí vai. Então, você não quer pagar com a língua e se prejudicar podendo evitar, né?

Como visto ao longo da leitura, a falta de serviços elétricos em uma residência pode trazer sérias dores de cabeça, especialmente em imóveis alugados pelo AirBnB. No entanto, essas consequências podem ser minimizadas ao contratar um seguro e contratar assistências incluídas no plano.

A Simple2u pode ajudar você de forma desburocratizada, digital e com o melhor custo benefício. Acesse nosso site e entenda!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.