O WhatsApp já faz parte da rotina dos brasileiros e virou um dos principais meios de comunicação para trabalho, estudos e vida social. Não à toa, o aplicativo ganhou até um apelido carinhoso: quem nunca chamou de “zap”, né?
Mas, com essa popularidade, vieram também os golpes. A clonagem do WhatsApp tem se tornado um problema frequente, permitindo que criminosos tenham acesso às suas mensagens e contatos, colocando sua privacidade e segurança em risco.
Meu WhatsApp foi clonado, o que fazer? Sem estresse! Vamos te explicar como identificar um WhatsApp clonado, o que fazer imediatamente para minimizar os danos e como se proteger para evitar esse problema no futuro e ter uma vida digital mais segura. Vamos lá? Acompanhe e proteja sua conta! ⚠️
Conteúdo
ToggleComo identificar que o WhatsApp foi clonado?
Dificuldade para acessar a conta e atividades estranhas de mensagens são sinais claros de que seu WhatsApp foi clonado. Os golpes de WhatsApp clonado estão cada vez mais comuns e podem causar muita dor de cabeça.
Com acesso à sua conta, os criminosos podem se passar por você, enviar mensagens para seus contatos pedindo dinheiro, aplicar golpes e até roubar informações pessoais.
A clonagem acontece quando os golpistas conseguem acesso ao código de verificação do WhatsApp, necessário para ativar a conta em outro dispositivo. Para isso, eles utilizam engenharia social — técnicas para enganar e manipular você a entregar essas informações sem perceber.
Os golpistas conseguem clonar seu WhatsApp ao se aproveitarem de diversas situações do dia a dia para tentar roubar seu código de verificação. Aqui estão alguns exemplos de como eles podem clonar seu aplicativo:
✔ Falsos atendentes de empresas e bancos: você recebe uma ligação dizendo que precisa “confirmar um código de segurança” para liberar um serviço;
✔ Promoções falsas: mensagens oferecendo descontos e cupons para lojas e restaurantes conhecidos;
✔ Sorteios e brindes enganosos: supostos prêmios que exigem um “código de ativação” para retirada;
✔ Mensagens falsas sobre segurança: alertas de que sua conta do WhatsApp foi comprometida e que é preciso “validá-la” enviando um código.
É importante ressaltar que o WhatsApp nunca pede códigos de ativação por mensagem, e nenhuma empresa legítima faz esse tipo de solicitação. Se alguém te pedir isso, pode ter certeza que é golpe ou um ataque hacker! Mas como saber se sua conta já foi clonada? Alguns sinais podem indicar que seu WhatsApp está sendo acessado por outra pessoa. Confira:
1. Dificuldade para acessar a conta
O WhatsApp não permite que o mesmo número seja usado em dois celulares ao mesmo tempo. Então, se do nada seu aplicativo parou de funcionar e apareceu uma mensagem de erro ao tentar abrir, isso é um grande alerta! Pode ser sinal de que alguém ativou sua conta em outro aparelho e você perdeu o acesso.
Se isso acontecer, tente recuperar a conta imediatamente! Reinstale o WhatsApp, insira seu número e solicite o código de verificação por SMS. Se os golpistas ainda não ativaram a verificação em duas etapas, você pode recuperar o controle rapidamente.
2. Verificação do acesso à conta
Se seu WhatsApp foi clonado, você pode tentar reativar sua conta antes que os criminosos assumam completamente. Quando o aplicativo detecta um novo login, ele envia uma notificação de erro no acesso.
Fique de olho nos avisos do WhatsApp! Caso receba uma mensagem informando que seu número foi registrado em outro dispositivo e você não reconhece essa ação, toque em “Confirmar” e siga os passos para recuperar sua conta.
Por fim, se não conseguir reativar sua conta porque os golpistas ativaram a verificação em duas etapas, entre em contato com o suporte do WhatsApp pelo e-mail e informe que sua conta foi roubada.
3. Atividades estranhas na sua conta
Outra forma de perceber a clonagem é observando atividades estranhas no aplicativo, como mensagens que você não enviou ou conteúdos que aparecem como visualizados, mas que não foram acessados.
Salvo alguma falha pontual do aplicativo, nesses casos é provável que seu WhatsApp esteja sendo acessado indevidamente de outro aparelho. Se notar qualquer um desses sinais, não ignore! É provável que seu WhatsApp esteja sendo acessado indevidamente.
Esses 9 truques escondidos no iPhone te deixarão em choque de tão legais!
WhatsApp foi clonado: o que devo fazer?
Primeiro: calma, respira! Se seu WhatsApp foi clonado, a primeira coisa a fazer é agir rápido para minimizar os danos e recuperar sua conta antes que os golpistas façam estragos.
Existem medidas imediatas que podem ajudar a reverter a situação. Então, bora resolver isso agora! Confira os primeiros passos para recuperar sua conta e se proteger de futuros ataques:
1. Avise seus contatos
Não perca nenhum segundo e avise todas as pessoas com quem você conversa frequentemente, incluindo parentes e amigos. Afinal, não é raro que os criminosos utilizem o acesso indevido para solicitar transferências bancárias a essas pessoas.
