homem sentado no sofá enquanto conversa pelo telefone

Existe a cobertura de alagamento e inundação no seguro residencial?

O seguro residencial é uma das apólices mais importantes para a proteção do seu patrimônio. Sem esse serviço, o imóvel fica vulnerável a uma série de riscos, danos e problemas, que podem prejudicar seriamente a sua estabilidade financeira. Mas, afinal de contas, os seguros contam com cobertura de alagamento e inundação?

Para muitas pessoas, essa é a verdadeira questão, pois existem muitas cidades, sobretudo na região sul e sudeste, que lidam com chuvas intensas que, combinadas com uma infraestrutura insuficiente, acabam gerando esses problemas à população. Por isso, elaboramos este material, explicando tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe!

Como funciona o seguro residencial?

Antes de falarmos sobre as assistências e coberturas, é preciso esclarecer o ponto principal desse tema. Os seguros residenciais são apólices criadas para oferecer proteção a um imóvel, que pode ser seu ou não. Como em todo seguro, existem as coberturas, que são condições, expressas em contrato, nas quais a seguradora se compromete a indenizar o segurado.

As coberturas mais comuns são também as mais prováveis e importantes, como a proteção contra roubo e furto qualificado, danos elétricos, impacto de veículos terrestres, perda ou pagamento de aluguel, incêndio, explosões e por aí adiante. Quando a sua apólice conta com essas coberturas, você está devidamente protegido para cada um desses cenários.

A exceção à regra são as condições excludentes, ou seja, fatores que geram a perda do direito de indenização. O exemplo mais comum disso são os indícios de fraude, que podem ser averiguados na investigação de um sinistro de incêndio, roubo, danos etc. Por isso, a leitura do contrato é uma parte tão crítica e importante da contratação de um seguro.

Além das coberturas, também vale a pena falar sobre as assistências residenciais. Esses serviços estão cada vez mais populares nas apólices, pois oferecem um nível maior de comodidade, conforto e conveniência na experiência do segurado, garantindo reparos, manutenções e procedimentos emergenciais para solucionar problemas pontuais no imóvel.

Existe cobertura para alagamento e inundação?

Como tudo relacionado a seguros, a resposta é depende! Nós dizemos isso porque existem centenas de apólices no mercado, umas mais amplas e compreensivas, e outras mais enxutas e objetivas. Por isso, a escolha das coberturas é uma etapa tão fundamental durante a contratação, pois é isso que garante que o seguro será capaz de atender às suas expectativas.

Para saber se um seguro oferece essa cobertura, você precisa, efetivamente, ler o seu contrato. Quando a apólice cobre esse tipo de circunstância, isso fica expresso em uma seção chamada Condições Especiais do Seguro Residencial, sob a cláusula de Coberturas e Riscos Cobertos.

Por outro lado, quando a apólice não oferece esse tipo de proteção, o contrato apresentará alagamento e/ou inundação sob uma seção chamada Riscos Excluídos e Bens Não Compreendidos, efetivamente, expressando que não há cobertura para esse tipo de situação. Por isso, é muito importante examinar o contrato com bastante calma e atenção.

sala de uma casa alagada de água

Como acionar o seguro nesses casos?

Caso o seu seguro conte com a cobertura para alagamento e inundação, você poderá ativar o seu seguro. O passo a passo para isso depende muito da sua seguradora, já que cada empresa costuma contar com um procedimento próprio para a ativação das apólices. No entanto, existe uma prática relativamente padronizada no mercado.

Primeiro, você averigua o dano. Seja por alagamento ou inundação, você lembra que está protegido pela sua apólice e decide tomar providências. Então, você entra em contato com a seguradora por meio do canal de suporte, seja por ligação, aplicativo ou site. Geralmente, a seguradora pode solicitar algumas informações e documentos complementares para ativar a apólice.

Depois de você atender todas as exigências, a seguradora assume a resolução. Nessa etapa, é comum que seja enviado um inspetor para avaliar e eliminar a suspeita de qualquer tipo de fraude, negligência ou afins. Com tudo certo, a seguradora estima o prejuízo e libera a indenização para a resolução dos problemas, conforme os valores contratados na sua apólice.

Quais as diferenças entre alagamento e inundação?

Outro detalhe muito importante nesse assunto é a distinção entre alagamento e inundação que, apesar de parecerem a mesma coisa, são situações bem diferentes. O alagamento é o acúmulo temporário de água em uma região em que a infraestrutura de escoamento não foi suficiente para drenar o volume de água das chuvas.

Isso é muito comum em algumas cidades do sul e sudeste brasileiro, que atravessam uma temporada intensa de chuvas no primeiro trimestre do ano. Sem a infraestrutura adequada de escoamento, é comum que bairros e regiões inteiras fiquem temporariamente alagadas, até que os drenos consigam vencer o tremendo volume de água.

Já as inundações ocorrem quando há o transbordamento da água de um rio, que se eleva de tal forma a alagar toda a região paralela ao rio. Por isso, geralmente, alagamentos e inundações são problemas que acontecem simultaneamente. Com as chuvas torrenciais de verão, é comum que caia um volume equivalente a meses de chuva em questão de horas ou minutos.

Quando isso ocorre, tanto os rios se preenchem rapidamente quanto os sistemas de escoamento das cidades não são capazes de escoar toda essa água com a vazão, força e velocidade necessária para manter a superfície livre de alagamento.

Quais as principais causas e como evitar?

Assim como outros problemas causados por ordem da natureza, tais como ciclones, furacões, tempestades e afins, as chuvas torrenciais e os alagamentos não podem ser realmente evitados no nível individual. O máximo que uma pessoa pode fazer é agir preventivamente, evitando construir em áreas de risco e com maior probabilidade de serem afetadas por esse problema.

Outra precaução é, caso você more em uma região afetada por esse problema, pesquisar o mercado e contratar um seguro que seja capaz de atender a essa demanda, que conte com alagamentos e inundações na lista de coberturas. Por fim, é preciso entender a causa central desses problemas, que costuma ser uma infraestrutura municipal insuficiente.

Para mudar isso, atualizando as galerias de escoamento com as tecnologias e dimensões necessárias para atender a essa demanda, é preciso estimular o investimento público. A nível individual, você pode se engajar com outras pessoas da população, fazendo coro ao problema e à necessidade de resolução.

Como pode ver, alagamento e inundação são problemas sérios e substanciais. Do ponto de vista prático, as regiões afetadas por esse problema não são maioria, mas ainda são suficientes para causar prejuízos a uma boa parte da população.

Agora que você entende bem sobre a cobertura de alagamento e inundação, aproveite o momento para conhecer as nossas apólices, coberturas e soluções. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Deixe-nos sua avaliação.
Deixe-nos sua avaliação.

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora

Garanta tranquilidade com os seguros personalizados da Simple2u.

Simular agora
Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.

Redação Simple2u

Redação Simple2u

O nosso time de redação aqui na Simple2u é cheio de especialistas em seguros e somos focados em trazer os conteúdos de uma forma mais leve e fácil para você compreender sobre esse universo tão completo.

Com a nossa expertise no assunto e no mercado de seguros, conseguimos descomplicar o complicado e trazer conteúdos super ricos para vocês lerem com tranquilidade.