Na hora de contratar um seguro, independentemente do nicho, vemos termos bem variados que querem exemplificar algo e trazer uma informação em poucas palavras, sem precisar discorrer muito uma explicação sobre o que é. Com isso, a nossa interpretação pode ser afetada, não absorvendo exatamente aquela informação.
Assim, antes de ler qualquer documento de seguro, aprender os principais termos é essencial e garante um entendimento muito melhor. Pensando nisso, separamos os 8 termos de seguro que não podem ficar de fora do seu vocabulário. Continue com a gente e confira tudo! 😎
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Toggle1. Apólice ou Bilhete de Seguro
A apólice do seguro ou bilhete de seguro, como chamamos na Simple2u, é o principal documento sobre o seguro. É nele que todas as coberturas e garantias são postas e descritas, ou seja, tudo o que foi contratado pelo segurado está lá.
Desse modo, é com ele que cada parte pode exigir o cumprimento de determinadas ações. Ou seja, se a pessoa contratou uma cobertura para queda do seu aparelho celular e tiver algum problema, ela terá o seguro de bilhete como comprovante que contratou esse serviço.
2. Franquia
Um termo de seguro muito utilizado, a franquia é o valor pago à empresa quando ela precisa cobrir algum dano ou ocorrido que foi contratado, é como se fosse uma taxa e auxílio para garantir o restante da cobertura ao segurado.
Assim, o valor da franquia pode variar conforme cada tipo de seguro, além de poder ter um valor fixo ou ter uma porcentagem em cima do valor total. No caso do pagamento, geralmente, esse valor é descontado quando o seguro é acionado em caso de sinistro.
3. Condições gerais
As condições gerais são todas as cláusulas do contrato. É mais o lado burocrático do documento, com termos e delimitações sobre o seguro que delimita tudo o que a empresa vai cobrir e o que não vai. Geralmente é um arquivo bem extenso e super detalhado, é algo feito para não ter interpretações erradas e incompletas.
4. Prêmio
Esse termo é algo que causa muita confusão, visto que ele significa o valor total que você precisa pagar para a seguradora. Estranho, né? Mas o prêmio quer dizer o valor total que você vai precisar pagar para a seguradora ao longo do tempo.
Para entender melhor: refere-se ao pagamento que o segurado faz à seguradora em troca da cobertura e proteção oferecidas pelo seguro. Desse modo, o valor vai ser diferente em cada tipo de seguro e cobertura escolhida pela pessoa. Além de poder ter diversas formas de pagamento, como à vista ou parcelado.
5. Terceiro
O terceiro é um termo mais simples, mas que deve ser entendido muito bem. O terceiro quer se referir a uma pessoa que não está ligada, de fato, com esse seguro. Nesse sentido, vamos supor que você estava com o smartphone de um colega (um terceiro) e foi roubado, o seguro não cobre esse aparelho, visto que ele não foi contratado para aquele aparelho.
Ah, e caso isso aconteça algum dia com você (mesmo esperando muito que não), veja como você deve proceder com um furto qualificado de celular.
6. Sinistro
De modo geral, a gente chama de sinistro quando acontece algo que o seguro cobre. Se houve um furto qualificado em uma residência, falamos que ocorreu um sinistro no local e que é possível acionar o seguro. Assim, sempre que acontecer algo, o segurado precisa entrar em contato com a empresa para relatar esse ocorrido.
7. Roubo
Embora não seja propriamente um termo de seguro, ele se relaciona muito ao setor. O roubo é o assalto. É quando você está em algum local, é abordado pelo bandido e tem seus bens levados. Assim, é quando você é a vítima da ação e a presencia. Ah, e nesses casos, por mais traumático que possa ser, o melhor é não reagir e entregar seus pertences e fazer um boletim de ocorrência online ou presencialmente.
8. Furto simples e furto qualificado
O furto é quando um bem é levado sem a pessoa perceber, ou seja, quando não há contato do bandido com a vítima. Mas, nesse caso, há dois tipos, o simples e o qualificado.
- O simples é quando algo é furtado, mas não há indícios que realmente foi por esse motivo ou a pessoa perdeu esse pertence;
- O qualificado é quando há provas que realmente foi um furto, seja por um rasgo na mochila, um vidro quebrado em casa ou porta arrombada.
Nesse sentido, em boa parte dos seguros não há cobertura para furto simples, visto que não há provas concretas que realmente foi um bandido que pegou o pertence ou a pessoa o perdeu.
Desse modo, ao entender melhor sobre esses termos, você vai ter uma leitura muito melhor e compreender exatamente o que um seguro cobre ou não. Isso vai permitir que a sua tomada de decisão seja muito mais assertiva e de acordo com o que deseja contratar.
Gostou do conteúdo? Qual termo de seguro você já conhecia? Aqui na Simple2u, você confere mais sobre os tipos de seguro e tudo a respeito deles. Navegue mais pelo nosso blog e confira. Até a próxima! 🤗