2. Solicite verificação
Em seguida, o ideal é tentar recuperar o acesso. Para isso, siga o procedimento padrão. Insira seu número no aplicativo e solicite a verificação da conta. Será enviado um código, que deve ser inserido para ser possível verificar a sua identidade.
3. Desative a conta clonada
Se isso não funcionar, pode ser que o estrago tenha sido maior, incluindo nisso a clonagem não somente do seu WhatsApp, como também da sua linha telefônica. Nesses casos, a recomendação envolve desativar a conta clonada. O mesmo vale quando o aparelho foi roubado.
Para isso, entre em contato com sua operadora solicitando a suspensão da linha. O suporte do WhatsApp também deve ser acionado. A melhor forma de fazer isso é por meio do e-mail support@whatsapp.com!
No assunto do e-mail deve ser incluída a informação de “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. O número do telefone deve seguir o formato internacional. Ou seja, incluindo o +55 antes do DDD, se o seu número for do Brasil.
🚀 Dica extra: ative a verificação em duas etapas no WhatsApp
Para reforçar sua segurança, ative a verificação em duas etapas no WhatsApp. Essa função cria uma senha adicional de proteção e impede que criminosos ativem sua conta em outro dispositivo. Como ativar:
- Vá em Configurações > Conta > Verificação em duas etapas;
- Ative e crie um PIN de segurança de 6 dígitos;
- Adicione um e-mail de recuperação para o caso de esquecimento.
Com essa camada extra de proteção, mesmo que um golpista virtual tente acessar sua conta, ele não conseguirá concluir a ativação sem a senha. Essa simples ação pode evitar muita dor de cabeça no futuro!
É possível recuperar a conta clonada?
Contornada a emergência, é possível tentar recuperar a conta clonada. Se ela não tiver sido desativada, basta solicitar novamente a verificação e inserir o código informado via SMS, como já te explicamos!
Nos casos em que a linha telefônica foi desativada, o trabalho pode ser um pouco maior. Será preciso entrar em contato com a operadora e solicitar a emissão de um novo chip, com o mesmo número. Com esse novo chip em mãos, é possível solicitar a verificação da conta no aplicativo e recuperar o acesso à conta.
O que fazer se os golpistas ativaram a verificação em duas etapas?
Se os criminosos ativaram essa função antes de você recuperar o WhatsApp, pode ser necessário aguardar sete dias até que a plataforma permita o login sem o PIN configurado pelos golpistas. Durante esse período, sua conta permanecerá inacessível.
Caso não consiga recuperar o acesso de forma alguma, a melhor alternativa é desativar sua conta temporariamente. Para isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com com o assunto “Perda/Roubo: desative minha conta” e inclua seu número de telefone com código do Brasil (+55).
⚠️ Fique atento: se sua conta permanecer desativada por 30 dias, ela será excluída permanentemente. Por isso, aja rápido e sempre ative a verificação em duas etapas para evitar problemas no futuro!
O que fazer para evitar a clonagem?
Melhor do que saber o que fazer se o seu WhatsApp for clonado é evitar que isso aconteça, não é mesmo? Com algumas dicas, é possível reduzir consideravelmente a chance de problemas com o aplicativo.
A primeira dessas atitudes envolve ativar a verificação em duas etapas. Essa proteção exige que, além do código de verificação informado via SMS, um PIN seja informado para acessar a conta. Desse modo, mesmo que o golpista tenha acesso ao código de verificação, ele esbarrará nessa segunda etapa e não conseguirá concluir o golpe.
Para incluir essa barreira extra de proteção, basta entrar nas configurações do aplicativo e procurar por “confirmação em duas etapas”. Capriche na senha para que ela não possa ser facilmente desvendada.
Outra forma de prevenir a clonagem é prestar atenção a contatos suspeitos. Mensagens e ligações que oferecem prêmios, promoções ou outras vantagens são a forma mais comum para ter acesso ao código de verificação. Na dúvida, ignore esses conteúdos.
Se você utiliza a versão Web do WhatsApp, tenha cuidado com as páginas com QRCodes falsos, que também podem dar acesso indevido à sua conta. Ao utilizar esse recurso, opte sempre por desconectar sua conta ao final da sessão, principalmente no caso de computadores compartilhados!
Proteja-se e ajude outras pessoas a evitar golpes
Agora que você sabe mais sobre o WhatsApp clonado, o que fazer e como se prevenir, não perca tempo e adote todas as medidas necessárias para reforçar sua segurança. Como você viu, são ações simples que ampliam bastante a proteção contra problemas maiores, permitindo que você continue usando o aplicativo sem preocupações.
Quer ensinar seus amigos a se protegerem também? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a evitarem golpes. Aproveite e confira 4 dicas práticas para aumentar a segurança do seu celular no nosso próximo post!